quinta-feira, 19 de julho de 2018

Como anda sua visão de longo alcance? Você vai precisar dela!

Certo dia fui renovar minha CNH, procedimento rápido sem maiores surpresas; mas aquele dia foi bem diferente: fui reprovada no exame de vista! Eu não enxergava bem de longe e sinceramente, nunca tinha me dado conta disso; que a minha visão de longe poderia ser bem melhor do que já estava habituada.
Eu ainda tentei passar as mãos nas vistas, tentando melhorá-las, disse para o médico: olha, espere só um pouquinho...ele brincou dizendo: nem adianta, você vai precisar retornar aqui! Eu dei risada, eu não acreditava que teria minha CNH de volta somente após novo exame e com os óculos.
Como minha visão melhorou, graças a Deus; estou vendo bem melhor! Estou vendo tudo!
Visão de longo alcance! Até onde você tem conseguido enxergar? A águia é tido como um animal com uma visão muito apurada, consegue enxergar sua presa de muito longe!


O Senhor disse a Abrão em Gn 13.14-17
14E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15 Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.


Veja que o Senhor diz “Porque toda esta terra que vês”. 

Já pensou se Abrão recebesse somente o que de fato ele conseguisse ver? E no meu caso como seria, já que eu não estava enxergando bem de longe?

Mas a visão que eu falo aqui é sobre a visão espiritual, e esta quanto mais nos aproximamos do Senhor em oração, em intimidade com o Senhor, mais ela se torna apurada.
Aquilo que os olhos naturais não alcançam a fé alcança!

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hb 11.1

O rei da Síria fazia guerra contra Israel, 2 Reis 6.8-23; mas o Senhor sempre revelava a Eliseu toda a estratégia do rei da Síria e então Eliseu passava para o rei de Israel. É dada então uma ordem de buscar Eliseu; e cercam a cidade onde ele estava com carros e cavalos. O servo do homem de Deus diz: 

“Ai, meu senhor! Que faremos?” pois ele via a situação somente com os olhos naturais, e toda vez que vemos um problema somente pela ótica humana, poderemos ser dominados pelo medo, ou o problema se parecerá muito maior do que realmente é, não saberemos qual estratégia usar. 

Mas o homem de Deus via além do que seu servo via; ele sabia que havia mais por eles do que contra eles e então pede para o Senhor abrir os olhos do seu servo para que ele visse também. Isso é interessante: o servo enxergava, mas somente com os olhos da fé ele poderia contemplar o livramento que o Senhor já havia preparado.
“E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”

Quando estivermos com dificuldades de enxergar os feitos do Senhor, o tanto que o Senhor já fez por nós, de esperar as promessas que o Senhor tem para nossa vida, pois nossos olhos naturais contemplam somente o que está diante dos nossos olhos, e as vezes a realidade pode querer sufocar nossa esperança, precisamos de um toque do Senhor em nossa visão.

Nesses momentos, somente com a fé, somente com Deus abrindo nossos olhos para que possamos ver, é que contemplaremos o que o Senhor já tem reservado para nós e isso nos dará força para continuarmos a caminhada e então aguardamos o tempo do Senhor!

Deus abençoe!