quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Filho de carpinteiro. (E daí?)

Mateus 13:53-58

Jesus estava ensinando na sinagoga de sua própria cidade; as pessoas ficaram maravilhadas com tanta sabedoria, maravilha e poder.

Tudo bem até aí. É natural você admirar, você querer ouvir muito mais de uma pessoa sábia, inteligente...mas então veio o preconceito...Jesus também passou por isso. De onde vem tudo isso? Não é o filho do carpinteiro? Filho da Maria; não é o irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não vivem aqui?

Você pode ter uma origem simples; mas Deus pode te escolher para uma grande obra. Jesus, Rei dos reis!

Sua família pode ser só de "pessoas comuns", sem influência; mas você pode ser a pessoa escolhida por Deus para ter "renome". Jesus: nome acima de todos os nomes!

A forma que Jesus reagiu a esse preconceito, a esse desprezo nos ensina:

Não gaste seu tempo tentando mostrar suas habilidades, mostrando que você sabe, tentando se justificar. Jesus foi breve: "Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa."

Quem perdeu foi os conterrâneos de Jesus que não puderam vivenciar, receber do seu melhor. "E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles."

E ponto!

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Não importa que o rosto de alguém não lhe seja favorável; é a boa mão do Senhor que te faz prosperar!

e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo. Gênesis 31:5

Nosso corpo também fala. A pessoa pode ter preparado um discurso belíssimo e se não for acompanhado de uma postura adequada, a expressão corporal vai chamar muito mais a atenção.

A Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto. O semblante de Ana já não era triste ao ser despedida em paz pelo sacerdote Eli, ao receber uma Palavra de bênção. Abel e Caim ofertaram ao Senhor. Deus não se agradou nem de Caim, nem de sua oferta. Caim ficou irado, e descaiu-lhe o semblante.

Jacó trabalhou para Labão seu sogro e Deus o prosperou sobremaneira; os filhos de Labão comentavam que Jacó havia tomado tudo de seu pai, que ele havia tomado aquela riqueza do que pertencia ao pai deles. Jacó percebeu que o semblante de Labão já não lhe era favorável como antes. Mas havia um porém: "o Deus de meu pai tem estado comigo."

É esta a convicção que devemos ter: Deus está comigo! "Cara de poucos amigos" não vai impedir o que Deus tem pra nós. Tem pessoas que pela expressão do rosto do outro nem tem coragem de chegar perto, de conversar.

O que determina a nossa vitória é a boa mão do Senhor. A boa mão do Senhor é que fez Neemias prosperar na reconstrução dos muros de Jerusalém.

Deus está conosco!












sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

devemos suportar e não tirar o que ainda resta em nossos irmãos!

 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Gn 25:31


Não tome decisões quando estiver nervoso, irritado, triste...quem nunca leu sobre isso? Não tome decisões importantes quando estiver com fome. Uma pesquisa revelou que as pessoas com fome tendem a aceitar propostas menos vantajosas.

Esaú estava desesperado por um prato de comida que vendeu sua primogenitura, o que tinha de mais valioso.

Jacó aproveitou da fraqueza de seu irmão e lançou a condição: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.

Não devemos aproveitar dos momentos  de fraquezas dos nossos irmãos.

Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Romanos 15:1

Se nos sentimos em condições melhores, devemos suportar, devemos oferecer condições para que o outro venha se fortalecer.

Jacó procurou agradar a si mesmo à custa de um momento de fraqueza de seu irmão.

Sim, já havia uma Palavra do Senhor de que o mais velho serviria o mais novo;

Mas o que estou dizendo aqui é que devemos suportar e não tirar o que ainda resta em nossos irmãos.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O resgate de Ló!

Quanto esforço você tem empreendido naquilo que realmente importa?

Algumas passagens bíblicas nunca passarão desapercebidas. E esta é uma delas. A Bíblia é fonte de riqueza inesgotável.

Deus faz uma promessa pra Abrão; ele deveria sair da sua parentela para uma terra que ele nem sabia onde. Deus faria dele uma grande nação. E ele leva junto seu sobrinho Ló.

Abrão era muito rico; Ló também tinha seus bens. A terra não podia comportar os dois juntos, pois tinham muitos bens e ainda houve contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e Ló. Eles precisam se separar. Abrão disse a Ló: não haja contenda entre nós e nem entre nossos Pastores. Aparta-te de mim. Na verdade nem deveriam estar juntos. Tem situações que se não forem resolvidas vão ganhando proporções gigantescas.

Perante toda aquela terra, Abrão dá o direito de escolha para Ló; atitude que só quem é  amigo de Deus toma. Só quem sabe o Deus que tem age assim. Ló escolhe a campina do Jordão que era bem regada e Abrão habitou em Canaã.

Houve uma guerra entre os reis da terra e Ló é levado cativo juntamente com seus bens. Mas teve um que escapou e contou tudo pra Abrão. Que atitude, não? Penso que esta pessoa ficou aflita ao ver aquela situação. Abrão precisa saber disso, era seu sobrinho.

E que atitude a de Abrão. Uma atitude nobre, atitude de quem é amigo de Deus. Quanto mais nos relacionamos com Deus, mais nossas ações serão cheias de amor e misericórdia para com o outro. Abrão poderia ter deixado seu sobrinho pra lá. Ir resolver problemas do parente briguento, contendeiro? Nem sendo pago né. Abrão não. Abrão é o tipo de pessoa que sabe separar a pessoa do problema. Afinal era seu sobrinho, seu sangue.

E ele planeja uma grande operação para o resgate.

Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. Gênesis 14:14

Abrão tomou do seu melhor; empenhou os homens mais bem preparados nesta operação de resgate.
Quanto esforço temos empregado para resgatar o que realmente importa? Apesar dos problemas, Ló era uma vida! Não podia ficar à mercê de inimigos.

Abrão e seus homens feriram aqueles inimigos e libertaram Ló:

Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.
Gênesis 14:16

Empenhe seu melhor, sua melhor força, o seu tudo, para o  resgate de valores éticos, valores morais, familiares, no resgate de princípios e temor a Deus. Não podemos perder!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Divina semente!

 E Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, do pó da terra o formou; soprou em suas narinas o fôlego de vida.  Que privilégio! 


O Senhor não fez robôs ou marionetes. Deus instruiu Adão o que ele deveria fazer com a vida recebida. Deus deu ao homem o domínio sobre tudo. Uma única restrição e o homem não soube obedecer.

A partir daí o homem foi revelando cada vez mais seu gosto pelo pecado. Deus é longânimo, mas age com justiça. Em Gn 6.3
Deus dá um ultimato ao homem: "O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos."  É  o seu Espírito e Ele permanece onde quer. É o seu Espírito e Ele age onde encontra disposição pra mudança. O homem não quis obedecer.

Deus deu condições iguais de arrependimento a todos os homens;

Porém um, somente um, achou graça diante do Senhor, Noé!

Deus é longânimo e também age com misericórdia. Com o novo nascimento, que recebemos através de Jesus, Ele coloca em nós a divina semente.

"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus."
I João 3:9 .

Novamente o Senhor apostando em nós para não pecarmos. Temos em nós a divina semente, temos propensão à uma vida separada, de santidade. O que temos feito com esta nova oportunidade? A vida é um sopro mas podemos desfrutar da vida eterna com Jesus Cristo. Não há terra que o Senhor não possa trabalhar! E que essa semente frutifique em nós!

sábado, 2 de janeiro de 2021

Uma boa ocasião!

 Em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.

Romanos 1:10

Paulo desejava muito ir até Roma; falava com o Senhor sobre este desejo, pedia ao Senhor em todas as suas orações que lhe preparasse uma boa ocasião para visitar os romanos. Mas ele estava impedido, algo o impedia. Em Romanos 15.22-24, Paulo fala sobre esse impedimento e também de seus planos de viagem.

Paulo viajou no tempo do Senhor; ele escreveu esta carta aos romanos, muito edificante pra nós hoje.

Esta passagem me faz lembrar de minha primeira viagem ao exterior. Eu não sei o dia exato, mas o Senhor plantou em mim o desejo de viajar pra fora; mas ao mesmo tempo o Senhor me impediu de realizar este desejo, por anos. Sim, por anos; eu estava na casa dos 20 anos, nova, universitária, tinha me planejado, o que poderia dar errado? Tinha muitas coisas favoráveis, mas eu não contava com o favor de Deus naquele tempo! E isso faz toda a diferença na nossa vida. Paulo pedia ao Senhor uma boa ocasião. Mais tarde eu entendi o que me impedia e qual era a boa ocasião que o Senhor preparava pra mim. Mamãe sempre me falava, mas você vai viajar sozinha? Eu não via isso como problema. Tirei o passaporte. E lá se foram 3 sem nunca ter usado; o interessante que minha primeira opção de viagem era os EUA, e eu não fui atrás do visto neste período. Eu não tinha uma explicação clara, fundamentada, algo simplesmente me impedia e sei que foi a mão do Senhor.

Um dia, solteira ainda, o Marcio me falou: Deus vai me levar pros quatro cantos deste  mundo. Eu disse: Deus te falou isso??? Sim, mais de uma vez. Ele me falava com tanta tranquilidade e convicção de que chegaria o tempo... eu ainda brinquei: então era você que estava me impedindo de viajar por todos esses anos. As coisas começaram a ficar claras pra mim. E depois de casados, Deus confirmou outras vezes esta promessa, em nossa Igreja. Eu comecei a entender tudo; o que eu não tinha resposta, tudo passou a fazer sentido.

E chegou o tempo, fomos tirar o passaporte, o meu terceiro que estava na validade ainda, pedi outro pra ficar tudo igual ao do Marcio. Vistos? Aprovados de forma muito rápida. "Ah, tá aprovado! Boa viagem pra vocês!"



Não é tão simples, mas não fique bravo, irritado, quando algo não der certo no seu tempo. Como Paulo, conte tudo ao Senhor em suas orações.

Jonas devia ir pra Nínive; mas fugindo da presença do Senhor foi para Társis. Deu tudo errado. E o Senhor por sua infinita misericórdia o redirecionou.

No início de 2020, pesquisando por viagens, nada me agradava. Em questão de dias uma pandemia tomou o mundo. Aquilo que não vemos, o Senhor vê.

Chegou a "boa ocasião"! Que este ano seja repleto de boas ocasiões, que o favor do Senhor nos alcance nas diversas áreas da nossa vida! Existem ocasiões, mas existe a boa ocasião que só o Senhor pode preparar!