quarta-feira, 14 de agosto de 2019

“Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força,”

Isaías 30 nos relata da falta de confiança no Senhor.
A falta de confiança no Senhor, a desobediência de Judá é advertida por um “ai”. Penso quão duro é ouvir um “ai” do Senhor. O Senhor advertiu seu povo a não fazer  alianças com povos estranhos. O Senhor tinha uma aliança com seu povo, como que diante de uma nação inimiga resolvem buscar apoio de seus antigos opressores?
Judá estava cego, confiando em uma aliança com o Egito para os livrar da “poderosa” Assíria.
Mas quem é poderoso como o Senhor? Aquela ajuda em que eles confiavam, seria motivo de vergonha pra eles.
Eles haviam descido ao Egito sem antes consultar ao Senhor, pois devemos buscar o conselho do Senhor antes de qualquer decisão. O Egito é chamado de “gabarola”. O dicionário Priberam define como “Que ou quem exibe valentias falsas ou exageradas”
O povo não queria ter conhecimento das visões e nem das profecias, queriam a ilusão. Por mais que a Palavra seja "dura", é ela que livrará os seus pés de serem presos.
Por rejeitarem a Palavra, isto seria como a brecha em um muro alto, prestes a cair, a qualquer momento.
Na hora da aflição cuidado para não se firmar naquilo que você vê; confiar em carros e cavalos, confiar em seu próprio entendimento.
É pela voz do Senhor que a Assíria seria destruída. Você precisa se aquietar, sossega esta alma, você precisa ouvir a voz do Senhor, que te trará livramento.