segunda-feira, 29 de abril de 2019

Está difícil decidir?
"Escolhe o que queres:"
Ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o Anjo do SENHOR causem destruição em todos os territórios de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de dar ao que me enviou. (I Crônicas 21:12)

3 alternativas, duras, mas era o que Davi tinha para aquele dia

3 alternativas, todas muito difíceis! Mas era o que Davi tinha para aquele dia!
Deus se aborreceu com a atitude de Davi de fazer o censo de Israel; o texto diz que satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a fazer tal loucura. Parece uma coisa simples;
mas todas as guerras de Israel foram ganhas pelo nome do Senhor e não
pela capacidade do exército.


Ainda pessoas dando conselhos bons e não estão cobrando nada por isso

Joabe, comandante do exército de Davi, ainda tentou tirar esta idéia da cabeça do rei; mas Davi estava cego. Nos momentos de raiva, loucura como Davi – que Deus nos livre – tente ouvir alguém!   
  
 Quando a vida lhe apresentar alternativas difíceis, a melhor escolha é aquela em que Deus está presente.
E Davi escolhe:
 
Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu.
I Crônicas 21:13

Em Lamentações 3, diz:

22As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Lembre-se
Suas decisões podem impactar vidas de forma negativa, pense bem antes de tomá-las.

Então, enviou o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.
I Crônicas 21:14

terça-feira, 23 de abril de 2019

Deus conhece a linha que separa o que podemos suportar daquilo que pode ser nossa ruína, Ele entra com o escape!

Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?” Nr 11.12

Moisés foi um líder excelente, preparado e levantado por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito.

Quando Deus o chama ele se acha incapaz para tal missão: “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” Ex 3.11

Em Atos 7.22 diz “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.”

Lidar com pessoas não é algo fácil, imagine liderar cerca de 600 mil homens, sem contar crianças e mulheres? (Ex 12.37)

Cada um com seu pensamento, atitude, vontade e por que não cada um com suas manhas?

E estas manhas do povo deixa Moisés um tanto “bravo”, o povo não queria mais maná, queria carne. Quando crianças, começamos a preferir uma comida a outra, as vezes queremos a bala ao invés da salada; mas a mãe sabe o que é melhor pra nós, para o nosso crescimento. Da mesma forma nosso Pai também sabe o que é necessário pra nós.

E Moisés dispara:

Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?” Nr 11.12. Desejando até mesmo sua morte Nr 11.15,


É interessante como que as vezes, principalmente em um momento de raiva, deixamos transparecer o que realmente pensamos. Embora Deus, com sua onisciência, sabe exatamente nosso pensamento. Moisés deixou transparecer isso. O que eu tenho a ver com todo este povo? Moisés não escolheu liderar o povo, ele foi escolhido para liderar, e sem saber ele foi preparado para este trabalho. E quando Deus nos escolhe pra algo, penso que o Senhor está nos delegando tal tarefa e o nosso sentimento deve ser sim de dono do processo; Moisés de fato não era o pai, a mãe, como ele diz, mas realmente deveria agir como tal.

A responsabilidade de cuidar do que o Senhor colocou em nossas mãos é inteiramente nossa; mas eu aprendo algo importante também, antes de perdemos a fé, a nossa comunhão com Ele, ele vai providenciar uma saída.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Co 10.13

Penso que Moisés não estava no limite de sua capacidade intelectual, sua resistência espiritual; ele não entrou na terra prometida, mas penso que ele não falaria algo que o fizesse perder, definitivamente sua comunhão com Deus. Ele sabia quem era Deus, confiava em Deus, tinha visto a glória de Deus, mas estava no limite físico, seu esgotamento físico poderia desencadear outras perdas.

E Deus conhece essa linha que separa o que podemos suportar daquilo que pode ser nossa ruína, Ele entra com o escape.

E o Senhor então ordena que Moisés ajunte 70 homens dos anciãos de Israel, homens tementes a Deus, que o auxilie a carregar a carga do povo.

O Senhor tiraria do espírito que estava sobre Moisés e colocaria sobre eles. Deus é tão bom que além de dar o escape, ele ainda deu auxiliares treinados e preparados na mesma escola de Moisés!


terça-feira, 2 de abril de 2019

Já consultou ao Senhor hoje?

Consultar ao Senhor, revela nossa dependência dEle; além de nos responder sim ou não, Ele ainda nos dá estratégias para vencer!

Davi sempre consultava à Deus! No livro de Samuel, frequentemente nos deparamos com: “E consultou Davi ao Senhor”

Quando ele tinha uma guerra, e hoje nós temos lutas diárias, ele perguntava ao Senhor se deveria ir ou não.

E quantas pessoas entram em questões sem qualquer direcionamento do Senhor? Que o Senhor nos livre.

Em dado momento ele pergunta se deveria ir contra os filisteus e o Senhor responde: “Não subirás” e Deus dá uma estratégia à Davi. 2 Sm 5.23

Além de nos responder sim ou não o Senhor ainda dá estratégias de como vencer. Minha mãe sempre aconselhou: “não é só ir fazendo não, tem que orar primeiro” Davi tinha a promessa de ser Rei, o Senhor firmou o seu reinado, mas mesmo assim ele demonstrava sua dependência do Senhor, a cada oração que fazia! Que benção!