Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas.
Jó 4:1,3 (o seu discurso te ajuda na prática?)O sofrimento de Jó ecoa até hoje. Por que o justo sofre? Jesus nos preveniu que teríamos aflições neste mundo. As provações revelam o que temos no coração.
Para Elifaz, amigo de Jó, o justo não sofre. Para ele, os problemas são frutos de erros, mal sabia que o próprio Deus tinha permitido todo esse sofrimento na vida de Jó. Mas Elifaz diz algo que me faz refletir: Você ensinou muitos, tem animado os fracos e agora que chega a sua vez de sofrer, você perde a paciência e a coragem.
Tem uma hora, em algum ponto da vida, que passamos da teoria pra prática. Aquilo que ensinamos, que defendemos, que cremos, passamos a viver na prática. E como temos saído? Bem sucedidos?
Jó foi aprovado com louvor pelo próprio Deus. Às vezes falamos sobre ter paciência, sobre saber esperar, mas não damos conta de esperar nem uma pipoca de microondas. Falamos sobre consolo, conforto, mas nunca se perdeu ninguém.
Deus sabe como ajustar nosso discurso. Este ajuste muitas vezes não é fácil, e que possamos ser aprovados. Tal como Jó, que a nossa história seja escrita, que nosso testemunho edifique outros.