sábado, 19 de dezembro de 2020

Andar como Jesus andou!

 I João 2:6

Jesus foi obediente em tudo ao seu Pai.

Ele tinha uma vida de relacionamento com o Pai, vida de oração. Seu Pai dizia tudo o que devia fazer. Andar como Jesus vai exigir submissão.

Não basta dizer ser cristão, tem que andar igual a Cristo.

Tal como o código de conduta de uma empresa, de uma organização e que devemos seguir, assim é! Não basta portarmos orgulhosos o crachá, a credencial, tem que honrar os princípios.

Ser cristão não é status. Andar como Jesus andou também implica andarmos sobre as águas, sobre as tempestades da vida. É uma vida de vitória. Ande como Jesus andou!

domingo, 13 de dezembro de 2020

Paz seja convosco! João 20:19,22

(Os discípulos estavam trancados dentro de uma casa com medo dos judeus)

O medo aprisiona, paralisa e nos impede de avançar. Em II Cr 20, diz que o rei Josafá recebeu uma notícia aterrorizante de que um exército vinha contra eles; o exército já estava perto. Josafá teve medo, mas se pôs a buscar ao Senhor. Ele não sabia o que fazer, mas os olhos estavam postos no Senhor.

Os discípulos por ocasião da morte de Jesus, estavam trancados em uma casa com medo dos judeus. Quantos não passaram 2020 trancados dentro de casa com medo de um inimigo invisível?
Mas Jesus ressuscitou e chegou naquela casa e declarou PAZ naquela situação.
Este mesmo Jesus está declarando PAZ nas situações que tem nos afligido. E Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo. O Senhor nos fortalece nesta hora para avançarmos.

Em Ex 14.13-14 O Senhor diz ao povo de Israel que eles não veriam mais os egípcios,  inimigo que por tanto tempo afligiu o povo de Deus.

Creia que em 2021 a PAZ de Cristo, a PAZ que excede todo entendimento estará no meio de nossa família e em tudo que fizermos. Pensamentos de PAZ o Senhor tem a nosso respeito. Ele nos fará prosperar!

Ser amigo de César ou de Jesus?

Os judeus embora tenham visto tantos sinais realizados por Jesus, não creram NEle; mas considerando as autoridades, muitos creram em Jesus, mas por causa dos fariseus não confessavam,  para não serem expulsos das sinagogas. 


Eles amaram mais a glória dos homens, do que a glória de Deus. A glória dos homens satisfaz o ego, te deixa inflado com posições...não, eles não queriam perder isso. A glória de Deus nos esvazia de nós mesmos e provoca mudanças de atitudes, passamos ao senhorio de Cristo.

Pilatos teve em suas mãos o poder de absolver Jesus, ele mesmo não via crime  algum  em Jesus, mas ele não podia ficar mal perante a opinião pública que preferiu soltar um ladrão por ocasião da páscoa.
Pilatos queria soltar Jesus, mas os judeus clamavam: "Se soltas a este, não és amigo de César!" João 19:12 E aí? Ser amigo de César ou de Jesus?

Não somos deste mundo, nao podemos perder de vista nosso destino final: nos relacionamos aqui, trabalhamos aqui, construímos aqui... ser amigo de César te trará inúmeros benefícios aqui; mas somente sendo amigo de Jesus, obedecendo aos seus ensinamentos,  te dará o direito de vida plena, vida eterna nos céus. Este Jesus que hoje está sendo rejeitado é o caminho de acesso ao céu.

Nossas escolhas refletem o que de fato está no nosso coração, diariamente tomamos decisões, que todas elas possam glorificar o nome de Jesus!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

"tu és rei?" "Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo" João 18:37

Já teve dúvida sobre quem é você? Já precisou de alguns segundos pra responder sobre isso? Se alguém te questiona: quem você pensa que é? Você já fica nervoso e acaba aceitando as definições dos outros sobre você? 

Jesus não! Ele sabia quem era, sabia a que veio. Ele sabia que era (e que é) tudo o que foi profetizado a seu respeito: "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Is 9.6

Por saber quem é, Jesus venceu a tentação no deserto. O inimigo tentando colocar dúvidas sobre a sua identidade, "Se Tu és o filho de Deus", Jesus venceu pela Palavra, "está escrito" Palavra esta dada por seu Pai.

E por falar em Pai, Jesus sabe o Pai que tem. Ele sabe que o Pai o conhece e que o Pai o ama!

Jesus tinha senso de propriedade, mas não era só questão de senso,  Ele é dono de tudo mesmo: "Tudo quanto o Pai tem é meu" João 16:15

Por tudo isso Jesus cumpriu muito bem sua missão, seu propósito.

Saiba quem você é e por que veio ao mundo!
Somos co-herdeiros com Cristo, filhos de Deus!

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

desistir ou partir pro enfrentamento?

Agora Jesus desiste:

"não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?" João 18:11

Agora Jó nega o Senhor:
"temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios."
Jó 2:10

Algumas pessoas parecem ser mais fortes do que outras, não é mesmo? Reagem muito rápido as investidas da vida; estão sempre prontas. Prontidão é o que define essas pessoas. Elas partem pro enfrentamento como se estivessem subindo em um pódio, no lugar mais alto.

O cálice nem sempre se apresenta em formato de um brinde pra  você celebrar a vida; às vezes se apresenta em forma de aflição, de agonia,  tentando tirar o vigor da vida.

E como tomar algo que temos aversão? Ninguém toma um remédio amargo, sorrindo!

Mas em Pv 24.10 diz:  Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Entendo que você não precisa se sentir forte, mas se mostrar forte! Está se sentindo fraco? O Senhor nos fortalece!

Em Pv 22.13 o preguiçoso pra não enfrentar seu dia, consegue ver um leão lá fora, acredita que será morto no meio das ruas.
Querendo ou não, os desafios, situações difíceis existem. E precisamos enfrentá-los.

Jesus enfrentou sua pior hora, Ele não recuou. Era o Pai que estava permitindo. Era o Pai de Jesus que estava dando o cálice pra beber. Você tem o costume de recusar o que seus pais te oferecem? Creio que todos aprendemos sobre obediência.

Tem vitória que só vem com o enfrentamento das situações difíceis. Você não tem a opção de consegui-la de outra forma.

Jó não olhava somente para as coisas boas que as mãos do Senhor podia oferecer.
Nosso relacionamento com Deus não pode ser somente enquanto recebemos. Ninguém faz opção por fases ruins; na vida de Jó o cálice do dia mau simplesmente foi derramado sobre ele por permissão do Pai.

Temos que confiar no Senhor que Ele é poderoso para nos fazer triunfar nos dias ruins, nada foge ao seu controle.























quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Jesus...um Amigo que ora!

"Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra" João 17.20


Quando vemos a qualidade do Amigo que temos em Jesus Cristo... só aceita menos quem realmente não se ama.

João 17 é uma oração feita por Jesus em sua despedida.  Ele orou por Sua própria vida, por seus amigos, os discípulos, para que Deus os guardasse.

Não foi uma oração de quem está com pressa: Ah Pai, guarda todo mundo! O Senhor conhece tudo...não! Jesus não orou pelo mundo, mas por aqueles que eram Seus.

E como eu, você... não é todo mundo, Jesus teve o cuidado de já orar por nós também!

Eu não existia ainda,  mas a minha vida já estava nesta oração feita por Jesus!

Temos um Amigo que verdadeiramente se importa conosco!

Um Amigo que em sua hora mais difícil não se esqueceu de nós, um Amigo que estava indo para o melhor lugar do mundo e desejou que nós tivéssemos o privilégio de ir pra lá também! Eu tenho um Amigo!
















sábado, 28 de novembro de 2020

"Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora"

Prestes a partir deste mundo, Jesus dá várias orientações aos discípulos. É uma despedida e tanto. Em dado momento Ele diz: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;" João 16:12

Os discípulos penso que não tinham condições de entender ou compreender em sua totalidade o que estava pra vir e Jesus teve o cuidado de poupá-los no momento. Fico imaginando a cabeça dos discípulos: 

Eles estavam perdendo a companhia de Jesus; Jesus disse que eles seriam odiados e expulsos das sinagogas, seriam mortos e quem os matar entenderiam estar prestando um culto a Deus. A tristeza invadiu o coração deles.

Mas Jesus enviaria o Consolador! O Consolador que os guiaria a toda a verdade e convenceria o mundo do pecado.

Ainda tenho a dizer...mas vocês não podem suportar agora. Não podemos esconder a verdade, às vezes não podemos evitar a dor do nosso irmão...são muitas situações em que as pessoas chegam e simplesmente despejam toda uma carga em cima do outro, sem ao menos oferecer um suporte! E Jesus nos ensina nesta passagem: virão dias difíceis...mas eis o Consolador!






terça-feira, 24 de novembro de 2020

"mas tenho-vos chamado amigos"

Os discípulos foram escolhidos por Jesus para levarem adiante o evangelho. E recebem uma promoção daquelas: de servos a amigos!

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
João 15:15

Jesus contou tudo o que recebeu de seu Pai!
Você contaria todo o seu conhecimento? No seu trabalho chega um profissional que você precisa treiná-lo, você passaria tudo o que sabe?

Antes, porém, de serem declarados amigos,  Jesus dá uns conselhos aos discípulos:

1 - deveriam permanecer conectados em Jesus, senão seriam cortados. Precisamos ser fiéis a fonte, para que tenhamos um conteúdo confiável e de qualidade.

2 - Permaneceis no meu amor. Ameis uns aos outros. Somente quem tem amor é capaz de compartilhar. Sabemos a fonte que nos alimenta, é inesgotável!

3 - Quem permanece no amor de Jesus tem alegria, a mesma alegria que Jesus tem. Jesus deseja que tenhamos gozo completo, não uma alegria passageira, mas satisfação da alma.

4 - Jesus deu exemplo de desprendimento: deu a própria vida em favor dos seus amigos. Não tem amor maior que este! Mas podemos oferecer Jesus, podemos oferecer nosso tempo, um abraço, uma ligação, uma oração  que pode salvar alguém em uma situação difícil.

5 -  podemos ser amigos de Jesus, se fizermos tudo o que Ele manda. Jesus tem muito a nos contar! Mas Ele só conta pros amigos!



quinta-feira, 19 de novembro de 2020

"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" João 15:3

Jesus declarou aos seus discípulos: "estais limpos". Logo poderiam produzir, poderiam dar continuidade ao ensinamento recebido de Jesus, poderiam dar continuidade ao ministério. 

A Palavra de Deus além de nos alimentar, ela nos limpa! E estando limpos, podemos produzir mais frutos.

Para que possamos dar frutos, precisamos estar ligados em Jesus. É de Jesus que recebemos os "nutrientes" necessários para produzir. Não temos como produzir por nós mesmos, não há "produção independente."
Quem não está em Jesus é cortado, seca e é jogado no fogo. Longe de Jesus não há continuidade de vida.

Agora se permanecermos em Jesus e as suas Palavras  permanecerem em nós, o que implica em sermos limpos e frutíferos, pediremos o que quisermos e nos será feito.

É um relacionamento! E quando nos relacionamos de fato, procuramos agradar o outro.

Quando damos muito fruto, o nome do Senhor é glorificado.

E o Senhor nos atende em nossos pedidos; pois estamos vivendo debaixo de uma Palavra, essa Palavra que nos purifica inclusive do nosso "eu"! E sem nos dar conta, estamos pedindo segundo a vontade do Senhor, que é boa, perfeita e agradável!

Sejamos limpos, pela Palavra!


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

"para que, onde eu estou, estejais vós também."

E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. (João 14:3)

A despedida mais linda, mais cheia de amor e de esperança, a  mais bem planejada que eu já ouvi falar!

Algumas pessoas não superam despedidas; se sentem desoladas, se sentem incapazes de continuar adiante. Mas, Jesus pensou em tudo isso ao se despedir dos seus discípulos.
Jesus confortou os discípulos: Não fiquem
perturbados. Acreditem em Deus, acreditem em mim também!

Eu vou...mas na casa de meu Pai há muitas moradas! E se não tivesse, eu falaria pra vocês; pois vou preparar-vos lugar. Sabe o: "vai me visitar lá hein!" ou "aparece lá!". Jesus levou isso a sério: Eu quero que vocês morem comigo!

E  quem deixaria uma procuração autorizando as pessoas pedirem coisas em seu nome? E ainda garantindo que seriam atendidas?!
E para que vocês não se sintam sozinhos, Eu pedirei ao Pai que envie outro Consolador.
E não os deixarei órfãos. Eu voltarei!

Jesus deseja que estejamos com Ele, que estejamos onde Ele está. Você já teve uma oportunidade incrível, uma experiência maravilhosa e desejou que mais pessoas estivessem exatamente onde você está? 
Isso é companheirismo e lealdade com o próximo. 

Jesus pagou o preço sozinho, e mesmo assim deseja que estejamos com Ele para ver sua glória. Que privilégio!




O Senhor planejou para nós uma vida de filho!

Assim diz o SENHOR Deus: Quando o príncipe der um presente de sua herança a alguns de seus filhos, pertencerá a estes; será possessão deles por herança.

Mas, dando ele um presente da sua herança a algum dos seus servos, será deste até ao ano da liberdade; então, tornará para o príncipe, porque a seus filhos, somente a eles, pertencerá a herança.
Ezequiel 46:16-17

Gosta de ganhar presentes? E presente emprestado? Complicado né! Cuidado em dobro, não é seu, tem que devolver pro dono! Jesus nos concedeu o privilégio de sermos filhos, herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo! 

O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. João 8:35

Temos um Pai! ❤

domingo, 8 de novembro de 2020

"O que pretendes fazer, faze-o depressa."

 E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa. João 13:27

Toda equipe é formada levando-se em conta o perfil de cada integrante, com o objetivo de alcançar uma meta, cumprir um propósito, uma missão.  

Jesus orou previamente para escolher os 12, então foi uma escolha além de consciente, foi baseada na vontade do Pai. E para o êxito total da missão de Jesus, foi necessário um "traidor". Sim, um traidor fazia parte do script; um traidor era necessário para o êxito da missão. 

Temos livre arbítrio e cada um escolhe o que quer; Judas, como os demais discípulos, teve a melhor escola. Mas, nas palavras de Jesus, ele era diabo. E, "ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!" Mateus 26:24. Judas tinha um coração obstinado para o mal. Teve a oportunidade de mudança, mas preferiu seguir seus próprios pensamentos. 

Chega a hora da revelação; uma hora Judas precisa mostrar a que veio, não para Jesus, pois Ele já sabia, mas para os demais. Ohh...como pode, comia à mesa, andava junto...mas não engana! O Senhor nos deu este discernimento. E também autoridade! 

O espírito maligno se manifestou em Judas após o bocado de pão que o próprio Mestre lhe deu. E Jesus ordenou: "O que pretendes fazer, faze-o depressa."

 "Judas" surgem com propósito; e por mais doloroso que seja, foi necessário um Judas na equipe de Jesus. Só que este papel não cabe a nós. "Judas" pensam que tramam contra nós, mas na verdade aceleram o propósito de Deus na nossa vida!














quinta-feira, 5 de novembro de 2020

"Se eu não te lavar, não tens parte comigo." João 13:8

Jesus, mesmo sabendo que aproximava sua hora de partir deste mundo, Ele amou os seus até ao fim. Sabe aquela pergunta: "você me ama?"  E muitas vezes se responde  "ao  infinito e além", pode parecer lindo, mas Jesus amou com atitudes. E pra mim o que vale são atitudes.

Se aproximava o sacrifício de Jesus, mas Ele não perdeu o autocontrole; muito pelo contrário, nos deu uma valiosa lição de humildade e amor ao próximo. Quer ter parte com Jesus? Tem de servir um ao outro. Jesus, o Mestre, o Senhor, nos deu o exemplo. Nós, cristãos, precisamos ser úteis; já há muito desserviço por aí!
O ato de lavar os pés uns aos outros,  era uma hospitalidade que um anfitrião oferecia aos seus convidados. Este ato era feito pelo servo, pelo escravo, nunca pelo senhor. Pois Jesus desceu na escala hierárquica e Ele mesmo lavou os pés dos discípulos, e isto não o diminuiu em nada.

Pedro ao questionar  Jesus sobre esta atitude, pratica o famoso "8 ou 80". Primeiro não quer que Jesus lave seus pés, depois já quer que lave não só os pés, mas as mãos e cabeça. Era um ato simbólico, pelo qual Jesus demonstrou amor, comunhão, humildade e serviço. E às vezes corremos o risco de não passarmos no teste e assim não termos parte com Jesus. Imagina uma cerimônia dessa hoje, com seu pé cheiroso, hidratado, e ser o último da fila...vai se submeter ou não?  E não tem como enganar, o Senhor já sabe quem está limpo! Ele sonda as intenções do coração! 

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

"Eu vim precisamente com esse propósito e para esta hora"

 Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Não! Eu vim precisamente com esse propósito e para esta hora. João 12:27


Jesus teve um ministério terreno muito bem sucedido: curas, milagres, salvação de almas, libertação...uma multidão o seguia! wow!!!

Se aproxima sua hora, morte de cruz, coroa de espinhos. O ápice do ministério de Jesus é a crucificação; é com este propósito que Ele veio. Ele poderia pedir que o Pai o livrasse, mas Jesus suportou por nós. O Pai sabia que Ele suportaria!

Um ministério bem sucedido nem sempre será medido pelo número de rosas, penso eu; por maior que seja a visibilidade do propósito, por maior que seja o "sucesso", o melhor deste ministério pode ser exatamente os espinhos; porque nem todos têm o equilíbrio e maturidade suficiente para passar por esta fase. Estava lendo que os espinhos, ou acúleos, têm a função de proteção nas plantas, evitam a perda excessiva de água; evitam a entrada de micróbios que causam processos infecciosos nas plantas.

Então a fase espinho pode ser exatamente Deus nos protegendo, e isso em outras áreas da vida também. Você não quer andar por aí sem proteção, desidratado...precisamos de cuidados do Senhor. Se estamos no centro da vontade do Senhor, tudo coopera a nosso favor. Engano quem pensou que a Cruz simbolizava a derrota de Jesus. Não! O propósito era exatamente esse: através da Cruz, nos foi ofertado a vida eterna. Tudo estava sob controle.

E lembre-se: vem ressurreição aí!



quarta-feira, 21 de outubro de 2020

"Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele! "

E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele! " João 12.19

"Não estava fácil" para os fariseus! Planeja daqui, planeja dali, mas todos os planos sendo frustrados um a um. Eles queriam matar Jesus!

Jesus estava em missão, Ele fazia tudo que seu Pai lhe ordenava. Um Pai que  ama o Filho e mostra tudo o que faz, grandes obras Jesus realizou para "desespero geral" dos fariseus.

A multidão ia atrás de Jesus: tinha milagres, pão...Jesus já havia repreendido a multidão,  a motivação de ir atrás de Jesus era errada. Trabalhai pela comida que permanece para a vida eterna.

A motivação da multidão estava  errada; mas Jesus estava no propósito. Ele não saiu do propósito. E se estamos alinhados com o propósito de Deus para nossa vida, tudo coopera a nosso favor.

Pode ser que você não saiba da amplitude, da magnitude do propósito de Deus para sua vida...mas a visibilidade dele pode ser o mundo...talvez você ainda não tenha dimensionado, mas a "oposição" já sabe e em suas próprias palavras: "Olhem como o mundo todo vai atrás dele". Talvez nem você tenha colocado fé neste propósito, mas eles já sabem que será bem sucedido: "não conseguimos nada"

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que enviou Jesus para nos salvar. Sim, o mundo todo vai atrás DEle!













sexta-feira, 9 de outubro de 2020

E resolvem matar Lázaro também!

Lázaro era amigo de Jesus, que privilégio sentar à mesa com Jesus! O Senhor continua oferecendo este convite tão especial para cear com Ele. Jesus aprecia nossa amizade.

Lázaro ficou enfermo, Jesus é avisado por suas irmãs. Lázaro morreu! Mas ele era amigo de Jesus! Ao ver Maria chorando, bem como os judeus que ali estavam, Jesus agitou-se no espírito e comoveu-se. Jesus chorou. Um amigo que chora a nossa dor.

Jesus ressuscita seu amigo. E muitos dos judeus que estavam presentes, creram em Jesus! Ser amigo de Jesus é ter uma vida realmente viva! Jesus opera em áreas da nossa vida que  porventura estejam mortas!

É notório o que Jesus realizava; isso incomodava os principais sacerdotes e fariseus. Querem matar Jesus! E agora resolvem matar Lázaro também! João 12.10

Porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus. João 12:11

Ser amigo de Jesus é se parecer cada vez mais com Ele, a nossa vida precisa inspirar outras pessoas. Se isso não ocorre é porque precisamos do milagre da ressurreição em alguma área da nossa vida!

Querem matar Lázaro, mas isso não é motivo pra você desistir de viver a vida em sua plenitude. Viva, mas viva de verdade! 


terça-feira, 6 de outubro de 2020

"deixai-a"! na certeza de que não faríamos melhor!

Devemos pesar nossas palavras. Depois que falamos não temos como colocar pra dentro;  nós também seremos justificados ou condenados pelas palavras. Devemos prestar contas de cada palavra frívola. Mt 12.36-37

A atitude de Maria de ungir os pés de Jesus com um  bálsamo muito precioso, é logo criticada por Judas Iscariotes, discípulo de Jesus, o que estava para traí-lo:

Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?João 12:5

As palavras de Judas aparentemente são cheias de caridade, de compaixão pelo próximo, mas tinham segundas intenções:

Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. vers. 6

Judas estava para trair; e quem já não tem parte com Jesus não consegue compreender nossas atitudes de gratidão, de reverência, de adoração, de respeito, temor e obediência  ao Senhor.

As palavras de Judas aparentemente formam um discurso bem fundamentado; mas ele estava para trair e nós devemos ter o discernimento para identificar pessoas que de forma sutil tentam nos afastar do Mestre.

Jesus repreende: deixai-a...os pobres sempre tendes convosco. Jesus não estava fazendo um discurso contrário ao seu Reino, que é de justiça. Mas veja, se Judas tivesse esse valor, ele não teria distribuído entre os pobres!  E ainda praticaria um crime,  cometeria um pecado diante do Senhor.

Pratiquemos as Palavras de Jesus: "deixai-a",  na certeza de que não faríamos melhor!


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Lázaro não estava na lista de prioridades do dia de Jesus...mas o laudo era de vida!

Ser amigo de Jesus não nos isenta da espera.

Os irmãos Marta, Maria e Lázaro eram amigos de Jesus, Jesus frequentava a casa deles.

Jesus amava aqueles irmãos, Marta o recebia com carinho, Maria ungiu seus pés com um bálsamo muito caro e ainda os secou com os seus cabelos.

Essas duas irmãs tinham uma emergência, seu irmão Lázaro estava enfermo. E elas vão atrás de socorro, mandam avisar Jesus.

Senhor, está enfermo aquele a quem amas.
João 11:3

Já imaginou a quantidade de pedidos que o Senhor recebe diariamente? Ele poderia responder todos, imediatamente! Mas Ele não fez isso, nem para os seus próprios amigos. É interessante que vemos aqui os bastidores de um milagre. Jesus recebeu a notícia, analisou, e deu o "laudo":

Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. João 11:4

E como Ele é O médico, Ele é a ressureição e a vida, Ele sabe a hora de ir, pois ainda ficou dois dias onde estava.

Podemos não estar na lista de prioridades do dia de Jesus; Sim, às vezes Ele nos faz esperar, mas Ele é o nosso melhor amigo. Ele virá em nosso socorro.

Lázaro morreu.

Marta era uma mulher de fé, mas ela estava prestes a experimentar a fé em uma nova dimensão. Ela tinha fé que se Jesus estivesse presente seu irmão não teria morrido. Ela tinha fé que tudo que Jesus pedisse à Deus Ele lhe concederia. O que ela não sabia é que já havia um "laudo" e que Jesus já havia decretado vida para Lázaro.

Nossos problemas já foram diagnosticados por Jesus, e precisamos crer que o "laudo" é de vitória, é de cura, é de restauração, é de renovo. Ele pode não ter chegado ainda, mas Ele já assinou! E não importa quão complicado pareça estar, o que vale é o "laudo" de Jesus.  E Ele prescreveu vida, Ele decretou vitória!

Jesus se comoveu com a situação, Ele chorou; Lázaro já estava há quatro dias morto, mas o "laudo" era de vida e a glória do Senhor foi manifestada. Lázaro ressuscitou!





quarta-feira, 23 de setembro de 2020

São muitas obras boas...por qual delas me apedrejais? João 10:32

É muita pedra em um livro só!

A morte por apedrejamento foi determinada na lei de Moisés no caso de adultério, ou blasfêmia...

E Jesus que usou da graça para absolver uma mulher de seus acusadores agora é alvo das pedras, logo Ele, a Rocha!

É um direito saber a acusação e Jesus pergunta? "por qual delas me apedrejais?"

As obras de Jesus testificavam dEle. Era notório o que Jesus realizava. Mas a questão não era em relação às obras e sim em relação a  sua própria existência.

Ora os judeus querem apedrejar Jesus por não o aceitarem como o filho de Deus, o enviado de Deus;  que Deus é  seu Pai,  por não acreditarem na eternidade de sua existência, o EU SOU. João 8.  Ora por não acreditarem serem Jesus e Deus um só. João 10.

Em tempo da graça, há ainda os adeptos da pedra, e com uma pontaria certeira. E Já não basta criticar nossas boas obras, de certa forma até reconhecem e usufruem.

Não tem como você se anular para agradar,  Jesus em situações assim simplesmente se retirou, evitando o embate desnecessário.

Lembre-se: somos lá de cima, e há quem sempre será de baixo! Não desça da sua posição! João 8.23. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10:11

As ovelhas são umas fofas, são animais sensíveis, inteligentes. Elas precisam de cuidado no seu trato. Precisam ser protegidas do sol, da chuva, do vento; precisam de uma alimentação saudável e água fresca e limpa bem como de uma boa cama para dormir. Precisam de cuidados preventivos de saúde, as ovelhas são animais indefesos, precisam de proteção! As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, elas só vão atrás dele.

Jesus nos comparou as ovelhas. Jesus é o Bom Pastor! Ele conhece cada uma das ovelhas individualmente, nos conhece pelo nome. Não, nosso Bom Pastor não tem esse problema de esquecer nomes, muito pelo contrário, Ele nos chama pelo nome! Jesus sempre quis um bom relacionamento conosco. E há quem prefira se aventurar por aí, ficando à mercê de lobos ferozes e sanguinários.
Ele conhece as dificuldades de cada ovelhinha. A ovelha é sensível, mas ela também é sensível à voz do seu pastor! Quando o Bom Pastor nos dá uma direção, se espera que o sigamos. E para ter todos os benefícios acima só sendo uma ovelha obediente. O Bom Pastor não esquece nenhuma de suas ovelhas, Ele espera todas as que lhe pertencem!

As ovelhas não recebem só benefícios elas também fornecem benefícios como a lã, que tem muitas aplicações, como para fazer o tecido. Como ovelhas,  tudo que  produzimos - nossas atitudes e ações - se espera que seja para o bem do nosso próximo também! E que principalmente possam engrandecer o nome do Senhor Jesus. Seja uma ovelha do aprisco do Senhor. Ele sempre está de braços abertos para nos receber e acolher! E assim tenhamos vida e com abundância

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Prazer, Sou eu! (em uma nova versão!)

O Senhor tem uma nova versão de nós mesmos, uma versão que nos tornará quase que irreconhecíveis. (A essência é a mesma! Nossos princípios e valores devem ser compatíveis com o Céu, nosso alvo!)

Sabe em carros,  veículos? O que conta é o ano modelo! Isso, não importa o ano, década em que você nasceu!  Se você já está se sentindo cansado, ou até mesmo se sentindo usado por outras pessoas, se sentindo incapaz...Deus tem como fazer algo novo.

Não se atente ao método que o Senhor vai usar; porque, pode ser que você não goste e então deixará de viver o novo. Para este cego de nascença o Senhor usou lodo e cuspe, e mandou ele se lavar. Sim, pode ser que não seja usado o seu perfume favorito; mas se quiser a nova versão, aceite o método.

Antes ele mendigava e agora os vizinhos e os conhecidos estão em dúvida se é o mesmo que antes ficava sentado pedindo esmolas:

Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu. João 9:9

Talvez tenhamos que nos apresentar novamente, o novo de Deus surpreende!

Talvez não entendam como foi a transformação em você! Mas importa que o nome do Senhor seja glorificado.

Bem vindo ao novo!

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Como insistissem na pergunta,...Jesus respondeu. (e que resposta!)

 

Os escribas e fariseus levam uma mulher pega em flagrante adultério até Jesus.

Pela lei, Moisés manda apedrejar. Tu, pois que dizes?

A intenção era terem algo para acusarem Jesus. E se "armam" agora baseados na lei. Uma acusação, sem dúvida, bem fundamentada!

Mas Jesus se inclina e começa a escrever com o dedo no chão. Jesus por muitas vezes evitou o confronto direto com seus opositores. Mas quando respondia era de abalar qualquer estrutura!

"Como insistissem na pergunta", Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. João 8:7

O Senhor é sábio, Jesus não foi contra o que dizia a  lei, mas Ele deu a oportunidade de um dos acusadores ser o primeiro à atirar a pedra. Aquele que estiver sem pecado.

Eles foram acusados pela própria consciência, se retiraram um por um, a começar pelo mais velho.

Ao interrompermos alguém, precisamos estar preparados para a reação dessa pessoa. Como insistiram, Jesus respondeu; e que resposta!

Aquela mulher estava em pecado, e os acusadores a expuseram diante de todos. Jesus os leva à uma introspecção; penso que Jesus até evitou que eles sentissem a mesma humilhação que aquela mulher, mas eles "queriam" uma solução pro caso!  Na ótica deles era um caso "urgente"; e como insistiram Jesus respondeu. A introspecção vai trazer tudo de bom ou ruim; e pode ser assustador! Não foi uma análise superficial, sob aquelas palavras do Mestre eles viram quem realmente eram. E não restou um para acusar a mulher!

Como  podemos tratar da ferida do outro se  primeiramente não nos examinarmos? Como vemos o argueiro no olho do nosso irmão, se não nos importamos com a trave em nosso próprio olho?

O pecado daquela mulher foi exposto, mas Jesus, sem acusar,  mostrou que eles também tinham pecados a serem confessados.

A começar pelo mais velho saíram um por um. Não sabemos de quem exatamente partiu a iniciativa de levar aquela mulher até Jesus; mas diante de suas próprias consciências tiveram que tomar uma decisão. E quanto mais experientes eram, acredito que mais doloroso foi aquela introspecção!

A condenação em si, por maior que seja a pena, pode não trazer o arrependimento. O arrependimento precisa partir de dentro da pessoa. A atitude do Mestre e o aconselhamento  produzirão o resultado esperado. O Mestre resgatou aquela vida, penso que ela teve uma conduta diferente dali em diante. "vai e não peques mais" .


terça-feira, 1 de setembro de 2020

Onde está teu Pai? João 8:19

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 29:13)

Não conhecer uma pessoa, não conhecer suas origens, não conhecer seu propósito de vida, e ainda assim emitir juízos de valor, é precipitado!

Os fariseus não aceitavam Jesus, acusavam que o seu testemunho não era verdadeiro, pois falava de si mesmo.

Jesus no v 14 lhes responde: mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.

E acrescenta: vocês julgam segundo padrões humanos, eu não julgo ninguém. E se julgasse, meu  juízo é  verdadeiro pois são de duas pessoas, Eu e o Pai.

Onde está teu Pai? Eles perguntam!
Jesus responde: Não conheceis a mim nem a meu pai. v 19.

As pessoas julgam sem conhecer a história, sem conhecer a origem, sem conhecer seu esforço, suas lutas e concluem por si mesmas: não é verdadeiro... não pode...não vai conseguir...Jesus disse: eu não julgo ninguém!

O julgamento humano é na maioria das vezes condenatório. Ainda mais sem conhecer o outro lado. Conhecer demanda tempo; é preciso querer ouvir! Dificilmente pessoas se juntam para absolver alguém.

E muitas pessoas estão errando exatamente por nem saber onde o Pai está. Não o pai que porventura tenha abandonado o filho, mas não sabem sobre o Pai. Aquele que está sempre pronto a nos receber.

Quando nos rendemos ao Senhor, quando o buscamos de todo o nosso coração, nós o encontramos. A decisão deve ser tomada em nosso coração, uma decisão de ter um relacionamento com o Senhor! Não um relacionamento superficial, mas de uma vida de intimidade com o Senhor. E através desse relacionamento, você se parecerá com o Pai.Temos um Pai! 




quarta-feira, 26 de agosto de 2020

"Eu sou a luz do mundo" João 8:12

Deus criou os céus e a terra. 

"A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo", Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que a luz era boa
; e fez separação entre a luz e as trevas.
Gênesis 1:1-4

Deus avaliou a luz, e era boa! A luz que emana de Deus é boa; é a única Luz que traz a luminosidade incomparável, perfeita.

Logo, existe uma luz ruim, existe treva tentando se passar por luz. Jesus no cap 11 de Lucas, adverte: Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. v 35. Nossos olhos são a lâmpada do corpo. Se os nossos olhos são bons, nosso corpo será luminoso, se forem maus, nosso corpo ficará em trevas.

A forma que eu vejo, a forma que eu ajo, traduz o que eu sou, o que eu tenho no meu interior, se há obras da carne ou fruto do Espírito.


Um ambiente pode ser maravilhoso, com um design moderno, mas se a luz não for adequada, não vai trazer funcionalidade ao ambiente.

Esses dias preparando um aniversário em casa, troquei as lâmpadas da sala para dar a iluminação ideal para as fotos.

A luz faz isso. É a luz que mostra as coisas como realmente são. A arquitetura faz projetos de iluminação de ambientes e as pessoas pagam por isso.

Imagine iluminar todo esse universo, Deus é o arquiteto por excelência.

Jesus em João 8:12 diz "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida."

É a luz que torna os objetos visíveis; Jesus nos ofereceu gratuitamente sua luz, para que não andemos nas trevas. 

Andar na escuridão nos faz tropeçar. Já andou em um ambiente desconhecido e sem iluminação? Andar nas trevas faz com que as pessoas façam escolhas erradas, até pensando que são certas, pois quem anda nas trevas tem cegueira espiritual. 

Nessa caminhada chamada vida, andar com Jesus, andar na luz, é a certeza de que mesmo que o caminho seja difícil, temos a certeza de onde chegaremos.

 A luz traz visibilidade. Não esta visibilidade que o mundo conhece, buscando fama e aplausos para si próprio. E caso sejamos reconhecidos, quem anda na Luz de Cristo tributa tudo ao Senhor. Mas, nossa luz deve ser visível à todos; devemos refletir a luz de Cristo em nossas atitudes, no falar, de modo que o mundo reconheça Jesus através de nós!





terça-feira, 25 de agosto de 2020

"Jamais alguém falou como este homem." João 7:46

Os guardas tinham a ordem de buscar Jesus para o prender, mas voltaram sem Jesus e assim dizem aos principais sacerdotes e fariseus:

Por que não o trouxestes?
Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem. João 7:45-46

Jesus no v 16, diz que o ensino não é dEle e sim dAquele que lhe enviou.

Nicodemos sai em defesa de Jesus:

Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?
João 7:51, de forma que cada um dos membros do Sinédrio foi para sua casa. v 53

No Cap 8, os escribas e fariseus levam até Jesus uma mulher apanhada em flagrante adultério; a lei de Moisés diz que ela deveria morrer apedrejada, tu, pois, que dizes?

Mais uma vez queriam "pegar" Jesus. Ele se inclina e escreve na terra com o dedo. Eles insistem, queriam uma resposta, ao que Jesus responde:

Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. João 8:5,7

Foi como uma flecha certeira, bem no alvo.


Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
João 8:9

A Palavra de Deus é a verdade, Jesus é a verdade; imagino que aqueles guardas ao ouvirem Jesus tiveram seu interior confrontado. A Palavra de Deus é única, com o poder de ao mesmo tempo sondar as mais diversas áreas do ser humano. O homem diante da Palavra, tem sua vida exposta como num raio x, aquilo que ele esconde, a Palavra revela. A Palavra fez com que aqueles guardas se tornassem incapazes de cumprirem tal mandado. Os membros do Sinédrio foram pra casa.

Os acusadores daquela mulher, ao ouvirem a resposta de Jesus, acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um.

Quão eficaz é esta Palavra. Palavra que dissipa as más intenções do coração do homem, que derruba conselhos, Palavra que faz cada um rever seus conceitos e atitudes; pois quando a Palavra entra, eu já não posso agir com um coração de pedra, ou com uma pedra na mão.

Se somos obedientes aos mandamentos do Senhor, guardamos as Palavras no coração e na alma, Ninguém nos poderá resistir Dt 11:25

Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Salmos 119:103

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Mova-se!

 

"Passadas estas coisas, Jesus andava pela Galiléia, porque não desejava percorrer a Judéia, visto que os judeus procuravam matá-lo."
João 7:1

"Elias teve medo e fugiu para salvar a vida." 1 Reis 19.3

Jesus e Elias foram ameaçados de morte, mas reagem de forma diferente.

Elias, ameaçado por Jezabel, ele mesmo vai para o deserto e pede para si a morte. Ele deita debaixo de um zimbro e dorme. Um anjo lhe ordena: levanta e come. Comeu, bebeu e voltou a dormir. O anjo voltou e disse: levanta e come, a sua caminhada será longa.

É um péssimo hábito mudar a rotina diante dos problemas: logo a pessoa não quer comer, só pensa em dormir, caminhar então? Nem pensar. Algumas pessoas conseguem piorar o que já está difícil! Mas, mantendo sua rotina você evitará outros problemas.

Jesus, ameaçado de morte, foi andar pela Galiléia. Em meio aos problemas, continue andando, continue se movendo.
Ele evitou a Judéia, porque tentar se proteger é algo natural do ser humano, mas continuou andando! Continuou com sua missão!


Elias parou. O anjo disse: levanta, come, a caminhada será longa.

Mova-se.


quarta-feira, 19 de agosto de 2020

"Porventura, o Cristo virá da Galiléia?"

 Outros diziam: Ele é o Cristo; outros, porém, perguntavam: Porventura, o Cristo virá da Galiléia? João 7:41

Não, não pode ser o Cristo! Quantos têm até hoje rejeitado o Cristo? O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Jesus estava na festa dos tabernáculos, a multidão murmurava à seu respeito; dizia que Jesus era bom, outros diziam que enganava o povo, mas não falavam abertamente por medo dos judeus.

Muitos dentre a multidão creram em Jesus, Quando vier o Cristo fará sinais maiores que este? E isso fez com que os fariseus desejassem prender Jesus.

Na multidão não há um posicionamento claro, gerando volume mas pouca força.

Jesus "tinha tudo" pra ser o Cristo, mas não foi aprovado no critério de seleção da multidão, nem dos judeus, nem dos fariseus...pode ser que as avaliações sobre nós não estejam 100% corretas, o próprio Jesus enfrentou isso:

Ele é bom...mas uns dizem que Ele engana o povo.

Um homem sábio...mas nunca estudou!

Conhecemos suas origens...O Cristo ninguém saberá de onde Ele é.

Buscamos o fator surpresa, Como entender que o Cristo é agora o filho de José e Maria? Como aceitar que Ele venha reinar sobre nós? E o evangelho de Jesus Cristo tem esse poder: Deus pode levantar alguém que está embaixo, no pó, e o fazer assentar entre os príncipes! 1 Sm 2.8.

Este é verdadeiramente o profeta...Ele é o Cristo...porventura, o Cristo virá da Galiléia?

Queremos um Cristo notório, um Cristo que venha de um lugar influente, mas eis que Jesus desenvolveu seu ministério pela Galiléia; Jesus agiu entre os menos favorecidos, pessoas caídas espiritualmente.

Jamais alguém falou como este homem...

Em João 7.16, Jesus diz: O ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.


Não é sobre nós, é sobre Ele, Deus pode usar cada um de nós, apesar de nossas imperfeições.
Ele só precisa encontrar homens e mulheres posicionados, predispostos.

Com Jesus muitos estereótipos foram desfeitos.

As avaliações serão discrepantes mesmo, humanamente não somos dignos de portar algo maravilhoso dentro de nós, a essência de Jesus! 

sábado, 15 de agosto de 2020

Quando eu busco o Reino primeiramente, o pão vem!

 Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. João 6:24


Imaginando essa cena esses dias! Cadê Jesus? #partiuCafarnaum Aquela multidão embarcando e aqueles barcos rumo à Cafarnaum!

Sentiram falta de Jesus, mas a motivação era interesseira! Jesus foi claro: me procurais pelo pão!

Jesus sabe discernir se o nosso esforço é pelo pão ou pelo Reino! Quando eu busco o Reino primeiramente, o pão vem; e Jesus cuidadoso que é, sempre envia o pão com acompanhamento, em porção além da nossa necessidade.

* Sentimos a ausência de Jesus? Ele tem permanecido conosco em todas as nossas atitudes?

*Qual a nossa rapidez em nos recompor quando Jesus nos dá um "puxão de orelha" como este acima? Vamos em busca dEle com a mesma prontidão?

*Jesus quer que sejamos amigo DEle pelo o que Ele é, um relacionamento desinteressado. Jesus é amigo e sabe surpreender, e o nosso coração precisa ser grato e pronto pra servir! 

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Com irmãos assim...quem precisa de inimigos?

Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele. João 7:5


Jesus teve sua vida, sua identidade e ministério questionados pelas pessoas. Uma coisa é o próprio inimigo acusar: "Se és o filho de Deus" como relatado em Mateus e Lucas, isto é função do inimigo.

Agora sua própria casa, seus próprios irmãos duvidando de seus feitos. Imagina ter um irmão como Jesus! Mas, seus irmãos não criam nEle, v7, queriam que Ele se manifestasse ao mundo, que Ele fosse para a Judéia, mas lá os judeus queriam matá-lo.

No Cap 6.42, os judeus questionam: como pode Jesus ter descido do céu, se conhecemos pai e mãe? E os próprios irmãos de Jesus, que conviviam com Ele, também não lhe dão o devido reconhecimento.

Mas Jesus não se intimidou e nem foi pra revanche. Como seres humanos às vezes queremos responder as afrontas de imediato, mas Jesus não: "Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto" v 6.

Algumas pessoas não constroem, não têm propósito de vida, não buscam a vontade e direcionamento do Senhor, então para essas pessoas não existe tempo favorável ou desfavorável, elas agem conforme lhes convém. E não entendem como você pode perder uma oportunidade de se manifestar ao mundo , os irmãos de Jesus queriam que Ele fosse para a festa dos tabernáculos, como entender que Jesus perderia uma festa onde Ele seria o centro das atenções?

Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. João 7:4

Jesus foi à festa, não no tempo deles, não publicamente, mas foi depois em oculto.

Há quem chega fazendo barulho, como se fosse o dono de si mesmo, e depois precisa sair pelos fundos. Jesus escolheu chegar em secreto.

Em meio à festa, Jesus vai ao templo ensinar e os judeus ficam maravilhados!
Jesus não falava de si mesmo, não buscava sua própria glória.

Jesus soube esperar o momento!

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? João 6:60

A multidão seguia Jesus.
Jesus começa um discurso que não agrada, "só verdades", Jesus é a verdade. E a verdade confrontou aquela multidão. Seus discípulos falaram: discurso duro! Não puderam suportar. Vão embora!

Jesus: me buscais não pelos sinais, mas pelo pão e porque fartastes.

E Jesus é enfático:

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna" João 6:27

A multidão: Que faremos para executarmos as obras de Deus?

Jesus: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou.

Era só isso: Crer! Mas crer, não pode ser só de boca pra fora; se você crê, você confia, você obedece! E então começa o problema: a multidão queria o pão, já estava ótimo; imagina, pão fresquinho! Mas não estava disposta à ter um relacionamento com Jesus! A multidão queria a resolução de problemas, mas não uma mudança de vida que implicaria a mudança de comportamentos e atitudes. A multidão só queria receber!

E era uma multidão difícil, continua interrogando Jesus: Quais são teus sinais para que vejamos e creiamos em ti? Quais são teus feitos?
Nossos pais comeram maná no deserto, pão do céu; Jesus já tinha feito muito por eles, queriam sinais, feitos... para decidirem! Sem cabimento!

E Jesus os corrige: Não foi Moisés quem deu o pão do céu, mas meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu.

Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. v33

Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
João 6:34

A multidão queria pão, seus pais tiveram pão vindo do céu, em pleno deserto. Pão que lhes impediu de morrer de fome. Pão para os satisfazer! A multidão não entendia que o pão que Jesus oferecia era para saciar a alma; o ser humano às vezes está tão envolto em seus desejos carnais que não atenta que a alma está padecendo.

Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes.
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
João 6:35-37

Não é diferente hoje: quantos não frequentam igrejas procurando uma ministração agradável,
que os mantenha confortável; quem não quer ouvir que Deus vai dar isso e aquilo? Mas não procuram se firmar em Jesus Cristo.

Mas não foi esse o discurso de Jesus, e este discurso continua vivo, verdadeiro e eficaz.

Ser confrontado não é confortável, imagine comer uma comida seca, e aquilo fica meio que incomodando na garganta,
Aquele discurso duro não desceu leve, estava incomodando, estava fazendo refletir, estava confrontando pensamentos, atitudes, comportamentos
E o confronto incomoda, mas transforma.

E o povo não queria transformação.

Jesus desceu do céu para fazer não a vontade dELe, mas a do Pai. E a vontade do Pai é que nenhum se perca, que todo aquele que vê Jesus e crê nELe, tenha a vida eterna, Jesus o ressuscitará no último dia.

E os judeus murmuraram de Jesus:

Eu sou o pão que desceu do céu.
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu?
João 6:41-42

Crer é uma decisão pessoal, você decide crer. Jesus está esperando esta sua decisão, quando decidimos, a transformação começa a ser operada em nós.

E estava muito difícil para eles este discurso de Jesus, como agora desceu do céu? O primeiro passo seria crer, mas estavam muito ocupados com o legalismo religioso.

Estava difícil de entender e aceitar que o mesmo Jesus que eles conheciam era o enviado por Deus para salvar o mundo, para verdadeiramente saciar a fome deles. Não uma fome que pode ser saciada com um pedaço de pão, mas a fome da alma. Que Jesus é o que pode salvar a alma e garantir a vida eterna.

Chegou o tempo do propósito de Deus ser revelado na vida de Jesus e era incabível para eles aceitarem.

Muitos podem te conhecer há muitos anos, mas chega uma hora em que o propósito de Deus na sua vida é finalmente revelado, e alguns não conseguem assimilar essa mudança, mas a unção é dada por Deus e precisa ser respeitada.


Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?
João 6:48-52

Jesus estava falando palavras espirituais, a carne de Jesus é a verdadeira comida, a bebida de Jesus é a verdadeira bebida e quem tem parte, tem a vida eterna. Este é o Pão que desceu do céu. Não se podia comparar ao pão que os pais haviam comido no deserto e morreram. O que Jesus oferece é o pão da vida, a vida eterna.


Os discípulos ficaram escandalizados com essas palavras: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
João 6:60"

E Jesus complementa: estais escandalizados, e se vires o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?
João 6:62

As palavras que Jesus dizia são espírito e vida.

Jesus sabia que havia incrédulos entre os discípulos; aqueles que não criam e quem o havia de trair.

E prosseguiu em seu discurso: ninguém poderá vir a mim se pelo Pai não for concedido.

À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?
Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;
E nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.
João 6:66-69

Jesus conhecia sua audiência, sabia o real interesse da multidão, viu a intenção do coração dos judeus e daqueles que o abandonou; mesmo assim Ele fez aquele discurso. Alguns, não puderam suportar tais palavras, foram embora; mas, Jesus foi fiel à obra do Pai.

Se Deus te fez portador de um discurso duro, não recue!



terça-feira, 4 de agosto de 2020

Saber retirar-se é uma virtude!

Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.
João 6:15

Após a multiplicação dos pães e peixes e vendo tão grande sinal que Jesus operava, os homens decidem proclamar Jesus rei. "Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo." João 6:14

Lembrando que uma numerosa multidão o seguia pelos sinais que operava, curando os enfermos; logo, um rei que poderia resolver seus problemas.

É Deus quem remove e estabelece reis. Dn 2.21.

E Jesus veio para propagar o Reino de Deus, o Reino dos Céus; Jesus curou enfermos, operou maravilhas mas veio principalmente para curar a alma abatida, para salvar e levar para o céu.

Ciente do intuito dos homens, Jesus "retirou-se novamente, sozinho, para o monte."

É uma virtude saber retirar-se no exato momento. E penso que podemos nos encher desta virtude cada vez que nos aproximamos do monte; e quando me refiro à monte não me refiro ao local propriamente, mas à uma vida de oração e intimidade com o Senhor.

Em Lucas 6:12-13, registra que Jesus se retirou para orar, para falar com Deus.
Lucas 22:39, registra que como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, para orar.

A intenção dos homens não condizia com a missão que Deus havia estabelecido pra Jesus, um reino espiritual!

Uma vida de intimidade com Deus nos dará discernimento para retirar-se: É uma proposta vantajosa...mas não é a que meu Pai tem pra mim.

A conversa está rendendo altos papos, boas risadas, mas está se tornando imprópria, é saber retirar-se!

É um jovem ou uma jovem maravilhosa, mas está te induzindo ao pecado. É preciso retirar-se. José soube retirar-se das investidas da mulher de Potifar. Gn 39.

Há um benefício em deixar os holofotes, ficar sozinho e ir para o monte. É sobre ser bendito ao entrar e ser bendito ao sair!

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Onde compraremos pães para lhes dar a comer? (Como assim, Jesus perguntando como resolver um problema?) João 6.5,6

Uma numerosa multidão seguia Jesus, porque tinham visto os sinais que Jesus operava, curando os enfermos. 

 E Jesus não quis despedir a multidão com fome. E faz uma pergunta aos seus discípulos? "Onde compraremos pães para lhes dar a comer? " Como assim? Jesus estava com um problema a ser resolvido e compartilha a aflição com seus discípulos. 

Calma, o versículo seguinte logo responde: "Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer."

 E começa um "Brainstorming

 Filipe: nem 200 dias de trabalho seriam suficientes pra comprar tanto pão 
 André: tem um rapaz aí com 5 pães e 2 peixes

 Meditando sobre esta passagem eu aprendi que: 

 1) Jesus tem o domínio de tudo; mas ao dar aos discípulos a oportunidade de participar, Ele demonstrou humildade.

 2) podemos estar sob um teste neste exato momento; Jesus já tem a solução, é só questão de tempo; penso que Jesus observa nossas tentativas de resolver, quão longe podemos ir!

 3) A solução do problema sempre será colocá-lo nas mãos do Senhor. O meu pouco é um milagre em potencial. 

 4) Ele deu graças e repartiu. Jesus agradeceu antecipadamente, antes mesmo da multiplicação. 

 5) Nem 200 dias de salário de um trabalhador seriam suficientes para resolver o problema. Com Jesus a ordem é sobrar salário no fim do mês. 

 6) Jesus é organizado, Ele sabe cuidar! Em meio ao problema Ele manda o povo se assentar. Pode estar difícil, mas teremos paz, teremos descanso! 

segunda-feira, 27 de julho de 2020

"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." Sigamos o exemplo!

João 5:17

Jesus acabara de realizar um milagre, a cura de um homem que estava há 38 anos paralítico, que maravilha!

Mas era sábado e os judeus não trabalham aos sábados e por isso perseguiam Jesus. Não importava o benefício que fora feito em prol daquele homem.

E Jesus lhes responde assim:
"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." E acrescentou explicando sua missão: Tudo o que o Pai faz, semelhantemente faz o Filho.

Papai começou a trabalhar muito cedo, era muito esforçado, teve uma carreira muito abençoada; o esforço sempre é recompensado. Eu sinto muita felicidade em falar do meu pai, sinto orgulho da história e legado que nos deixou. Comecei a trabalhar cedo também, e vejo que quando nos esforçamos, o Senhor nos ajuda a alcançar nossos objetivos. O Senhor disse à Josué: Sê forte e corajoso...O SENHOR teu Deus é contigo! O seu caminho seria bem sucedido.

Jesus cumpriu sua missão, Jesus trabalhava em sintonia com o Pai, que exemplo Jesus teve.

Que lindo ver Jesus falando do seu Pai:
"Meu Pai me ama, Ele me mostra tudo o que faz; Ele pode fazer obras maiores do que estas, vocês ficarão maravilhados" João 5:20. Um Pai que nos enche de "orgulho", a gente fala com a boca cheia de felicidade.

E nós como filhos devemos seguir o exemplo: "Meu Pai trabalha até agora"!
Deus está em movimento! Nós precisamos ser pessoas ativas também.

Desejamos bênçãos, desejamos curas, mas não podemos esperar tudo isso em estado de ociosidade, descansando na rede. Para recebermos tudo isso, temos um Pai que está trabalhando. Como diz Is 64.4, um Deus "que trabalha para aquele que nele espera." Mas, vamos esperar trabalhando. O Senhor precisa encontrar em nós predisposição, prontidão para o trabalho. 

Somos herdeiros do Pai, o nosso Pai é rico e pode nos abençoar tanto aqui neste mundo como tem bênçãos inimagináveis para nós no mundo espiritual.

Mas precisamos trabalhar, porque Ele trabalha; seja em nosso trabalho secular, como na obra do Senhor! Nós também estamos incumbidos de uma missão.O Senhor quer que desfrutemos do nosso trabalho. Quando Deus fez a obra da criação, Ele viu "que era muito bom" Gn 1.31. Que possamos nos alegrar com o resultado do nosso trabalho.

Aquilo que a gente não consegue por nossas próprias limitações, Ele pode nos acrescentar, nosso Pai tem tudo! E mesmo assim continua trabalhando, até agora! 

sábado, 25 de julho de 2020

Uns não ajudam... e outros tentam minimizar a conquista... Jesus vem e opera a justiça! João 5.1-18

Tanque de Betesda: uma das disputas mais acirradas de todos os tempos...imagino aqueles vestibulares super concorridos com mais de 300 candidatos/vagas! Não passou? Tenta a próxima vez! E aquele homem estava tentando há 38 anos. Persistência, Isso é para os fortes.

Era apenas uma vaga por vez. Candidatos: Pessoas enfermas. A vaga: quem conseguia, era curado de qualquer doença que tivesse.

Não havia uma prioridade de atendimento no tanque de Betesda, não havia uma cooperação entre os doentes: casos mais graves seriam primeiro. Não! Era pra quem pulasse primeiro no tanque!

Quem não deseja a cura de uma enfermidade? Como ceder a vez? É necessário empatia, é necessário se colocar no lugar do outro, tudo isso é verdadeiro; mas quem não deseja um milagre?

Jesus chega na vida daquele homem, o "sistema de saúde do tanque", não lhe trouxe cura; um modelo de atendimento que se mostrou ineficaz. Um modelo inadequado para a realidade do mundo hoje, um mundo que vive uma pandemia. Aquele homem já estava há 38 anos esperando pelo atendimento. Eis que Jesus vem e opera a justiça. "Queres ser curado?"

Ele recebe a cura, finalmente ele domina aquela cama, finalmente ele domina aquela situação que por 38 anos lhe paralisou.

Toda vez que o Senhor vem é pra fazer algo notório, que vai entrar pra história.
E sendo assim, vão tentar te impedir.

Há quem não consegue se alegrar com você e vem tentar minimizar o tamanho da sua vitória. Um homem que por 38 anos viveu paralítico, não pode agora carregar a própria cama, porque é sábado, e os judeus não trabalhavam no sábado. Como sufocar o grito de alegria de alguém que esperou por tantos anos?

Entender o sentimento humano não é algo tão simples. Como explicar para os judeus, como explicar para as pessoas, que há algo maravilhoso acontecendo fora de um sistema estabelecido por elas? Elas simplesmente não aceitam que Jesus veio pra você! O milagre é notório, mas o que chama a atenção delas são pormenores; e pormenores estabelecidos por elas, este homem, outrora paralítico, sabiamente fala: O mesmo que me curou me disse: "Toma o teu leito e anda."

Ele me autorizou. 
E o que Jesus faz, está feito! E o que Ele fala, obedeça! 

Foi Ele que disse! 

sexta-feira, 17 de julho de 2020

"Eu o sou, eu que falo contigo" João 4:26


Imagina você esperar algo por muito tempo e em determinado dia, um dia considerado "comum", com suas rotinas diárias, você se dá conta que aquilo que você espera, já estava do seu lado; mas não se apresentou como "deveria ser", na sua imaginação viria causando todo aquele movimento...então, com a mulher samaritana foi assim.

Você pode estar com a resposta em mãos, com a solução em mãos, mas ela não veio tão bonitinha o suficiente pra te chamar atenção.

O encontro de Jesus com a mulher samaritana mudou completamente o destino dela, uma transformação em seus sentimentos, uma mulher que era usada pelos homens, é alcançada pela misericórdia do Senhor e a chance de ter uma vida nova.

Ela esperava O Profeta, o Messias, chamado Cristo.

Não esperava que este Profeta conversaria com os samaritanos (Já que não se davam bem), que fosse à beira de um poço tomar água, atitudes de um homem simples. Jesus se relacionava com todos,  não apenas no nível DEle. E isso era o natural de Jesus! 

Já viu um cumprimento por protocolo? Um cumprimento frio, com reações ensaiadas, um cumprimento pra ficar bem na foto, estes não produzem mudanças. Algumas pessoas nos cumprimentam apenas pra cumprir o protocolo. Jesus não teve qualquer problema em quebrar protocolos. 

Protocolos são importantes? Sem dúvidas! Mas os protocolos não podem nos impedir de nos relacionarmos  com as pessoas, os protocolos não podem  nos engessar, à ponto de não fazermos o bem. É bem mais fácil, prático e confortável,  nos protegermos atrás de protocolos. 

Não esqueço o dia que parei pra ouvir um senhor com roupas sujas, com mau cheiro, parecia que estava há dias sem tomar banho, cheirando álcool, e ele deitado na área externa da Igreja, falava repetidas vezes: "Tá vendo, ninguém quer fala comigo!” e ele olhando para mim disse: “Moça, posso falar com você?”
Eu parei. E o resumo da conversa é que Deus usou aquele homem em um estado tão degradante pra me fazer uma promessa, e já comecei a viver parte dela. Falei de Jesus pra ele, era desviado.

"Eu o sou, eu que falo contigo"




segunda-feira, 13 de julho de 2020

De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Vem e vê.

Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. João 1:46

Eu não conheço o local, mas se dizem que lá é ruim eu nem vou; eu não conheço fulano, mas se dizem que ele é assim eu nem quero conhecer. E assim o preconceito, as generalizações vão construindo barreiras ao invés de pontes.

Certa vez comprando um pacote de viagem, a agente me deu respostas tão seguras e detalhadas do lugar que perguntei: Você já esteve lá? Pra minha surpresa: não! Ela foi treinada pra vender , da mesma forma que alguém pode criar juízos ruins sobre algo ou alguém. 

Filipe acabara de ser chamado pelo Mestre para o seguir, e já fala pra Natanael sobre isso: "Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José." João 1:45

E recebe como resposta De Nazaré pode sair alguma coisa boa?

O que se segue é o mais importante: Vem e vê. Se havia um preconceito, Filipe muito inteligente dá um jeito de construir um relacionamento ali, uma ponte.

E Jesus vai muito além: "Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!" João 1:47 Não havia a intenção de errar em Natanael. Saber reagir com postura as indagações da vida: algumas com claras intenções de diminuir o outro, outras porque algumas pessoas não medem o que falam.

Preconceitos, barreiras podem ser quebradas, quando decidimos não dar continuidade; ao invés de compactuar com o pensamento, chame alguém pra ver! 

segunda-feira, 29 de junho de 2020

"Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." João 2:4


A maneira que Jesus respondeu a sua mãe, quando estavam em uma festa de casamento e o vinho acabou, não passa desapercebida. Que situação complicada para a família e noivos, que teriam que lidar com a vergonha perante os convidados e um assunto que poderia ganhar grandes proporções.

Manter a calma em situação de risco é pra poucos, controlar o risco é pra especialista.  
Maria percebeu aquele foco de incêndio antes que tomasse grandes proporções. Tomar atitudes acertadas no momento da crise é pra quem tem preparo, Maria sabia que Jesus poderia fazer algo! Ela tinha convivência com o Mestre!   

Maria atenta ao acontecido, se dirige à Jesus que lhe responde: "Mulher, que tenho eu contigo?"

Em algumas situações a resposta precisa ser dada na hora, não que seja uma resposta precipitada, mas o momento exige. A resposta deixa claro, evidente, que o Reino de Deus é justo, todos têm livre acesso ao Senhor; Maria não teve um atendimento preferencial por ser a mãe de Jesus.

O Salmo 4.3 diz “Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que lhe é querido: O SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.”

Sim, o Senhor tem filhos queridos; e todos nós podemos ter os benefícios deste acesso. Um filho que está sempre próximo ao Pai, um filho obediente aos preceitos e caminho do Senhor.

Ainda não é chegada a minha hora.

O que Maria pediu Jesus só poderia fazer como Deus, e Jesus sabia que não era chegada a sua hora. A hora em que Ele haveria de se manifestar. Jesus soube esperar seu momento.

Você anda ansioso? Sabe que tem uma promessa gigantesca pra se cumprir e não vê a hora? Tenha calma e saiba esperar o momento, o tempo de Deus é perfeito!

Maria segue plena, equilibrada:
Fazei tudo quanto ele vos disser. V5

Talvez em uma situação como esta, gostaríamos de ouvir como resposta: “Haja e Houve”; não foi assim. Teve todo um procedimento.

A resposta de Jesus pode ter causado alguma surpresa em Maria, outros já teriam um “surto” e perderiam o equilíbrio; mas Maria mantém a postura! E segue confiante. Maria nesta passagem nos dá exemplo de equilíbrio em momentos de crise e conflito. A sua discrição em um momento delicado, a iniciativa de ir até Jesus, são características de quem tem convivência com o Mestre.