Estava pensando sobre as atitudes que algumas pessoas tomaram em algumas situações nada fáceis. Algumas situações eram extremas, até de morte, mas mesmo assim optaram por perdoar; outras não perderam a chance de ajudar alguém.
São verdadeiras lições de vida!
1) Gênesis 45.1-11
“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;
E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.
E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.”
José: de escravo a governador do Egito! Os irmãos de José tramaram e lhe causaram mal. Porém nosso Deus tem o poder de transformar maldição em benção. “porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção. Neemias 13:2”. José foi vendido pelos próprios irmãos, foi vendido como escravo, foi parar na prisão...ele tinha tudo para não perdoar seus próprios irmãos de sangue. Mas ele viu em tudo aquilo uma oportunidade de Deus para conservar sua família. Você faria o mesmo?
2) Saul era rei de Israel, ou seja, tinha tudo em suas mãos e aparentemente não precisava se preocupar com Davi, um pastor de ovelhas. Porém, “Deus era com Davi” e Saul entendia que uma pessoa que está sob os cuidados e comando do Senhor, ela era sempre uma pessoa vitoriosa.
Após Davi derrotar, em nome do Senhor, o gigante Golias, Saul o colocou sobre os homens de guerra. E, após um confronto com os filisteus, as mulheres das cidades de Israel cantavam e dançavam: “Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. 1 Samuel 18:7” Após esse dia, Saul começou a intentar contra a vida de Davi, ele estava com medo de que Davi se apoderasse do trono. Por diversas vezes ele persegui Davi; este porém o respeitava como ungido do Senhor. Davi teve oportunidades (1 Samuel 24.1-22 - 1 Samuel 26.1-16) de matar Saul; de eliminar de uma vez por todas aquele que o afligia, seu inimigo. Mas ele deixou Saul prosseguir com vida. Você faria isso?
3) Daniel 2.48-49
“Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia.
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.”
Daniel foi elevado à um importantíssimo cargo na babilônia. Ele não perdeu a oportunidade de indicar seus amigos sobre os negócios da babilônia. Você faria o mesmo? Tantas pessoas que sobem de posição social e já não se lembram de mais ninguém. Que dirá sobre indicar alguém para algum cargo melhor!
4) Lucas 23:32-43
Jesus foi morto inocentemente. Mesmo em um momento de dor, em que estava sendo crucificado, Jesus com tanto amor e compaixão disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
E nos momentos finais ainda fez o bem à um malfeitor, que pelo seus erros, estava sendo morto, mas Jesus não, foi morto inocentemente, sem culpa: “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Você perderia a oportunidade de ajudar alguém?
São verdadeiras lições de vida! Peço a Deus que se a oportunidade estiver em minhas mãos, que eu possa sempre fazer o bem a alguém!