terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Buraco não é moradia!

"Eis que já os hebreus estão saindo dos buracos em que se tinham escondido." I Samuel 14:11

Já sentiu vontade de se esconder por alguma situação da vida? Se até o profeta Elias se escondeu em uma caverna...

Criança gosta de esconde-esconde, mas perceba que logo há uma busca pelos que estão escondidos.

Os hebreus se esconderam "pelas cavernas, e pelos buracos, e pelos penhascos, e pelos túmulos, e pelas cisternas. " I Sm 13:6, fugindo dos filisteus.

Se esconder não é a melhor solução, por mais que sejamos tentados a isso; a mesma situação que te fez esconder há de ver você saindo do buraco; os filisteus tiveram que ver isso!

Veja, os olhos do Senhor contempla inclusive os que estão escondidos, Ele está procurando os escondidos, nenhuma situação é para sempre e nem para nossa derrota.

O Senhor era com Jônatas e seu escudeiro; lutaram e venceram os filisteus, o terror de Deus tomou conta do acampamento inimigo.

Nenhuma situação oprime indefinidamente, pare de se esconder e viva!

Queremos um rei...Eles já tinham o Senhor!

Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras. I Samuel 8:20

O povo de Israel queria um rei; é natural desejarmos o novo, ter experiências novas, mas a intenção do coração não tem como esconder do Senhor.

Qual o objetivo da bênção que você deseja? Algum tipo de revanche com alguém?

E o povo de Israel estava de fato rejeitando ao Senhor, e a maneira que eles falaram do profeta Samuel não foi nada respeitoso, "vê, já estás velho" quanto aos filhos eles realmente não estavam andando nos caminhos do Senhor, mas penso que não tiveram respeito com a trajetória do profeta.

Deus falava com ele, com certeza que daria uma diretriz sobre o governo.

Sabe o ditado sobre a grama do vizinho? Israel queria ser como as outras nações, um rei faria as guerras deles... nossa, o quanto que o Senhor já tinha feito por esse povo, tirou eles do Egito, que traição, que dor!

Mas a vida das nações vizinhas parecia ser melhor, e o Senhor de forma solene informa o direito que um rei teria sobre eles: tomariam os filhos, o melhor da lavoura e o pior ainda:

Quando vocês clamarem, eu não os ouvirei! Mas eles insistiram: queremos um rei.

Deus abençoa cada um de uma forma, eles queriam ser como as nações vizinhas, e o preço a se pagar foi alto demais; penso que nem tinham estrutura pra isso.

O Senhor conhece tudo sobre nós, mas exponha à Ele as suas necessidades; que a gente peça com
sabedoria, saiba pedir bem. Que o Senhor venha satisfazer, que Ele realize os nossos sonhos.

Uma promessa revogada!


"Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos."
I Samuel 2:30


Que triste esta passagem! Uma família que teve a promessa do Senhor revogada.

Os filhos de Eli praticavam coisas abomináveis contra o altar e não foram repreendidos de maneira que parassem, penso que deveriam ter sido afastados do cargo, não honraram ao Senhor .

O Senhor tem promessas maravilhosas para nossa vida, mas a nossa fidelidade à Ele é a condição
da promessa ser cumprida.

O Senhor é misericordioso, mas não pode negar a si mesmo. A sentença sobre a casa de Eli foi dura, eles morreriam na flor da idade, não haveria idoso na casa dele, eles teriam que pedir o que comer .
 
O Senhor deseja que desfrutemos das suas promessas, mas a condição é a fidelidade à Ele.