sábado, 28 de novembro de 2020

"Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora"

Prestes a partir deste mundo, Jesus dá várias orientações aos discípulos. É uma despedida e tanto. Em dado momento Ele diz: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;" João 16:12

Os discípulos penso que não tinham condições de entender ou compreender em sua totalidade o que estava pra vir e Jesus teve o cuidado de poupá-los no momento. Fico imaginando a cabeça dos discípulos: 

Eles estavam perdendo a companhia de Jesus; Jesus disse que eles seriam odiados e expulsos das sinagogas, seriam mortos e quem os matar entenderiam estar prestando um culto a Deus. A tristeza invadiu o coração deles.

Mas Jesus enviaria o Consolador! O Consolador que os guiaria a toda a verdade e convenceria o mundo do pecado.

Ainda tenho a dizer...mas vocês não podem suportar agora. Não podemos esconder a verdade, às vezes não podemos evitar a dor do nosso irmão...são muitas situações em que as pessoas chegam e simplesmente despejam toda uma carga em cima do outro, sem ao menos oferecer um suporte! E Jesus nos ensina nesta passagem: virão dias difíceis...mas eis o Consolador!






terça-feira, 24 de novembro de 2020

"mas tenho-vos chamado amigos"

Os discípulos foram escolhidos por Jesus para levarem adiante o evangelho. E recebem uma promoção daquelas: de servos a amigos!

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
João 15:15

Jesus contou tudo o que recebeu de seu Pai!
Você contaria todo o seu conhecimento? No seu trabalho chega um profissional que você precisa treiná-lo, você passaria tudo o que sabe?

Antes, porém, de serem declarados amigos,  Jesus dá uns conselhos aos discípulos:

1 - deveriam permanecer conectados em Jesus, senão seriam cortados. Precisamos ser fiéis a fonte, para que tenhamos um conteúdo confiável e de qualidade.

2 - Permaneceis no meu amor. Ameis uns aos outros. Somente quem tem amor é capaz de compartilhar. Sabemos a fonte que nos alimenta, é inesgotável!

3 - Quem permanece no amor de Jesus tem alegria, a mesma alegria que Jesus tem. Jesus deseja que tenhamos gozo completo, não uma alegria passageira, mas satisfação da alma.

4 - Jesus deu exemplo de desprendimento: deu a própria vida em favor dos seus amigos. Não tem amor maior que este! Mas podemos oferecer Jesus, podemos oferecer nosso tempo, um abraço, uma ligação, uma oração  que pode salvar alguém em uma situação difícil.

5 -  podemos ser amigos de Jesus, se fizermos tudo o que Ele manda. Jesus tem muito a nos contar! Mas Ele só conta pros amigos!



quinta-feira, 19 de novembro de 2020

"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" João 15:3

Jesus declarou aos seus discípulos: "estais limpos". Logo poderiam produzir, poderiam dar continuidade ao ensinamento recebido de Jesus, poderiam dar continuidade ao ministério. 

A Palavra de Deus além de nos alimentar, ela nos limpa! E estando limpos, podemos produzir mais frutos.

Para que possamos dar frutos, precisamos estar ligados em Jesus. É de Jesus que recebemos os "nutrientes" necessários para produzir. Não temos como produzir por nós mesmos, não há "produção independente."
Quem não está em Jesus é cortado, seca e é jogado no fogo. Longe de Jesus não há continuidade de vida.

Agora se permanecermos em Jesus e as suas Palavras  permanecerem em nós, o que implica em sermos limpos e frutíferos, pediremos o que quisermos e nos será feito.

É um relacionamento! E quando nos relacionamos de fato, procuramos agradar o outro.

Quando damos muito fruto, o nome do Senhor é glorificado.

E o Senhor nos atende em nossos pedidos; pois estamos vivendo debaixo de uma Palavra, essa Palavra que nos purifica inclusive do nosso "eu"! E sem nos dar conta, estamos pedindo segundo a vontade do Senhor, que é boa, perfeita e agradável!

Sejamos limpos, pela Palavra!


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

"para que, onde eu estou, estejais vós também."

E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. (João 14:3)

A despedida mais linda, mais cheia de amor e de esperança, a  mais bem planejada que eu já ouvi falar!

Algumas pessoas não superam despedidas; se sentem desoladas, se sentem incapazes de continuar adiante. Mas, Jesus pensou em tudo isso ao se despedir dos seus discípulos.
Jesus confortou os discípulos: Não fiquem
perturbados. Acreditem em Deus, acreditem em mim também!

Eu vou...mas na casa de meu Pai há muitas moradas! E se não tivesse, eu falaria pra vocês; pois vou preparar-vos lugar. Sabe o: "vai me visitar lá hein!" ou "aparece lá!". Jesus levou isso a sério: Eu quero que vocês morem comigo!

E  quem deixaria uma procuração autorizando as pessoas pedirem coisas em seu nome? E ainda garantindo que seriam atendidas?!
E para que vocês não se sintam sozinhos, Eu pedirei ao Pai que envie outro Consolador.
E não os deixarei órfãos. Eu voltarei!

Jesus deseja que estejamos com Ele, que estejamos onde Ele está. Você já teve uma oportunidade incrível, uma experiência maravilhosa e desejou que mais pessoas estivessem exatamente onde você está? 
Isso é companheirismo e lealdade com o próximo. 

Jesus pagou o preço sozinho, e mesmo assim deseja que estejamos com Ele para ver sua glória. Que privilégio!




O Senhor planejou para nós uma vida de filho!

Assim diz o SENHOR Deus: Quando o príncipe der um presente de sua herança a alguns de seus filhos, pertencerá a estes; será possessão deles por herança.

Mas, dando ele um presente da sua herança a algum dos seus servos, será deste até ao ano da liberdade; então, tornará para o príncipe, porque a seus filhos, somente a eles, pertencerá a herança.
Ezequiel 46:16-17

Gosta de ganhar presentes? E presente emprestado? Complicado né! Cuidado em dobro, não é seu, tem que devolver pro dono! Jesus nos concedeu o privilégio de sermos filhos, herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo! 

O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. João 8:35

Temos um Pai! ❤

domingo, 8 de novembro de 2020

"O que pretendes fazer, faze-o depressa."

 E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa. João 13:27

Toda equipe é formada levando-se em conta o perfil de cada integrante, com o objetivo de alcançar uma meta, cumprir um propósito, uma missão.  

Jesus orou previamente para escolher os 12, então foi uma escolha além de consciente, foi baseada na vontade do Pai. E para o êxito total da missão de Jesus, foi necessário um "traidor". Sim, um traidor fazia parte do script; um traidor era necessário para o êxito da missão. 

Temos livre arbítrio e cada um escolhe o que quer; Judas, como os demais discípulos, teve a melhor escola. Mas, nas palavras de Jesus, ele era diabo. E, "ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!" Mateus 26:24. Judas tinha um coração obstinado para o mal. Teve a oportunidade de mudança, mas preferiu seguir seus próprios pensamentos. 

Chega a hora da revelação; uma hora Judas precisa mostrar a que veio, não para Jesus, pois Ele já sabia, mas para os demais. Ohh...como pode, comia à mesa, andava junto...mas não engana! O Senhor nos deu este discernimento. E também autoridade! 

O espírito maligno se manifestou em Judas após o bocado de pão que o próprio Mestre lhe deu. E Jesus ordenou: "O que pretendes fazer, faze-o depressa."

 "Judas" surgem com propósito; e por mais doloroso que seja, foi necessário um Judas na equipe de Jesus. Só que este papel não cabe a nós. "Judas" pensam que tramam contra nós, mas na verdade aceleram o propósito de Deus na nossa vida!














quinta-feira, 5 de novembro de 2020

"Se eu não te lavar, não tens parte comigo." João 13:8

Jesus, mesmo sabendo que aproximava sua hora de partir deste mundo, Ele amou os seus até ao fim. Sabe aquela pergunta: "você me ama?"  E muitas vezes se responde  "ao  infinito e além", pode parecer lindo, mas Jesus amou com atitudes. E pra mim o que vale são atitudes.

Se aproximava o sacrifício de Jesus, mas Ele não perdeu o autocontrole; muito pelo contrário, nos deu uma valiosa lição de humildade e amor ao próximo. Quer ter parte com Jesus? Tem de servir um ao outro. Jesus, o Mestre, o Senhor, nos deu o exemplo. Nós, cristãos, precisamos ser úteis; já há muito desserviço por aí!
O ato de lavar os pés uns aos outros,  era uma hospitalidade que um anfitrião oferecia aos seus convidados. Este ato era feito pelo servo, pelo escravo, nunca pelo senhor. Pois Jesus desceu na escala hierárquica e Ele mesmo lavou os pés dos discípulos, e isto não o diminuiu em nada.

Pedro ao questionar  Jesus sobre esta atitude, pratica o famoso "8 ou 80". Primeiro não quer que Jesus lave seus pés, depois já quer que lave não só os pés, mas as mãos e cabeça. Era um ato simbólico, pelo qual Jesus demonstrou amor, comunhão, humildade e serviço. E às vezes corremos o risco de não passarmos no teste e assim não termos parte com Jesus. Imagina uma cerimônia dessa hoje, com seu pé cheiroso, hidratado, e ser o último da fila...vai se submeter ou não?  E não tem como enganar, o Senhor já sabe quem está limpo! Ele sonda as intenções do coração!