É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.
II Coríntios 1:4Neste capítulo o apóstolo Paulo está dando ação de graças pelas consolações que Deus lhe concedeu.
É bom quando a gente vê alguém testemunhando de uma grande vitória, de um consolo que recebeu, mas se a pessoa está testemunhando de uma grande vitória, é porque ela passou por uma grande luta.
Se o apóstolo Paulo está dando ação de graças pelas consolações, é porque ele passou por tribulações e aflições. Ele era uma pessoa bem fundamentada em sua fé em Jesus Cristo, ele tinha base sólida; e o Senhor sabe em quem Ele pode contar.
O Senhor sabe em quem Ele pode transbordar das suas aflições. O versículo 5 diz "Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo."
II Coríntios 1:5
O Senhor sabe que essa pessoa entende que essas tribulações que ela está passando, é pra que ela possa consolar os que estiverem em qualquer angústia.
Então entendo que as aflições, as provações, as tribulações que passamos, é Deus nos dando habilidades em nossa vida, para também consolar e ajudar pessoas em situações semelhantes. Ninguém gosta de passar por tribulações. Ninguém pede, penso eu, Senhor manda tribulações, penso que ninguém faz isso. Mas, se o Senhor permite, é porque o Senhor sabe, Deus sabe que você vai poder suportar, e que você entende que isso é pra você compartilhar com outras pessoas, compartilhar dessa experiência que você está tendo. O nosso Deus é equilibrado, como diz o versículos 5, vem a aflição, as aflições de Cristo transborda em nós, mas também transborda das consolações.
Em 1 Co 10.13, diz assim:
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Então vem a tentação, mas Deus também manda o escape, vem a aflição, transborda a aflição, mas também transborda da sua consolação.
Se estamos sendo afligidos, passando por uma aflição, se estamos sendo atribulados, é o Senhor nos capacitando para também poder passar desse consolo que nós recebemos, porque quando a pessoa estiver passando por tribulação, você possa passar pra ela, olha eu passei por isso, mas o Senhor me consolou, essa tribulação não será seu fim.