quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Quando o Senhor nos procurar, que Ele nos encontre na posição!

Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.

Ezequiel 22:30

Ninguém deu crédito as palavras de Ezequiel, palavras proferidas pelo próprio Deus. Se ao menos tivesse um, Israel teria escapado da ira divina.

Não tinha um que se enquadrasse no perfil para a brecha. Se você ler esse capítulo você verá tudo de errado que estavam cometendo: injustiça com o órfão e a viúva, extorsão contra o estrangeiro, desprezo com os pais, prostituições,  servindo seus ídolos, como pode servir algo fabricado por nossas próprias mãos? Se não vigiarmos fabricamos ídolos. Coisas que vão entrando no nosso coração tomando o lugar de Jesus.

Então veio o furor do Senhor. Ninguém estava qualificado para se por na brecha.

Não desista do que Deus tem te confiado, se um ministério, se uma família, alguma coisa você tem pra cuidar. Ah mas eu não tenho nada pra cuidar! Cuida de você mesmo! Pode ser que hoje o seu ministério não tenha visibilidade, pode ser que hoje a família não está em harmonia...mas Ele te confiou uma promessa, dê suporte a essa promessa, lute por essa promessa, se levante por essa promessa. Vai chegar o dia que o Senhor vai procurar alguém pra colocar na brecha, e lá atrás o Senhor mandou você se posicionar. E a pessoa que o Senhor procura pode ser você! O Senhor sabe das instruções que Ele têm nos passado. Tudo que Israel estava cometendo, Deus já havia instruído para não fazer. Não se engane, o Senhor não vai passar por cima de suas próprias ordens. E o Senhor conta conosco sim, seres humanos. Ele poderia ter enviado um anjo pra colocar na brecha, mas Ele não colocou, e Israel foi levado cativo.

Quando o Senhor nos procurar, que Ele nos encontre na posição!

Faço crescer bem alto a árvore baixa!

 Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca.

"Eu, o Senhor, falei, e o farei".

Ezequiel 17 fala sobre o cativeiro babilônico, quando Israel é levado cativo; mas também é liberada uma palavra de esperança. Este cativeiro é fruto da desobediência de Israel. O Senhor zela por princípios, cumprir princípios traz bênçãos.


É bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, que medita dia e noite na Palavra do Senhor. Ele é comparado à uma árvore plantada junto às correntes de águas, dá o seu fruto, suas folhas não murcham e tudo quanto faz é bem sucedido.

Lendo Ez 17.24 eu pensei no Deus que interfere na desigualdade. Ele pode mudar. Ele pode abater o espírito altivo, mas Ele sabe cuidar muito bem da arvorezinha. Ela além de crescer bem alto, todos saberão.

O seu crescimento será notório, será permanente, quando firmado na Palavra. Projetos pequenos podem se tornar visíveis e reconhecidos quando firmados em princípios.

O Senhor sabe onde estão as arvorezinhas, elas não passam despercebidas aos olhos do Senhor Jesus, vão crescer!

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Filemom animava as pessoas!

Meu caro irmão, o seu amor tem me dado grande alegria e muita coragem, pois você tem animado o coração de todo o povo de Deus. Filemom 1.7

Esses dias em um passeio,  uma apresentação de carros da Hot Wheels, o apresentador cumpriu muito bem o seu papel de animar o público, embora ali as pessoas já estivessem um tanto animadas, em um ambiente descontraído.

Agora pense sobre animar pessoas que estão com o espírito abatido, a alma angustiada, ou que não estejam em um momento bom, é mais difícil não? Na vida podemos  influenciar as pessoas,  e que  seja positivamente. Podemos encorajar, podemos animar.

Filemom é o tipo de pessoa que todos gostariam de ter por perto. Um amigo que te anima; até mesmo o apóstolo Paulo foi animado por ele.

Devemos ser fortes, corajosos, Deus ordena a Josué que tivesse bom ânimo, para que ele conquistasse a terra prometida.

Pode ser que você não tenha um amigo como Filemom, alguém pra te dizer boas palavras, mas tem um amigo muito especial, nosso amigo Espírito Santo, Ele nos anima, Ele nos fortalece.

Anima-te no Senhor.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Não adianta ficar com manha, o tempo da aflição não é de estagnação. Cresça!

Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto.

Jeremias 29:5

Que versículo abençoado, não? Mas você sabe o contexto dele? O povo de Israel por se afastar do Senhor, por cultuar outros deuses, por não se apegarem ao único e verdadeiro Deus, é levado cativo para a Babilônia.

O cativeiro duraria 70 anos e embora falsos profetas estivessem profetizando o contrário, Jeremias, levantado pelo Senhor, profetiza que deveriam construir, plantar, casar, ter filhos, deveriam multiplicar e não diminuir. Deveriam inclusive procurar a paz e orar pela Babilônia, pois assim teriam paz também!  Chegaria o dia em que voltariam para a terra da promessa.

Tem situações que duram muito mais do que gostaríamos, melhor mesmo era nem ter entrado nela, né? Mas Deus sabe como trabalhar em nós. Lembre-se: sua situação atual não é definitiva; mas ela também não vai durar menos só porque eu quero ou por me achar a "filha querida do Senhor". 

Filhos queridos são corrigidos, Deus corrige a quem ama. Não adianta ficar com manha! É melhor trabalhar, edificar, crescer e multiplicar. Há uma promessa: o retorno à terra da promessa. Enquanto não chega, se mova!

O tempo da aflição não é de estagnação. Não adianta viver em pé de guerra, não é que você vai fazer acordo, abrir mão de seus princípios, mas tem crescimento nesta situação que você está enfrentando!

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Creia, essa amendoeira vai florescer!

Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

Jeremias 1:12

A amendoeira tem um grande simbolismo nesse tempo bíblico. Era a primeira a florescer, ainda mesmo no inverno.

Ela aparece nesta conversa de Deus com o profeta Jeremias. Jeremias estava se sentindo incapaz para propagar a palavra que Deus tinha colocado em sua boca, mas Deus deposita a sua Palavra em quem Ele quer, daí darem crédito ou não é problema dos outros não nosso.

E Deus fala: Eu velo sobre a minha Palavra. Deus cuida da Palavra, ela não caduca, não prescreve, não morre de velha. Deus está ali cuidando, hoje é dia de colocar em ação a promessa na vida da Marta, do Marcio, na sua vida. O cronograma de Deus não falha, Ele é Senhor do tempo.

A amendoeira floresce ainda no inverno, como se avisando: vem um novo tempo aí. Deus está velando e Ele nos dará sinais desse novo tempo. Como aprendi neste tempo de pandemia, como vi o trabalhar de Deus, sinais em tempos difíceis. O Senhor é dono do tempo. Creia, essa amendoeira vai florescer! 

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Ele cria...para o nosso regozijo!

 "Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio"; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo.

Is 65:18

Tanta beleza natural temos no mundo, tantas paisagens deslumbrantes, tudo criado pelo Senhor. 

O Pai criou para que pudéssemos desfrutar.

Ontem assistindo um programa com o meu esposo, onde um casal escolhia uma casa para comprar, eles procuravam a que tinha o melhor ângulo para um lago maravilhoso de lindo.

Penso que Deus não criaria algo tão lindo e nos impediria de desfrutar. Se existe, é porque o Senhor pode nos conectar a este lugar. 

Deus criou o Éden e colocou o homem lá. O homem se afastou do Criador e perdeu o acesso, mas o Senhor não desistiu de nos ver felizes.

Aqui me refiro à nova Jerusalém,  onde flui  o rio da vida, rio cujas águas alegram a cidade de Deus, águas que trazem vida e cura. Um lugar que o Senhor preparou para os seus eleitos, através da infinita graça do Senhor Jesus. Que privilegio fazer parte desta família. Não é só  para quem tem dinheiro ou influência; o pobre não é privado de fazer parte, o acesso a este lugar é ofertado a todos.

 Um lugar criado pelo Senhor, um lugar de alegria, um lugar de regozijo, pra sempre!





domingo, 3 de outubro de 2021

Vai e conta tudo pra Ele!

Isaías 37:14

Ezequias, rei de Judá, recebeu uma terrível afronta do rei Senaqueribe, rei da Assíria. Terrível no sentido humano, pois como está escrito em 2 Cr 32.8:

"Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas."

Nossas atitudes nos dias da adversidade, nos dias em que nos sentimos fracos, nos dias em que você se sente indeciso ou até mesmo com medo, são essas atitudes que são determinantes para nossa vitória ou derrota. Ezequias recebeu uma carta de afronta: ele leu, ele a estendeu perante o Senhor. Outros talvez nem abririam a carta e ficariam chorando de medo.

Judá pertence ao Senhor, você acha que Deus não ouviu as afrontas? Mas mesmo assim Ezequias sobe à casa do Senhor, e apresenta aquela carta. Eu fico imaginando Ezequias falando: Está aqui Senhor, tudo que falaram. O Senhor vai deixar "barato"? Estão falando que o Senhor não pode nos livrar. Estão questionando a nossa confiança!

O Anjo do Senhor destruiu o exército dos assírios; 185 mil homens morreram. Senaqueribe teve que voltar pelo mesmo caminho em que veio.

É Ele que trava as nossas batalhas, vai e conta tudo pra Ele.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Inscritos para a vida!

O profeta Isaías é chamado por Deus para exortar o povo de Israel, uma nação que mesmo tendo vivido,  presenciado tantos milagres, mesmo após tantas instruções, está agora prestes a ser subjugada, seria levada cativa por desobediência a Deus.

Porém, havia um grupo de pessoas  escolhidas por Deus, eram inscritas para a vida. Is 4.3

Por mais regalada que a vida terrena possa ser, nada, absolutamente nada, se compara a plenitude da vida eterna com Jesus.

O apóstolo Paulo compara nossa vida cristã com a de um atleta, devemos correr para alcançarmos uma coroa incorruptível.  É necessário se inscrever para essa maratona. 

Entregamos nossa vida para o Senhor  Jesus e a cada dia vencemos os desafios desse mundo, lutamos para melhorarmos enquanto servos, crucificamos a carne, renunciando os desejos carnais para que somente Jesus apareça através de nós. Vencer essa maratona deve ser o nosso alvo, nosso concorrente não é quem está do nosso lado, mas precisamos melhorar a cada dia, sermos semelhantes a Cristo.



quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O seu discurso te ajuda na prática?

Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas.

Jó 4:1,3 (o seu discurso te ajuda na prática?)

O sofrimento de Jó ecoa até hoje. Por que o justo sofre? Jesus nos preveniu que teríamos aflições neste mundo. As provações revelam o que temos no coração.

Para Elifaz, amigo de Jó, o justo não sofre. Para ele, os problemas são frutos de erros, mal sabia que o próprio Deus tinha permitido todo esse sofrimento na vida de Jó. Mas Elifaz diz algo que me faz refletir: Você ensinou muitos, tem animado os fracos e agora que chega a sua vez de sofrer, você perde a paciência e a coragem.

Tem uma hora, em algum ponto da vida, que passamos da teoria pra prática. Aquilo que ensinamos, que defendemos, que cremos, passamos a viver na prática. E como temos saído? Bem sucedidos?

Jó foi aprovado com louvor pelo próprio Deus. Às vezes falamos sobre ter paciência, sobre saber esperar, mas não damos conta de esperar nem uma pipoca de microondas. Falamos sobre consolo, conforto, mas nunca se perdeu ninguém. 

Deus sabe como ajustar nosso discurso. Este ajuste muitas vezes não é fácil, e que possamos ser aprovados. Tal como Jó, que a nossa história seja escrita, que nosso testemunho edifique outros.

sábado, 7 de agosto de 2021

Novas habilidades, para sua sobrevivência!

"cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma." Ne 4:17

Eu sou um só...não tenho como fazer duas coisas ao mesmo tempo! Já ouviu de alguém? Ou já falou isso pra alguém? 

Temos um grande potencial e podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

 Neemias estava edificando os muros de Jerusalém, os invejosos arderam em ira. Para manter o que estavam construindo, para se defenderem, ao mesmo tempo em
que trabalhavam com uma mão, seguravam a arma com a outra.

 A necessidade faz isso. Todos temos alguma aptidão natural, mas podemos desenvolver habilidades.

Deus poderia defender Neemias e os que estavam ali trabalhando, mas Deus deixou a cargo deles, lógico que em todos os momentos Deus estava de olho nos inimigos,  e poderia dar cabo deles. Mas Deus deu estratégias. Estavam edificando o lado espiritual, reparando os muros de Jerusalém, mas tinham que se defender usando armas.

Equilíbrio. Edifique seus muros, junte tesouros nos céus, lá a traça não corrói, mas enquanto estivermos aqui, o Senhor nos dará estratégias para vencermos os inimigos, as adversidades.

Novas habilidades, para sua sobrevivência!

terça-feira, 27 de julho de 2021

Subitamente, muito depressa!

Ezequias quando do restabelecimento do Culto de Deus!

Ezequias e todo o povo se alegraram por causa daquilo que Deus fizera para o povo, porque, subitamente, se fez esta obra.
II Crônicas 29:36

Outra versão diz: "pois tudo isso aconteceu muito depressa."

Ezequias ao assumir o reino de Judá, restabelece o Culto ao Senhor. No reinado de seu antecessor, Acaz, seu pai, a idolatria tomou conta, ele destruiu os utensílios da casa do Senhor, fechou a porta da Casa do Senhor.

Ezequias abriu as portas da Casa do Senhor, ordenou que os levitas se santificassem, que santificassem a Casa do Senhor, que a imundícia fosse tirada do santuário. Ele fez aliança com o Senhor.

A casa do Senhor ficou em ordem com os utensílios em seus devidos lugares.

Então Ezequias ordenou que se oferecesse holocausto sobre o altar, os levitas foram estabelecidos na Casa do Senhor,  cânticos foram entoados,  o povo se prostrou diante do Senhor.

O povo se alegrou, trouxeram sacrifícios e ofertas de ações de graça, além de holocaustos ao Senhor em grande número.

Assim o ministério da Casa do Senhor foi estabelecido. E toda essa obra aconteceu muito depressa, subitamente. O povo se alegrou com tudo que o Senhor fez.

Ezequias priorizou a Casa do Senhor, ele restabeleceu o Culto ao Senhor. Ele priorizou a ordem na casa do Senhor, com cada utensílio em seu devido lugar. A Casa foi limpa. O Altar estava em ordem. Devemos priorizar o Senhor na nossa vida, o nosso Altar deve estar em ordem; como Ezequias, nossa aliança com Deus deve estar intacta.

O Senhor agiu depressa em favor deles.
Quando o Senhor encontra um Altar onde Ele é adorado verdadeiramente, Ele vem. Penso que tão logo eles começaram a trabalhar em prol da Casa do Senhor, Deus já começou a trabalhar em favor deles. O resultado é que tudo aconteceu depressa. A obra foi concluída rapidamente. Quando o Senhor encontra em nós predisposição para o adorar,  sem que a gente saiba,  Ele já está trabalhando, e de repente nós contemplamos a conclusão da obra, de um projeto, da realização de um sonho e tantas outras coisas que em nossas limitações levamos anos planejando! Devemos planejar, descansando nEle; devemos executar, descansando nEle. Subitamente, Ele vem e conclui a obra!

domingo, 25 de julho de 2021

"vai só, age e sê forte" 2 Cr 25.8

Tem pelejas, guerras, fights...que são nossas mesmo! Não adianta querer envolver os pais, cônjuge, irmãos ou filhos. Não adianta chamar  a tia que você ama demais e te enche de carinho. Não os culpem por não estarem com você, eles estariam se pudessem.  Não adianta querer terceirizar. É necessário levar você mesmo pra guerra;  ou você vai sozinho, luta e vence ou perde de vez. Precisa ter posicionamento, demanda coragem, exige comprometimento com você mesmo. É você que precisa orar e confiar na direção que Deus está te dando! É você que precisa da mudança, é você que precisa da bênção!

Houve uma guerra no reinado do rei Amazias contra os edomitas, descendentes de Esaú.

Ele reuniu Judá e entre eles havia trezentos mil homens capazes para a guerra; também contratou de Israel cem mil homens valentes por cem talentos de prata. Só que essa aliança não agradou ao Senhor, Deus ordenou que não os deixassem ir:

Porém certo homem de Deus veio a ele, dizendo: Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porque o SENHOR não é com Israel, isto é, com os filhos de Efraim.
II Crônicas 25:7

Porém vai só, age e sê forte; do contrário, Deus te faria cair diante do inimigo, porque Deus tem força para ajudar e para fazer cair.
II Crônicas 25:8

Os filhos de Efraim ficaram irados, voltaram para casa ardendo em ira.

Amazias também não gostou porque já tinha investido valores nesta aliança com os filhos de Efraim.

Disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? Respondeu-lhe o homem de Deus: Muito mais do que isso pode dar-te o SENHOR. II Cr 25:9

Amazias estava preocupado com valores, com a perda do investimento feito. Penso  que ele não teve a preocupação de buscar a vontade do Senhor. A Bíblia fala que ele fazia o que era reto perante o Senhor, mas não com inteireza de coração. Deus não estava com Efraim; como se associar com quem Deus não está? Um coração que não é totalmente voltado para Deus se torna presa fácil, não tem discernimento, já não vê a necessidade de buscar ao Senhor antes de grandes decisões e também daquelas que pensamos não ter grandes impactos na nossa vida.

Deus é tão misericordioso que apesar dos nossos erros, Ele ainda nos instrui,  nos alerta e ainda diz: muito mais pra te dar tem o Senhor!

Amazias se animou, venceu os edomitas.

A Palavra pra hoje é: vá e vença, no nome do Senhor Jesus! Precisamos confiar no Senhor.

A nossa confiança precisa estar inteiramente no Senhor! Se Amazias fosse acompanhado ele seria derrotado. Ele chegou ao ponto de pagar, pra não ter que ir sozinho! Deus nunca nos cobrou nada para estar conosco. Confie no Senhor, com inteireza de coração!

sábado, 17 de julho de 2021

Pode descansar, já estão voltando pra casa!

Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos; cada um volte para sua casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do SENHOR, desistiram de subir contra Jeroboão.

II Crônicas 11:4

12 tribos de Israel. Seus pais lutaram juntos, até mesmo murmuraram juntos, viram tantos milagres, e conquistaram  juntos a terra prometida. Após a morte do rei Salomão, as tribos vieram a se separar por questões sociais e tributárias. As tribos do norte estavam debaixo de dura servidão e altos impostos. Tribos do norte, 10 tribos, e tribos do sul, 2 tribos.

Um dia as tribos do sul resolvem subir contra os seus irmãos do norte, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra. Mas o Senhor mandou que voltassem para casa, e eles foram obedientes ao Senhor. Eram irmãos com a intenção de lutarem entre si.

Estava refletindo sobre quantos livramentos que o Senhor nos dá que nem ficamos sabendo. O inimigo com suas artimanhas está sempre procurando uma brecha, mas o Senhor dá ordens, volta! Ninguém vai lutar contra a Marta, ninguém vai lutar contra você que está lendo neste momento. 

E se porventura pelejarem, nós sabemos que tudo está no controle do Senhor, não prevalecerão. Jr 1.19. 

Pode descansar, já estão voltando pra casa! 

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Um erro e setenta mil vidas ceifadas!

O recenseamento, controle de efetivo, fazem parte de uma boa administração e organização. As cidades, países, fazem censo de sua população. As forças armadas fazem controle de seus homens para verificar faltas ou atė mesmo baixas.

Êxodo 30 fala sobre as diretrizes do censo.
Qual o mal em Davi fazer o censo do povo? O próprio Davi reconhece que procedeu loucamente em fazer tal censo.

Nem Joabe, comandante do seu exército, conseguiu dissuadir Davi de tal ideia, isso não lhe pareceu bem aos olhos.

I Crônicas 21:1 diz "Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel."

Em todas as pelejas e batalhas Davi sempre consultava ao Senhor, o Senhor era com ele.
Davi não vencia simplesmente por ser um bom guerreiro, ele era escolhido e de repente ele decide quantificar o seu potencial.

Devemos apostar em nosso potencial, Deus disse a Josué: sê forte e corajoso. O Senhor espera de nós um posicionamento. Mas o Senhor sabe quando colocamos o potencial, o achar que posso antes da dependência DEle, antes da confiança nAquele que tudo pode!
Davi estava confiando em números, Deus nunca precisou de quantidade pra vencer uma batalha. Deus nunca precisou de cenários prováveis para agir.

Isso custou caro a Israel, o erro de uma liderança, o agir em desconformidade à Palavra de Deus, pode trazer dor e sofrimento aos liderados. Deus ofereceu a Davi três tipos de castigos:

"Ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o Anjo do SENHOR causem destruição em todos os territórios de Israel" I Crônicas 21:12

E Davi escolheu cair nas mãos do Senhor, porque muitíssimas são suas misericórdias, mas não caia nas mãos do homem. Enviou o Senhor peste a Israel e caíram setenta mil homens.

Um erro e setenta mil vidas ceifadas.

Toda vez que eu confiar nas minhas posses, no meu potencial, eu nunca verei o agir de Deus operando nas impossibilidades. Deus não vai agir onde eu limito os resultados aquilo que eu sei. Toda vez que apresentamos ao Senhor o nosso potencial e reconhecemos, de coração, a nossa  dependência DELe,  o Senhor nos dará "insights" que nos ajudarão à lidar e resolver  problemas de uma forma muito além das nossas limitações.

Davi fora incitado pelo inimigo, vigiemos! Tenha ao seu lado pessoas que tenham coragem e a bondade de te impedir de agir de forma insana. Se preciso for, expulsa de você mesmo todo mal em nome do Senhor Jesus. Mão na cabeça e expulsa todo mal.

Senhor, nos livre de todo mal, não nos deixe confundidos!

Davi assumiu seu erro, se arrependeu, ofereceu um sacrifício ao Senhor e o Anjo colocou sua espada na bainha. Vigiemos! 

terça-feira, 29 de junho de 2021

Homens, vós sois irmãos; por que vos ofendeis uns aos outros?

Ex 2.13; Atos 7:26

Moisés ao se deparar com dois irmãos seus, hebreus, brigando, ele tenta reconduzí-los a paz. Essa foi a reação de Moisés.

Como cristãos, seguidores de Cristo, nossa reação não poderia ser diferente, não estou dizendo de sair por aí entrando em brigas alheias, separando um e outro; mas somos sal e o papel de alertar o mundo cabe a nós:  há um estado original das coisas, não fomos feitos para brigar.

Em Ec 7.29 diz que "Deus fez o homem direito, mas eles buscaram muitas invenções" e daí surgiram as perversões, inversões de valores...

Muitos comportamentos, atitudes,  novos tipos de relação, podem estar se tornando comuns, cada vez mais frequentes, mas não são normais. Não foi o que Deus estabeleceu. Ah mas temos um "novo normal" mas eu te garanto que somente perseverando nos valores e princípios estabelecidos por Deus teremos acesso ao "novo céu"

Não, não é esperado que irmãos briguem, que "matem" um ao outro com palavras e atitudes. Isso é exceção. Seja no ambiente familiar, seja na família de Cristo, ou em qualquer outra organização. Como membros do corpo de Cristo todos têm importância e devemos um ao outro amor e respeito. Devemos amar uns aos outros como Jesus nos ama,  se preciso devemos nos esforçar e aprender a amar, de forma que esse amor não seja fingido.

O aumento da maldade faz esfriar o amor e isso reflete nas atitudes e comportamento do ser humano. Quanto mais o homem está distante de Deus, que é o próprio amor, ele se perde, se torna presa fácil das artimanhas do inimigo e começa a viver enganado em suas próprias interpretações daquilo que Deus já estabeleceu como ordem.

Nós podemos deixar que o amor de Deus inunde nosso coração, esse amor que não confunde, que traz clareza, em um mundo com tanta inversão de valores, não seremos confundidos se formos guiados pelo Senhor através da sua Palavra.














sábado, 19 de junho de 2021

Não seremos envergonhados!

Salmos 119.49, 116

Promessas. As promessas de Deus nos animam, não é uma promessa feita por A ou B, que amanhã pode nos frustrar, mas por Aquele que prometeu estar conosco todos os dias. Não é uma promessa feita por alguém que amanhã passa se esquivando de você porque sabe que não tem condições de cumprir. 

O Salmista fala com o Senhor: Lembra-te da promessa, estou esperando por ela. Quem espera é porque tem esperança de que algo vai acontecer. A bíblia fala que a esperança que se adia adoece o coração, mas o desejo cumprido é árvore da vida.

Veja: você não vai esperar até ficar fraco, desnutrido ou até mesmo envergonhado.
O Salmista pede: não permitas que a minha esperança me envergonhe. Estamos amparados em uma promessa, essa promessa é pra vida. 

O Salmista estava esperando, sua fé estava firmada na Palavra, penso que muitas ações foram tomadas tendo em vista esta promessa, não, ele não seria envergonhado. 

Não sei a promessa que você espera, a promessa que Deus te fez, mas quem confia no Senhor não será envergonhado.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Deus dos montes...e dos vales!

 Ben-Hadade, rei da Síria, juntamente com trinta e dois reis cercaram Samaria e pelejou contra ela. Israel estava sitiado e não mostrou resistência ao concordar em se sujeitar ao domínio sírio.


Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus.

Acabe, rei de Israel, respondeu: Seja conforme a tua palavra, ó rei, meu senhor; eu sou teu, e tudo o que tenho.
I Reis 20:3-4

Mas Ben-Hadade mandou outra mensagem ao rei de Israel informando o que de fato ele quis dizer: você precisa me entregar a prata, o ouro,  mulheres e filhos. Amanhã meus oficiais irão vasculhar o teu palácio, a casa dos seus oficiais e trarão tudo o que você considera de valor. Acabe reúne as autoridades de Israel e diz: "este homem procura o mal" e eles respondem: "Não lhe dês ouvidos, nem o consintas."
I Reis 20:8

Isso não agradou Ben-Hadade, que convocou  seu exército e os trinta e dois reis que se puseram de prontidão contra a cidade. Ben-Hadade confiava no tamanho do seu exército, cantou a vitória mesmo antes da peleja,  mas Deus através de um profeta garantiu a vitória ao povo de Israel, aquela multidão seria entregue nas mãos do rei de Israel.

Acabe sendo um homem mau, fazendo tudo o que era mau aos olhos de Deus, tendo casado com Jezabel, serviu a Baal e o adorou. Agora ele está tendo uma chance de recomeçar.

Ao meio-dia partem pra peleja enquanto o rei sírio e os outros trinta e dois reis estão se embriagando. Os sírios são vencidos, eles fogem, Israel os persegue. Ben-Hadade escapa com alguns cavaleiros. O rei de Israel causa um grande estrago, destroçando carros e cavalos.

Acabe é exortado à ser forte. Os inimigos voltariam. O Senhor mais uma vez prometeu a vitória ao povo de Deus. Devemos ser vigilantes, nossa confiança deve estar em Deus. O preparo deve ser contínuo.

Os sírios não reconhecem a derrota e ainda afrontam o Deus de Israel.

"Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos contra eles em planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles." 1 Reis 20.23.

O dicionário Priberam traz essas definições:

Monte: Elevação de terreno (mais alto que a colina, 
menos extenso que a montanha).

Montanha: Monte elevado e de cume extenso.

Vale: Espaço entre duas montanhas.

Planície:  Terreno plano de grande extensão; campo liso e extenso.

Quando o filisteu Golias afrontou Davi ele responde: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." I Samuel 17:45

A afronta não era para Davi, mas para o Senhor. O Senhor é o Deus todo poderoso, não há terreno difícil para o Senhor, o Senhor não precisa analisar previamente o grau de dificuldade das situações para ver se entra ou não. Pelo contrário, pertencemos ao Senhor, e Ele prometeu estar conosco quando passarmos pelas águas; pelos rios, nós não afogaremos, se passarmos pelo fogo, as chamas não nos queimará. Is 43.2-3

Como ousa Ben-hadade tomar a prata, ouro, mulheres e filhos? Tudo pertence ao Senhor. Aqui está a importância de termos ao nosso redor pessoas sábias,  pessoas que se importam. Os anciãos, as autoridades de Israel deram a sábia orientação ao rei: "Não lhe dês ouvidos, nem o consintas." Não devemos fazer quaisquer concessões ao inimigo. Que vergonha e sofrimento isso causaria a Israel. Nossa casa, nossa família, tudo que temos e somos pertencem ao Senhor.

O inimigo não aceita que Ele é um derrotado;  há quem tenta minimizar o tamanho das nossas vitórias e conquistas, dizendo que não foi bem uma luta, o processo não era tão difícil ou concorrido assim, mas só quem passa pelo processo pode falar a respeito. E nós devemos sempre reconhecer: foi o Senhor quem fez! A peleja pertence ao Senhor, a afronta foi para o Senhor:
"lets the second round comes" deixe a segunda rodada vir!

Os sírios tem a "capacidade" de propor uma nova peleja, agora em planície. Os deuses deles seriam especialistas nas planícies, nós vales? Eles propõe ao rei Ben-hadade a formação de um novo exército nas mesmas proporções do anterior, só que a peleja seria agora na planície.
"O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome." Êxodo 15:3
Decorrido um ano, vão à peleja contra Israel; de um lado um exército numeroso, do outro lado Israel, "como dois pequenos rebanhos de cabras". E novamente Israel sai vitorioso. Em um único dia, cem mil homens morrem da parte dos sírios. Os que fugiram, entraram na cidade e um muro caiu sobre eles, morrendo vinte e sete mil homens. Ben-Hadade foge, e se esconde de casa em casa.

Acabe aceita fazer aliança com Ben-hadade, como fazer aliança com o próprio inimigo? Ele é repreendido pelo profeta do Senhor  e volta desgosto para casa.

Estejamos vigilantes, sempre. Confiando no Senhor, sempre. É  o Senhor quem adestra nossas mãos para a peleja e os nossos dedos para a guerra.

sábado, 29 de maio de 2021

Absalão, o homem que furtava coração!

Absalão era celebrado em Israel por sua beleza, não havia "defeito", mas aquela "embalagem" atrativa, escondia um homem perverso.

Ele usurpou o reino do próprio pai, rei Davi, usando de muita maldade, o que lhe era peculiar. Ele roubava o coração dos homens, isso mesmo. Ele ficava na porta da cidade e atendia todo homem que trazia uma demanda pro rei, ele conversava com a pessoa e dizia: a sua causa é justa mas "não tem ninguém pra te atender da parte do rei." Tudo mentira. Quem me dera ser juiz e assim fazer justiça. Quando as pessoas estendia a mão para o cumprimentar, ele pegava e beijava. 

E assim ia furtando o coração de todo Israel. 
2 Sm 15.6

*Não adianta a beleza se não tem um caráter íntegro.

*Há pessoas que para assumirem posições, ou para manter posição ou prestígio,  elas começam praticando furto, nos bastidores elas vão jogando um contra o outro.

*Peça ao Senhor sabedoria, aposte em seu potencial.

*Guarda o seu coração, dele procedem as fontes da vida.

Moisés pede ao Senhor um tempo de equilíbrio, uma compensação pelo tempo da aflição e adversidade!

Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.

Salmos 90:15 Oração de Moisés.

Qual a finalidade das aflições e provas que passamos?
Em Dt 8 uma geração que estava prestes a herdar a terra prometida, é exortada a ter em memória os benefícios do Senhor.

Os pais haviam sido sustentados com maná no deserto, que eles não conheciam, a finalidade era: "para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem." Dt 8:16

A finalidade era fazer bem. Foram provados no deserto por quarenta anos, para que fosse revelado o que estava no coração. Para que quando estivessem adquirindo riquezas, edificando casas, multiplicando o gado e o ouro, não se esquecessem do Senhor e dissessem no coração: a minha força, o poder do meu braço me fizeram adquirir essas riquezas;  mas se lembrariam de que é  o Senhor que dá forças para adquirir riquezas.

É nas provações que estaremos "no limite", é nas provações que descobrimos quem realmente somos. Compare suas reações em tempos de alegria e em tempos de aflições, elas são parecidas? Você se reconhece?

Que nas aflições o Senhor encontre em nossos corações temor a Ele.

Neste Salmo, oração de Moisés, ele  pede ao Senhor equilíbrio, ele pede uma compensação ao Senhor. Um tempo de gozo, alegria, pelo tempo em que estiveram em aflição, pelos anos em que suportaram a adversidade.

Eu creio que o Senhor pode fazer isso por nós. Passamos por aflições, mas também desfrutamos de bênçãos aqui.

Moises também fala sobre a brevidade da vida. A vida passa muito rápido, a vida é um sopro. Ele pede ao Senhor um coração sábio.

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
Salmos 90:12

Apenas com um coração sábio tomaremos decisões em nossa lida diária que de fato nos levarão a ter a eternidade com o Senhor. E então nosso gozo será eterno.

Deus abençoe!

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Uma carta, uma sentença de morte!

2 Sm 11-12

Era tempo em que os reis costumavam sair para a guerra. Davi envia Joabe, comandante do exército e seus homens, porém ele fica em Jerusalém.

Era tempo de guerrear, porém Davi ficou em casa; de casa mesmo ele entra na pior batalha, na pior guerra de sua vida pessoal. Ele comete um adultério. Em uma tarde, em plena luz do dia, imagino uma tarde ensolarada, os reis e seus homens estavam na guerra, Davi estava deitado, sem fazer nada, ele se levanta, e andando no terraço da casa real, ele avista uma mulher.  Bate-Seba, muito formosa, tomando banho, manda perguntar quem é ela.

Ela era mulher de Urias, Urias estava na guerra. Davi manda trazê-la, ela poderia ter recusado? A bíblia diz que ela veio, deita-se com ela, ela engravida.

E então Davi traça um plano mortal para o inocente Urias.

Manda chamá-lo da guerra, para que em casa, ele estivesse com sua mulher, e então a questão da gravidez seria resolvida. É filho de Urias. E o pecado de Davi estaria encoberto, não perante Deus, certamente!

E Urias vai até Davi, que pergunta como está Joabe, sobre a guerra e começa então a executar todo seu plano.

Urias era um homem de princípios, um homem íntegro. Davi também tinha princípios, um homem que sempre consultava ao Senhor, um homem que já tinha sido vitorioso nas mais diversas batalhas, mas agora estava perdendo esta batalha tão importante, esta batalha tão pessoal, dominar seu próprio eu, sua própria carne. Grandes homens, homens e mulheres de Deus,  podem levar  todo um ministério ao fracasso se não dominarem a si próprio. Nossa carne precisa ser mortificada, para que possamos ser cheios do Espírito Santo, da presença do Senhor.

Davi manda que Urias desça atė sua casa, e ainda lhe oferece presente.

Eu imagino que Urias pode ter pensado: o rei me chamando em plena guerra, me mandando ir pra casa e ainda me oferece um presente?

Os militares prezam muito a lealdade, o  cumprir da missão, algo destoava nesse discurso de Davi.

E Urias dorme ali mesmo, na porta da casa real, fugindo da aparência do mal, porque quem tem princípios não coloca sua reputação em risco.

"A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa." II Samuel 11:11

E Davi faz uma nova tentativa, um comportamento totalmente inadequado a um rei, chefe de estado: "Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa." II Samuel 11:13

E então Davi dá o seu golpe fatal.

Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias.

Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.
II Samuel 11:14-15

E se Urias tivesse lido a carta? Não, ele era um homem confiável. Penso que ele conduziu aquela correspondência com muita responsabilidade.

Joabe manda notícias da guerra, que Urias tinha morrido. Davi manda como resposta a Joabe: "Não pareça isto mal aos teus olhos, pois a espada devora tanto este como aquele"

Urias morre, inocentemente. Sua mulher vive o luto e então Davi manda "buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR."
II Samuel 11:27

Davi é repreendido duramente pelo Senhor, através do profeta Natã.

Tantas coisas o Senhor tinha feito por ele, ungido rei, livrado das mãos de Saul, dado as mulheres do seu senhor e se faltasse alguma coisa, Deus poderia ter acrescentado. E Davi desejou, cobiçou a mulher do pobre Urias.

Como isso desagradou ao Senhor!

"Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol."
II Samuel 12:10,12

Davi se arrependeu, Deus o perdoou, mas as consequências foram pesadas. A começar pelo bebê que morreu, a partir daí uma série de desequilíbrios ocorrem no âmbito familiar.

Precisamos dominar nossos desejos, vigiar no que colocamos diante dos olhos, no que pensamos ou falamos.

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Romanos 8:13

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Queremos um rei! (Saiba lidar com a rejeição!)

1 Sm 8

Temos livre arbítrio, e as vezes o ser humano se sente na razão, mesmo que insana, de pedir para si um rei.

Vão até o profeta Samuel: Olha, já estás velho. Queremos um rei como todas as nações.

Isso não agradou Samuel, que orou ao Senhor. E aqui fica algumas lições:

Saiba separar: nem toda rejeição é para você diretamente, mas para quem ou aquilo que você representa. O povo rejeitou o próprio Deus. 

Deus mandou Samuel atender o povo em tudo, tuuudo; eles não  tinham rejeitado Samuel, mas o Senhor de reinar sobre eles.

Deus mandou Samuel advertir "solenemente" o povo, explicando quais seriam os direitos de um rei sobre eles: filhos e filhas seriam tomados, o melhor da lavoura... mas estavam decidos: Queremos um rei!

Algumas pessoas ficam tão abaladas com o término de alguma relação, seja afetiva, profissional, que tudo que elas fazem é esbravejar palavras ruins, não conseguem traçar um plano de ação.

Deus não! Advertiu solenemente!

E quando esse dia chegasse, eles clamariam ao Senhor para os livrar da péssima decisão de terem escolhido um rei: "mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia."

O Senhor tem prazer em nos livrar, em nos atender, mas o povo tinha rejeitado todo um histórico de cuidados.

Algumas pessoas se sentem tão fragilizadas emocionalmente que ao menor sinal de aproximação, elas se entregam novamente aquela situação degradante.

Deus foi rejeitado pelo povo, mas demonstrou firmeza. Somos feitos à imagem e semelhança do próprio Deus. Nós temos condições de lidar com nossos sentimentos, não se entregue à uma relação ou situação doentia, peça forças ao Senhor que Ele te dará graça para lidar com toda e qualquer situação.

Você é forte!

Que Deus te abençoe!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Não faça concessões ao inimigo. Resista, que ele fugirá de vós.

I Samuel 11

Jabes-Gileade estava sitiada, e propõe fazer aliança com o inimigo Naás; mas a proposta recebida era de que todos os homens teriam vazados os olhos direitos.

Eles pediram sete dias para caso não encontrassem alguém para os livrar, se entregariam.

O inimigo é astuto, ele deseja tirar o nosso poder de visão. Um homem sem visão, sem foco, sem firmeza nos princípios do Senhor, é um homem com andar errante. Um dia ele pede o olho direito, o que já é meio caminho andado para dominar todo o corpo. Nosso campo de visão não pode estar limitado. Se preciso for, o Senhor pode abrir nossos olhos. É através do olhar confiante no Senhor que teremos vitórias.

Os homens de Jabes vão buscar socorro por todos os limites de Israel.

Chegando a Gibeá de Saul, os mensageiros relatam este caso ao povo e todo o povo chorou em voz alta.

Choraram apenas, mas não esboçaram reação, ou qualquer tentativa de ajudar.
Choro não intimida o inimigo. Se nos mostrarmos frouxos no dia da angústia, nosso força será pequena.

Saul tomou ciência da situação; o Espirito de Deus se apossou de Saul quando ouviu aquelas palavras. Ele ficou irado e tomou uma atitude que causou a reação imediata daquele povo, pegou uma junta de bois e cortou-os em pedaços e os enviou a todos os territórios de Israel por intermédio de mensageiros que dissessem: assim se fará aos bois daqueles que não seguirem Saul e Samuel.

Perder os bens, os bois, doeu mais nesses homens do que a possibilidade de verem seus irmãos com os olhos direitos vazados.

"Então, caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem."
I Samuel 11:7

Pv 14:26-27 diz: No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.
O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.

Trezentos e trinta mil homens foram pra livrar Jabes-Gileade, feriram a Amom, de forma que os sobreviventes se espalharam e, não ficaram dois deles juntos.

Nossa confiança deve estar sempre no Senhor. O rei Josafá diante da invasão iminente dos filhos de Amom e Moabe, ele declara sua confiança no Senhor: "Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti." II Crônicas 20:12

Não é fazendo concessões ao inimigo que teremos vitórias. Nós devemos resistir, que ele fugirá de nós.

domingo, 25 de abril de 2021

Um Deus que nos vê! Jz 6-8

Israel fez o que era mau aos olhos do Senhor e por isso foi entregue nas mãos dos midianitas por sete anos.

Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações.
Juízes 6:2

Em tempos de adversidade, de medo, eles construíram tudo isso. Imagine o que poderiam fazer se estivessem na direção do Senhor?  Precisamos nos sentir seguros. Essas construções davam o sentimento de que estavam protegidos, mas continuavam sendo saqueados pelo inimigo, ficando debilitados. Nossas construções por mais suntuosas que possam ser,  são nada se não forem construídas alicerçadas no Senhor.  Israel estava sofrendo as consequências por ter se afastado do Senhor. Proteção e livramento é o Senhor quem dá.

Cada vez que Israel semeava, vinha os midianitas, os amalequitas e outros povos, vinham como gafanhotos, em número tão grande, e destruíam tudo. Não deixavam sustento algum, Israel estava debilitado.

É neste cenário que Gideão é chamado.

Para Gideão era impossível ser escolhido para tão nobre missão: livrar Israel das mãos dos midianitas.

O menor, da família mais pobre: Gideão via suas limitações; mas Deus via nele um homem valoroso.

O Anjo do Senhor lhe aparece, Gideão estava malhando trigo no lagar para  o pôr a salvo dos midianitas.

Era o menor, mas usa de uma estratégia para que não faltasse a subsistência em sua casa.

Era o menor, mas o Senhor recebe sua oferta após dar uma instrução.

Era o menor, mas pede um sinal ao Senhor e é atendido.

Quando apresentamos nossas limitações ao Senhor, Ele pode segundo a sua vontade, revelar o potencial que há em nós. O Senhor nos vê, e nos vê de forma diferente.

Era o menor, mas Deus o escolheu para derribar o altar de Baal, a idolatria.

Era o menor, e Deus o fez saber que grande é o Senhor. Com apenas trezentos homens Deus livrou Israel da opressão dos midianitas. Antes ele ouvia as maravilhas que seus pais contavam. Agora ele mesmo pôde contemplar.

Gideão foi chamado, uma oportunidade dada pelo Senhor. Nós devemos cuidar e zelar pela nossa trajetória. Ele foi projetado para o "sucesso" ao vencer uma nação inimiga, os midianitas, com apenas 300 homens. Ele entrou pra galeria dos heróis da fé. Mas uma decisão sua  sobre os despojos da guerra veio a ser laço a Gideão e à sua casa. Aprendo aqui que nossas conquistas devem sempre glorificar o nome do Senhor!

Nossas construções são nada se não forem construídas alicerçadas no Senhor. O Deus que tudo vê não divide sua glória com ninguém!



sábado, 10 de abril de 2021

"Deixa o meu povo sair em liberdade, para que me preste culto" Ex 10.3

O povo de Israel estava subjugado, escravizado, por mais de quatrocentos anos no Egito. A aflição, o clamor deles chegou até Deus. E Deus levanta Moisés para liderar esse processo para a liberdade. 

Deus dá ordem a faraó para que libertasse o povo para cultuar, prestar culto. Faraó estava com o coração duro e esta ordem se repete por algumas vezes Ex 7.16, 8.1, 9.1, 10.3

Cultuar envolve liberdade. Era desejo do Senhor que o povo estivesse livre para adorar. Hoje temos nosso direito de Culto garantido na Constituição Federal.  Somos livres para cultuar. Podemos sim cultuar ao Senhor em casa, com certeza que Deus nos ouve dentro de nossos lares, mas o salmista Davi desejou morar na casa do Senhor todos os dias de sua vida. Hb 10.25 fala da importância dos irmãos se reunir, encorajando uns aos outros.

E o Senhor dando orientação ao povo de Israel sobre o local do verdadeiro culto, Ele diz: "Guarda-te, não ofereças os teus holocaustos em todo lugar que vires;
Mas, no lugar que o SENHOR escolher" Dt 12.13-14

Culto é a nossa entrega em adoração ao Senhor. As nossas rotinas não podem tirar de nós o desejo genuíno de adorar ao Senhor. Ir à Igreja não pode ser algo mecanizado mas devíamos nos alegrar a cada oportunidade de estarmos na casa do Senhor!

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Instrução para os tempos de guerra.

Israel estava prestes a possuir a terra prometida; e Deus passa várias instruções, entre elas sobre a guerra. Essas instruções são muito válidas para nós hoje. Todos têm algum tipo de guerra, desafios, sejam pequenos ou grandes.

*Se na peleja, no desafio,  o teu "inimigo" o teu oponente, parecer maior e bem mais equipado do que você, não temais, o Senhor é com você. Dt 20.1

"Qual o homem medroso e de coração tímido? Vá, torne-se para casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração." Dt 20.8

Se você é medroso, você deve voltar pra casa; o medroso além de ficar paralisado diante da situação, ele ainda vai contagiar, contaminar,  os outros com o desânimo. Moisés quando mandou os 12 espias para a terra prometida, 10 voltaram com relatórios aterrorizantes: "é terra que devora seus moradores, terra de homens gigantes". Isso fez chorar todo o povo de Israel, murmurando, desejando voltar para o Egito, isso aborreceu o Senhor, desejando matar todos eles. Nr 13 e 14. Olha como esses 10 influenciaram todos com sua negatividade embora os relatórios de Calebe e Josué tenham sido cheios de ânimo: "possuamos a terra, prevaleceremos. É terra muitíssimo boa."

*"Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena" Pv 24:10

Você não precisa se sentir forte, basta se mostrar forte.  Esteja predisposto a ter ânimo, Jo 16.33. Algumas situações são muito difíceis, mas nós temos vida, e há força dentro de nós. Em 2 Co 4:16 diz que o nosso homem interior se renova de dia em dia.

Sê forte e corajoso!

quinta-feira, 25 de março de 2021

Você já ouviu falar?

Será que já houve um deus que resolveu ir tirar do meio de outra nação um povo para ser completamente dele, como o SENHOR, nosso Deus, fez com vocês? Vocês viram como ele mostrou o seu poder e a sua força; viram como ele, por meio de pragas e milagres maravilhosos, de guerras e feitos espantosos, tirou vocês do Egito. Deuteronômio 4:34


Wow, eu nunca ouvi falar de um deus como o nosso Deus! Nosso Deus é assim...Ele vai e tira os seus, não deixa nenhum dos seus para trás. Em breve Jesus vem nos buscar, e então chegaremos ao nosso destino final. Somos estrangeiros aqui no mundo. Temos uma missão aqui, a de representar muito bem nosso país, de forma que muitos possam desejar mudar pra lá também. "Somos a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus". "Nossa pátria está nos céus"!

terça-feira, 23 de março de 2021

É povo abençoado! Nr 22.12 (Como amaldiçoar?)

Balaque, rei de Moabe, estava com medo de Israel, povo de Deus. Estava tão angustiado que chama Balaão, um profeta da época, para amaldiçoar Israel. Ele faz uma proposta de honrarias, ele cumularia Balaão de honras.

É um povo que saiu do Egito, povo grande, que cobre a face da terra, e está morando diante de mim. Deus já havia falado pra Israel que se fosse obediente, seus inimigos cairiam diante deles.

Acontece que Deus dá ordens para abençoar, foram três tentativas de Balaque, em todas elas Balaão abençoa o povo de Deus.
Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Nr 23:8

Balaque faz Balaão subir a Bamote-Baal, de onde veria a parte mais próxima do povo; depois o levou ao Campo de Zofim, no cume do monte Pisga e ao cume do Peor, que dá  para o lado do deserto: quem sabe pareça bem aos olhos de Deus amaldiçoar o povo dali?  Nr 23.27

Haveria algum "ponto estratégico" - aos olhos do inimigo -  que o Senhor não conheça?    Haveria algum "ponto cego"  onde Deus não consiga nos ver de forma que a graça e misericórdia do Senhor não nos alcance? Podemos estar em cima ou embaixo, onde estivermos a mão do Senhor nos sustenta! Salmos 139.

Balaão vendo Israel acampado, organizado por suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus e ele profere as mais abundantes bênçãos sobre Israel,  palavra do homem de olhos abertos que ouve os ditos de Deus e tem a visão do Todo-Poderoso.

...Águas manarão de seus baldes, e as suas sementes terão águas abundantes;...suas forças são como a do boi selvagem, consumirá os teus inimigos...Israel fará proezas!

No nome do Senhor faremos proezas!

domingo, 14 de março de 2021

Maná! Não abra mão dessa dieta, herdaremos a terra prometida.

Durante quarenta anos Deus enviou o maná para o seu povo no deserto, Ex 16.35. Eles foram sustentados pelo Senhor, não lhes faltou alimento, tinham a provisão do Senhor.

Em dado momento da caminhada uma mistura de gente, populacho, que vivia com os israelitas veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios,  pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e  também disseram: Quem nos dará carne a comer? Nr 11.4. Isso fez o povo murmurar contra o Senhor, por que saímos do Egito?

Não era uma necessidade de comer, por estarem famintos, mas aquele desejo revelou o que de fato estava no coração. Apesar de todo sofrimento vivido no Egito, terem vivenciado milagres e livramentos do Senhor, ainda não tinham se sujeitado ao senhorio de Deus. Como isso aborreceu ao Senhor!

Nós queremos carne; mas a dieta prescrita é maná. Alimento que o Senhor está dando. É deserto, como exigir o que comer? O momento é de aceitar a provisão do Senhor. Os filhos de Israel foram influenciados pelo desejo de pessoas que viviam no meio deles, populacho.  Pessoas que você não conhece a origem, não construíram uma história, não têm a mesma promessa que você, estão apenas seguindo o fluxo e se dão ao direito de opinarem sobre o cardápio. Nem sabem que para chegarem à terra prometida será necessário se alimentar do maná. Deus sabe quais nutrientes nos são necessários. O momento é de nos fortalecermos no Senhor.
Como rejeitar o que o Senhor tem dado?

Eles comeriam a carne por um mês inteiro. Comeriam até sair pelos narizes, até enjoarem.  E Deus envia a carne e quando ainda estavam com o carne entre seus dentes, antes que fosse mastigada, a ira do Senhor se acendeu contra o povo, e o feriu com praga mui grande. O desejo pela comida dos egípcios fez com que fossem enterrados em Quibrote-Hataavá. Nr 11.34.

Maná! Não abra mão dessa dieta, herdaremos a terra prometida.










sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Aceite este convite para descansar!

Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”. Mc 6.31


Só oferece descanso, quem tem descanso. Jesus, o próprio descanso! Deus nos deu o exemplo de descanso após sua obra da criação; buscar o equilíbrio é saudável.

Os discípulos relatavam suas atividades, não tiveram tempo nem pra comer, de tantas pessoas que iam até eles. E Jesus os convida para descansar um pouco.

É maravilhosa essa percepção de Jesus. Alguém precisa avisar. Algumas pessoas pelas rotinas muitas vezes exaustivas, acabam por pular etapas, seja uma refeição, seja um descanso.

Muita gente indo e vindo. Elas estavam recebendo dos discípulos. E os discípulos? Jesus então os convida para descansar. Para que eu continue oferecendo, eu preciso me alimentar, eu preciso me recuperar, eu preciso recarregar e receber do Senhor.

E Jesus tem pra oferecer muito além do descanso para o físico; Ele oferece o descanso para a alma. O fardo de Jesus é leve. Aceite este convite para descansar!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

e mandou que dessem de comer à menina.

 Marcos 5:43

Um homem paralítico que há 38 anos esperava por um milagre. Uma mulher que há 12 anos padecia de uma hemorragia. A filhinha de Jairo, principal da sinagoga,
de 12 anos de idade, que estava enferma à beira da morte, e morreu. Essas pessoas têm em comum o toque de Jesus. Um toque que garantiu continuidade de vida, mudança de história.

A menina já morreu, por que ainda perturbas o Mestre? Era o que Jairo ouvia. Pode ser que você tenha ouvido palavras que lhe trouxeram desesperança. Pode ser que você se identifique com alguma dessas situações: uma vida à espera de uma oportunidade; ou sentindo suas forças se esvaindo como essa mulher; ou tão jovem, e sem perspectivas de crescimento como essa menina.
Jesus está indo em sua direção. Podem até dizer que já morreu, podem até dizer que este teu projeto não terá crescimento, que este teu sonho não vai virar realidade.

Mas hoje Jesus já ordenou: Levanta-te. O Senhor já liberou a palavra. E cabe a nós dar de comer. Cabe a nós continuar cuidando, zelando para que essa menina cresça forte e saudável. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Deus te coloca lá no sonho do rei!

E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Mateus 27:19


Pilatos pode ter lavado as mãos (isso é o que o público vê) faz bem pro ego...mas a consciência só permanece limpa com atos de justiça!

Estava refletindo sobre como Deus pode nos levar para os sonhos e pensamentos de determinadas pessoas só porque Ele quer nos abençoar. O rei Assuero perdeu o sono, leu as crônicas e Mardoqueu foi abençoado por isso. Nabucodonosor teve um sonho que cabia a Daniel a interpretação e até mesmo descobrir qual era o sonho. José tinha a interpretação do sonho de Faraó.

E cada um sabe o palácio que almeja, isso é subjetivo! Você pode não estar no palácio ainda, mas o seu nome já é cogitado por lá!

A vitória de Jesus foi triunfar sobre a morte. Está vivo, assentado sobre um trono de glória.

Como está a sua lâmpada?

Você sabia que existe luz que na verdade são trevas? Olha o que diz Lucas 11:35 "Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas."

Imagina a lâmpada "crente" que está iluminando e na verdade está oferecendo escuridão, fazendo os outros tropeçar. 

Quando refletimos a luz de Cristo, agimos de acordo com o seu caráter. Se fizermos o bem, será para a glória do Senhor e não para satisfação própria. 

Outro ponto é que temos condição de oferecer luz de boa qualidade. Em Ex 27.20 diz "Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente." Haveria serviço continuamente no tabernáculo, para isso não poderia faltar azeite puro e batido. E era função do povo levar. 

Haverá presença do Senhor, haverá manifestação da glória do Senhor, mas precisamos de azeite puro e batido. O Senhor sabe separar luz das trevas. Ele aprecia a boa luz.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Filho de carpinteiro. (E daí?)

Mateus 13:53-58

Jesus estava ensinando na sinagoga de sua própria cidade; as pessoas ficaram maravilhadas com tanta sabedoria, maravilha e poder.

Tudo bem até aí. É natural você admirar, você querer ouvir muito mais de uma pessoa sábia, inteligente...mas então veio o preconceito...Jesus também passou por isso. De onde vem tudo isso? Não é o filho do carpinteiro? Filho da Maria; não é o irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não vivem aqui?

Você pode ter uma origem simples; mas Deus pode te escolher para uma grande obra. Jesus, Rei dos reis!

Sua família pode ser só de "pessoas comuns", sem influência; mas você pode ser a pessoa escolhida por Deus para ter "renome". Jesus: nome acima de todos os nomes!

A forma que Jesus reagiu a esse preconceito, a esse desprezo nos ensina:

Não gaste seu tempo tentando mostrar suas habilidades, mostrando que você sabe, tentando se justificar. Jesus foi breve: "Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa."

Quem perdeu foi os conterrâneos de Jesus que não puderam vivenciar, receber do seu melhor. "E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles."

E ponto!

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Não importa que o rosto de alguém não lhe seja favorável; é a boa mão do Senhor que te faz prosperar!

e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo. Gênesis 31:5

Nosso corpo também fala. A pessoa pode ter preparado um discurso belíssimo e se não for acompanhado de uma postura adequada, a expressão corporal vai chamar muito mais a atenção.

A Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto. O semblante de Ana já não era triste ao ser despedida em paz pelo sacerdote Eli, ao receber uma Palavra de bênção. Abel e Caim ofertaram ao Senhor. Deus não se agradou nem de Caim, nem de sua oferta. Caim ficou irado, e descaiu-lhe o semblante.

Jacó trabalhou para Labão seu sogro e Deus o prosperou sobremaneira; os filhos de Labão comentavam que Jacó havia tomado tudo de seu pai, que ele havia tomado aquela riqueza do que pertencia ao pai deles. Jacó percebeu que o semblante de Labão já não lhe era favorável como antes. Mas havia um porém: "o Deus de meu pai tem estado comigo."

É esta a convicção que devemos ter: Deus está comigo! "Cara de poucos amigos" não vai impedir o que Deus tem pra nós. Tem pessoas que pela expressão do rosto do outro nem tem coragem de chegar perto, de conversar.

O que determina a nossa vitória é a boa mão do Senhor. A boa mão do Senhor é que fez Neemias prosperar na reconstrução dos muros de Jerusalém.

Deus está conosco!












sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

devemos suportar e não tirar o que ainda resta em nossos irmãos!

 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Gn 25:31


Não tome decisões quando estiver nervoso, irritado, triste...quem nunca leu sobre isso? Não tome decisões importantes quando estiver com fome. Uma pesquisa revelou que as pessoas com fome tendem a aceitar propostas menos vantajosas.

Esaú estava desesperado por um prato de comida que vendeu sua primogenitura, o que tinha de mais valioso.

Jacó aproveitou da fraqueza de seu irmão e lançou a condição: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.

Não devemos aproveitar dos momentos  de fraquezas dos nossos irmãos.

Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Romanos 15:1

Se nos sentimos em condições melhores, devemos suportar, devemos oferecer condições para que o outro venha se fortalecer.

Jacó procurou agradar a si mesmo à custa de um momento de fraqueza de seu irmão.

Sim, já havia uma Palavra do Senhor de que o mais velho serviria o mais novo;

Mas o que estou dizendo aqui é que devemos suportar e não tirar o que ainda resta em nossos irmãos.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O resgate de Ló!

Quanto esforço você tem empreendido naquilo que realmente importa?

Algumas passagens bíblicas nunca passarão desapercebidas. E esta é uma delas. A Bíblia é fonte de riqueza inesgotável.

Deus faz uma promessa pra Abrão; ele deveria sair da sua parentela para uma terra que ele nem sabia onde. Deus faria dele uma grande nação. E ele leva junto seu sobrinho Ló.

Abrão era muito rico; Ló também tinha seus bens. A terra não podia comportar os dois juntos, pois tinham muitos bens e ainda houve contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e Ló. Eles precisam se separar. Abrão disse a Ló: não haja contenda entre nós e nem entre nossos Pastores. Aparta-te de mim. Na verdade nem deveriam estar juntos. Tem situações que se não forem resolvidas vão ganhando proporções gigantescas.

Perante toda aquela terra, Abrão dá o direito de escolha para Ló; atitude que só quem é  amigo de Deus toma. Só quem sabe o Deus que tem age assim. Ló escolhe a campina do Jordão que era bem regada e Abrão habitou em Canaã.

Houve uma guerra entre os reis da terra e Ló é levado cativo juntamente com seus bens. Mas teve um que escapou e contou tudo pra Abrão. Que atitude, não? Penso que esta pessoa ficou aflita ao ver aquela situação. Abrão precisa saber disso, era seu sobrinho.

E que atitude a de Abrão. Uma atitude nobre, atitude de quem é amigo de Deus. Quanto mais nos relacionamos com Deus, mais nossas ações serão cheias de amor e misericórdia para com o outro. Abrão poderia ter deixado seu sobrinho pra lá. Ir resolver problemas do parente briguento, contendeiro? Nem sendo pago né. Abrão não. Abrão é o tipo de pessoa que sabe separar a pessoa do problema. Afinal era seu sobrinho, seu sangue.

E ele planeja uma grande operação para o resgate.

Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. Gênesis 14:14

Abrão tomou do seu melhor; empenhou os homens mais bem preparados nesta operação de resgate.
Quanto esforço temos empregado para resgatar o que realmente importa? Apesar dos problemas, Ló era uma vida! Não podia ficar à mercê de inimigos.

Abrão e seus homens feriram aqueles inimigos e libertaram Ló:

Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.
Gênesis 14:16

Empenhe seu melhor, sua melhor força, o seu tudo, para o  resgate de valores éticos, valores morais, familiares, no resgate de princípios e temor a Deus. Não podemos perder!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Divina semente!

 E Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, do pó da terra o formou; soprou em suas narinas o fôlego de vida.  Que privilégio! 


O Senhor não fez robôs ou marionetes. Deus instruiu Adão o que ele deveria fazer com a vida recebida. Deus deu ao homem o domínio sobre tudo. Uma única restrição e o homem não soube obedecer.

A partir daí o homem foi revelando cada vez mais seu gosto pelo pecado. Deus é longânimo, mas age com justiça. Em Gn 6.3
Deus dá um ultimato ao homem: "O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos."  É  o seu Espírito e Ele permanece onde quer. É o seu Espírito e Ele age onde encontra disposição pra mudança. O homem não quis obedecer.

Deus deu condições iguais de arrependimento a todos os homens;

Porém um, somente um, achou graça diante do Senhor, Noé!

Deus é longânimo e também age com misericórdia. Com o novo nascimento, que recebemos através de Jesus, Ele coloca em nós a divina semente.

"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus."
I João 3:9 .

Novamente o Senhor apostando em nós para não pecarmos. Temos em nós a divina semente, temos propensão à uma vida separada, de santidade. O que temos feito com esta nova oportunidade? A vida é um sopro mas podemos desfrutar da vida eterna com Jesus Cristo. Não há terra que o Senhor não possa trabalhar! E que essa semente frutifique em nós!

sábado, 2 de janeiro de 2021

Uma boa ocasião!

 Em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.

Romanos 1:10

Paulo desejava muito ir até Roma; falava com o Senhor sobre este desejo, pedia ao Senhor em todas as suas orações que lhe preparasse uma boa ocasião para visitar os romanos. Mas ele estava impedido, algo o impedia. Em Romanos 15.22-24, Paulo fala sobre esse impedimento e também de seus planos de viagem.

Paulo viajou no tempo do Senhor; ele escreveu esta carta aos romanos, muito edificante pra nós hoje.

Esta passagem me faz lembrar de minha primeira viagem ao exterior. Eu não sei o dia exato, mas o Senhor plantou em mim o desejo de viajar pra fora; mas ao mesmo tempo o Senhor me impediu de realizar este desejo, por anos. Sim, por anos; eu estava na casa dos 20 anos, nova, universitária, tinha me planejado, o que poderia dar errado? Tinha muitas coisas favoráveis, mas eu não contava com o favor de Deus naquele tempo! E isso faz toda a diferença na nossa vida. Paulo pedia ao Senhor uma boa ocasião. Mais tarde eu entendi o que me impedia e qual era a boa ocasião que o Senhor preparava pra mim. Mamãe sempre me falava, mas você vai viajar sozinha? Eu não via isso como problema. Tirei o passaporte. E lá se foram 3 sem nunca ter usado; o interessante que minha primeira opção de viagem era os EUA, e eu não fui atrás do visto neste período. Eu não tinha uma explicação clara, fundamentada, algo simplesmente me impedia e sei que foi a mão do Senhor.

Um dia, solteira ainda, o Marcio me falou: Deus vai me levar pros quatro cantos deste  mundo. Eu disse: Deus te falou isso??? Sim, mais de uma vez. Ele me falava com tanta tranquilidade e convicção de que chegaria o tempo... eu ainda brinquei: então era você que estava me impedindo de viajar por todos esses anos. As coisas começaram a ficar claras pra mim. E depois de casados, Deus confirmou outras vezes esta promessa, em nossa Igreja. Eu comecei a entender tudo; o que eu não tinha resposta, tudo passou a fazer sentido.

E chegou o tempo, fomos tirar o passaporte, o meu terceiro que estava na validade ainda, pedi outro pra ficar tudo igual ao do Marcio. Vistos? Aprovados de forma muito rápida. "Ah, tá aprovado! Boa viagem pra vocês!"



Não é tão simples, mas não fique bravo, irritado, quando algo não der certo no seu tempo. Como Paulo, conte tudo ao Senhor em suas orações.

Jonas devia ir pra Nínive; mas fugindo da presença do Senhor foi para Társis. Deu tudo errado. E o Senhor por sua infinita misericórdia o redirecionou.

No início de 2020, pesquisando por viagens, nada me agradava. Em questão de dias uma pandemia tomou o mundo. Aquilo que não vemos, o Senhor vê.

Chegou a "boa ocasião"! Que este ano seja repleto de boas ocasiões, que o favor do Senhor nos alcance nas diversas áreas da nossa vida! Existem ocasiões, mas existe a boa ocasião que só o Senhor pode preparar!