quinta-feira, 5 de novembro de 2020

"Se eu não te lavar, não tens parte comigo." João 13:8

Jesus, mesmo sabendo que aproximava sua hora de partir deste mundo, Ele amou os seus até ao fim. Sabe aquela pergunta: "você me ama?"  E muitas vezes se responde  "ao  infinito e além", pode parecer lindo, mas Jesus amou com atitudes. E pra mim o que vale são atitudes.

Se aproximava o sacrifício de Jesus, mas Ele não perdeu o autocontrole; muito pelo contrário, nos deu uma valiosa lição de humildade e amor ao próximo. Quer ter parte com Jesus? Tem de servir um ao outro. Jesus, o Mestre, o Senhor, nos deu o exemplo. Nós, cristãos, precisamos ser úteis; já há muito desserviço por aí!
O ato de lavar os pés uns aos outros,  era uma hospitalidade que um anfitrião oferecia aos seus convidados. Este ato era feito pelo servo, pelo escravo, nunca pelo senhor. Pois Jesus desceu na escala hierárquica e Ele mesmo lavou os pés dos discípulos, e isto não o diminuiu em nada.

Pedro ao questionar  Jesus sobre esta atitude, pratica o famoso "8 ou 80". Primeiro não quer que Jesus lave seus pés, depois já quer que lave não só os pés, mas as mãos e cabeça. Era um ato simbólico, pelo qual Jesus demonstrou amor, comunhão, humildade e serviço. E às vezes corremos o risco de não passarmos no teste e assim não termos parte com Jesus. Imagina uma cerimônia dessa hoje, com seu pé cheiroso, hidratado, e ser o último da fila...vai se submeter ou não?  E não tem como enganar, o Senhor já sabe quem está limpo! Ele sonda as intenções do coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário