quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O seu discurso te ajuda na prática?

Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas.

Jó 4:1,3 (o seu discurso te ajuda na prática?)

O sofrimento de Jó ecoa até hoje. Por que o justo sofre? Jesus nos preveniu que teríamos aflições neste mundo. As provações revelam o que temos no coração.

Para Elifaz, amigo de Jó, o justo não sofre. Para ele, os problemas são frutos de erros, mal sabia que o próprio Deus tinha permitido todo esse sofrimento na vida de Jó. Mas Elifaz diz algo que me faz refletir: Você ensinou muitos, tem animado os fracos e agora que chega a sua vez de sofrer, você perde a paciência e a coragem.

Tem uma hora, em algum ponto da vida, que passamos da teoria pra prática. Aquilo que ensinamos, que defendemos, que cremos, passamos a viver na prática. E como temos saído? Bem sucedidos?

Jó foi aprovado com louvor pelo próprio Deus. Às vezes falamos sobre ter paciência, sobre saber esperar, mas não damos conta de esperar nem uma pipoca de microondas. Falamos sobre consolo, conforto, mas nunca se perdeu ninguém. 

Deus sabe como ajustar nosso discurso. Este ajuste muitas vezes não é fácil, e que possamos ser aprovados. Tal como Jó, que a nossa história seja escrita, que nosso testemunho edifique outros.

sábado, 7 de agosto de 2021

Novas habilidades, para sua sobrevivência!

"cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma." Ne 4:17

Eu sou um só...não tenho como fazer duas coisas ao mesmo tempo! Já ouviu de alguém? Ou já falou isso pra alguém? 

Temos um grande potencial e podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

 Neemias estava edificando os muros de Jerusalém, os invejosos arderam em ira. Para manter o que estavam construindo, para se defenderem, ao mesmo tempo em
que trabalhavam com uma mão, seguravam a arma com a outra.

 A necessidade faz isso. Todos temos alguma aptidão natural, mas podemos desenvolver habilidades.

Deus poderia defender Neemias e os que estavam ali trabalhando, mas Deus deixou a cargo deles, lógico que em todos os momentos Deus estava de olho nos inimigos,  e poderia dar cabo deles. Mas Deus deu estratégias. Estavam edificando o lado espiritual, reparando os muros de Jerusalém, mas tinham que se defender usando armas.

Equilíbrio. Edifique seus muros, junte tesouros nos céus, lá a traça não corrói, mas enquanto estivermos aqui, o Senhor nos dará estratégias para vencermos os inimigos, as adversidades.

Novas habilidades, para sua sobrevivência!