terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Deixar ir é uma atitude de dependência de Deus!

 Êxodo Cap 2.1-10

Joquebede foi a esposa de Anrão e a mãe de Aarão, Moisés e Miriam.

Cap 1.8 7 Depois os filhos de Israel frutificaram e aumentaram muito, multiplicaram-se e tornaram-se sobremaneira fortes, de modo que a terra se encheu deles.

José foi levado para o Egito por propósito divino. Os irmãos vendendo ele para mercadores ismaelitas, eles não sabiam, mas isso fazia parte de um plano estratégico de Deus, conservação da vida, havia uma promessa.

Isso que você está passando pode ser parte de uma estratégia de Deus para te abençoar.

Eles cresceram muito, desceram 70 almas para o Egito e se tornaram numerosos. Isso amedrontava o rei do Egito, eles poderiam se juntar aos inimigos e lutar contra eles.

Um novo rei foi levantado no Egito que não conhecera José. Podem não conhecer você e nem o que a sua história representa, mas nada poderá impedir o plano do Senhor na sua vida.

Aumentaram a carga sobre os filhos de Israel, e cada vez mais cresciam.

Êxodo 1.16 - O rei então ordenou que as parteiras das hebréias matassem os bebês hebreus, porém as parteiras temeram ao Senhor.

Pv 9.10  O temor do Senhor é o princípio da sabedoria,

Salmos 112.1-4

Como é feliz o homem que teme o SENHOR

e tem grande prazer em seus mandamentos!

2 Seus descendentes serão poderosos na terra,

serão uma geração abençoada, de homens íntegros.

3 Grande riqueza há em sua casa,

e a sua justiça dura para sempre.

4 A luz raia nas trevas para o íntegro,

para quem é misericordioso[b], compassivo e justo.

Êxodo 1.20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. V21 Deus estabeleceu-lhes casas.

Êxodo 1.22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

Êxodo Cap 2.1-10

O nascimento de Moisés

Um varão da casa de Levi x uma filha de Levi.

Êxodo 2.1 - A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

Havia uma ordem que os bebês meninos deveriam morrer; mas nascia ali um menino que fazia parte do plano de Deus para libertar seu povo da escravidão.

Pode ter lei, decreto, ordem, o Senhor nosso Deus é Senhor de tudo.

vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

Hebreus 11.23 Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

Não é pra você sair por aí descumprindo ordens, mas quando você teme ao Senhor, Ele dá uma saída!

Entendeu? Não é a toa que você nasceu com esse dom, com essa característica, com essa facilidade de desempenhar determinada atividade, Isso é propósito de Deus. Você não entende porque você está escondido, reclama que ninguém te vê, Há tempo para todo propósito debaixo do céu e o tempo de Deus na sua vida vai chegar!

Ex 2.3 Não podia escônde-lo mais.  

O bebê crescia, bebês choram, às vezes é difícil acalmá-los, se uma casa tem bebê, logo se sabe. Como ela lidava com o choro dentro de casa? Penso que ao mesmo tempo que ela estava feliz, como mãe ela teria que tomar uma decisão.

Joquebede teve o bebê em tempos difíceis, havia uma ordem de morte. Ela precisou deixá-lo ir. Tempos difíceis exige atitudes de fé.  Qual a decisão que você precisa tomar hoje? Deus vai te dar uma estratégia em tempos difíceis, Deus vai te dar uma saída que vai abençoar a sua casa. Você pode estar em uma situação que parece cada vez mais difícil, tenha uma atitude de fé.

Ela precisou deixá-lo ir. Deixar ir é uma atitude de dependência de Deus. Enquanto ela estava com o menino, estava no controle dela, quando ela:

Ex 2.3 tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez; e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio.

Agora é o Senhor que vai agir. Eu não posso mais. E o Senhor está falando: agora eu posso trabalhar. Agora é o Senhor.

Quando eu dependo do Senhor coisas extraordinárias acontecem!

colocou-a entre os juncos a margem do rio. É o Senhor quem te guarda!

Salmos 91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. ⁴ Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Salmos 91:4

A irmã de Moisés

Ex 2.4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria.

Vida de vitória exige posicionamento, postura ética, caráter. A menina ficou na brecha. Não perca a oportunidade.

Ex 2.7 Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti?

Ela chamou a mãe do menino.

A menina era muito ousada. Deus nos dá ousadia para falarmos a palavra certa no momento certo.  

Deus usa quem Ele quer!

A decisão da filha de Faraó era contrária a ordem do pai.

Ex 2.6 6E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.

Pv 21.1 Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.

Jônatas foi defensor de Davi. Nasceu uma amizade muito forte entre eles. Ele defendia Davi da perseguição do próprio pai. Deus usa quem Ele quer da forma que Ele quer. Não temas!

Ex 2.9 Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou.

Ex 2.10 Moisés é adotado

Você não precisa temer no dia da adversidade. Às vezes você fica preocupada com a tua casa, com as despesas, com a educação dos filhos, com o teu trabalho...Deus é fiel em cumprir promessas.

Havia uma sentença sobre aquela família. Aquele que estava setenciado à morte, Deus o usou para libertar seu povo.

Já tinha um plano do Senhor para Moisés, nada poderia impedir. Moisés foi criado no palácio real. O seu crescimento está determinado por Deus, nada poderá impedir.

Cooperação: 3 mulheres agindo, cada uma de uma forma,  em torno de um propósito. Mesmo que de forma não planejada por elas, Penso que Deus foi direcionando cada uma, havia cooperação entre elas em torno de um propósito. A cooperação, a união, traz crescimento.   

A sentença sobre Moisés era que fosse morto ainda bebê. Essa ordem não foi cumprida. Ele estabeleceu então que os filhos fossem lançados no rio.

A ordem do Senhor era de vida! O que dizem, determinam sobre você não interfere no seu destino. A última palavra é do Senhor e é vida com abundância. Essas águas não te submergirão!

 Deus abençoe!