segunda-feira, 14 de maio de 2012

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades”


Necessidade: a palavra necessidade, de acordo com o dicionário, pode ser assim definida:
Aquilo que é absolutamente necessário;
Caráter do que é necessário;
Falta do que é necessário;
Míngua, falta;
Pobreza extrema.
De primeira necessidade: aquilo que é necessário para preservar a vida ou para obter os meios de a conservar.

Geralmente quando penso sobre o termo necessidade, me vem à mente, as necessidades básicas como comer, se vestir, ter onde morar. Quando falamos que alguém está passando por necessidade, logo nos preocupamos sobre o que oferecer a essa pessoa em questão de alimentos, por exemplo.

O Apóstolo Paulo falando aos filipenses, ele é categórico em afirmar:
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:19

Observe que ele diz “O meu Deus” ele sabia quem realmente poderia satisfazer todas as necessidades, ele tinha intimidade com Deus.

Parece até um sonho não? Ter todas as necessidades satisfeitas. E o Apóstolo Paulo afirma isso com propriedade: ele era grato a Deus pelas ajudas que recebia.

Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.”
Filipenses 4:18


Mas Deus se dispõe realmente a satisfazer nossas necessidades? Deus tem tantas outras coisas para fazer...

Em Mateus 6:25-26;28-33 diz assim:

Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”


Deus tem interesse sim em satisfazer nossas necessidades; só que nós muitas vezes damos muito valor a essa busca e esquecemos de confiar Nele. Se Deus cuida até das aves, das plantas, Ele não se importaria em cuidar de nós? Que fomos criados para adorar ao Senhor? Deus é conhecedor de nossas necessidades

“De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mateus 6:32”

e Ele nos deixa uma orientação:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33”

Mas se todas estas coisas nos serão acrescentadas, se primeiro buscarmos as coisas que são do alto, Deus também poderia satisfazer outras necessidades? Conforme o Apóstolo Paulo afirma são TODAS. Não é uma ou outra, ou a mais fácil. São TODAS.

E é muito comum ter necessidade de saúde, de companhia, de sabedoria, de proteção... a lista é extensa. Deus se preocupa em nos abençoar nessas áreas também? Sim, vejamos algumas passagens bíblicas:

Saúde: Precisamos de saúde, no corpo e na alma. A doença física pode atormentar a vida de uma pessoa de tamanha forma, que isso chega a lhe tirar a paz no espírito. Mas Jesus veio para nos curar das enfermidades também. Por onde Jesus passava, milagres e curas aconteciam.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. Mateus 8:7

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Mateus 8:17

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53:4

E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. Êxodo 15:26

Sabedoria: Precisando de sabedoria até para lidar com as questões simples do dia a dia?

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5

O que você faria se o Senhor lhe aprecesse e te fizesse a seguinte pergunta: Peça o que você quiser que eu te darei! Não, isso não é possível, Deus jamais faria uma pergunta dessas a um ser humano! São tantos os pedidos, como eleger as prioridades, ou já que o assunto é necessidade, qual seria a minha maior necessidade? Você estaria pronto para responder uma pergunta que aparentemente é simples? Como responder isso para nosso Deus?

E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. 1 Reis 3:5


Salomão teve essa rica oportunidade e ele pediu sabedoria ao Senhor para julgar o povo.

E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. 1 Reis 3:10

Deus se agradou tanto da resposta de Salomão que lhe deu muito mais: além de um coração tão sábio, lhe deu riquezas como glória!

E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias. 1 Reis 3:13

Companhia: Nada melhor do que ter a companhia de quem a gente ama, do cônjuge, da família, da pessoa querida. Deus também se preocupa com o nosso lado afetivo.

O Salmos 113.9 diz que Ele faz com que a mulher estéril habite em família, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.

Os versículos 7 e 8 diz: Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado,
Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.
Salmos 113:7-8

Quando a pessoa está necessitada ela é até rejeitada em algumas ocasiões, mas Deus tem o poder de pegar alguém que está necessitado, no pó, no lixo... e o fazer assentar entre os príncipes!

Proteção: O Samos 91 nos traz grandes promessas de livramento e proteção. Declare que o SENHOR é o Teu Deus e confie nele:

Ele nos livrará do laço do passarinheiro. O inimigo muitas vezes tenta nos laçar tal qual o caçador faz com o passarinho que livremente voa.

Não teremos medo do terror da noite

Podem cair muitos ao nosso lado, mas não seremos atingidos.

Os anjos do Senhor nos guardarão em todos os nossos caminhos!

Pisaremos o leão e a cobra.


Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Salmos 91:15

Deus também tirará a angústia de nossas vidas, Ele responderá nossas orações.

 
CREIA, busque primeiro as coisas que são do alto e lhe digo mais uma vez:

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades”






Nenhum comentário:

Postar um comentário