sábado, 17 de fevereiro de 2018

“O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.” João 13.7

“Jesus replied, "You do not realize now what I am doing, but later you will understand."
John 13.7

Estava chegando a hora de Jesus voltar ao Pai; o momento em que Jesus haveria de ser traído, por um que comia pão com ele, se assentava à mesa com ele.

            E Jesus em um ato de grandeza, de humildade, que exemplo, decide lavar os pés dos discípulos; Jesus, o Senhor e Mestre, serve os discípulos.

            Pedro fica constrangido com esse ato e Jesus lhe responde: “O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.”

            Esse versículo me veio à mente esses dias; muitas vezes passamos por situação em que queremos entender o motivo, a razão daquilo. A questão é que nem pra tudo Deus nos dá a explicação que gostaríamos.

            Em João 9, há o relato de um cego de nascença; e os discípulos perguntam à Jesus: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” ao que Jesus responde: “Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

            E Jesus age de uma forma inesperada, penso assim, para os discípulos: Ele cospe na terra, faz lodo com a saliva e passou nos olhos do cego. Ordenou que o cego fosse se lavar no tanque de Siloé: ele foi, lavou-se, e voltou vendo; e o nome do Senhor foi glorificado.

            Veja, os discípulos não receberam a resposta que eles esperavam! Se é cego, é porque pecou! Se está sofrendo desse jeito, é porque errou! Jesus responde: Ninguém pecou.
           
            Eu entendo que:

            1 – Enquanto procurarmos soluções e interpretações humanas para nossas questões, não veremos a Glória de Deus se manifestar através da nossa vida.

Eu não me refiro a questões cotidianas, do nosso dia a dia; aquelas coisas que devemos resolver na nossa lida diária, sempre buscando em Deus sabedoria para agirmos corretamente.

Eu me refiro a questões que não cabe a nós resolvermos; a questões que sabemos que Deus está em silêncio em relação a elas, o que não significa que Ele não esteja trabalhando nelas.

            Quem nunca se viu perguntando: O que está acontecendo? Não estou entendendo nada!

Tantas vezes eu imaginei e idealizei soluções. E pensava: Nossa, é tão simples Deus pegar isso e colocar aqui ou abrir uma porta aqui ou e ou...soluções humanas! Sendo que Deus estava preparando algo para que o poder dEle fosse manifesto.

            2 – O agir do Senhor não depende do nosso entendimento; mas se quisermos ser vitoriosos precisamos aceitar o agir de Deus mesmo sem entender!

            Pedro se sente constrangido em ter seus pés lavados pelo Mestre; e Jesus lhe responde: “Se eu te não lavar, não tens parte comigo.”João 13.8

            O homem era cego de nascença e isso era para que as obras de Deus fossem manifestas na vida dele. Você entendeu?

            Aquela situação que eu e você passamos, que não entendemos o motivo, e que sabemos que não contribuímos pra ela (porque tem coisas que se não vigiarmos arrumamos com as próprias mãos), é Deus contribuindo para o nosso crescimento, é para a Glória do Senhor!

            3 – Podemos não entender a situação e a forma que Deus está agindo; mas Deus sempre tão zeloso, sempre nos previne e nos orienta sobre o que devemos fazer! (Amós 3.7)

            Certa vez, Deus me disse: “Ora, que a batalha vai ser grande; mas eu vou dar vitória!”

        A minha arma naquela batalha era a oração! Não era pra eu reclamar, questionar, ficar chorando; As vezes não entendemos como certas coisas podem acontecer “justamente conosco”, “comigo?” Sim! Deus permite acontecer longas batalhas justamente conosco! E depois eu entendi que não era pra minha derrota, pra minha vergonha! É Deus nos dando crescimento, nos dando experiência de vida!

           Não está entendendo? Você vai entender! E o nome do Senhor será glorificado!    

         “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28