sexta-feira, 9 de novembro de 2018

“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer.” Ne 6.3

Já passou por alguma reforma em casa? Por mais que você se planeje, a reforma pode ultrapassar o prazo e o orçamento previamente estudados; há fatores que não estão sob nosso controle, como as condições climáticas. Ah, mas eu posso me basear pela previsão do tempo! Sim, mas o nome já diz: é uma previsão. Imagine você ainda ter que lidar com o fator “inimigos da obra”? Reforma, de novo? Mas você não vai conseguir concluir esta casa! Se um inimigo já dá trabalho, imagine 2, 3...Ne 6.1 diz “e o resto dos nossos inimigos”.


Por qual obra você é responsável? Todos nós, de alguma forma, estamos engajados em algum tipo de obra. Não apenas uma obra física, de alvenaria, pode ser ela uma obra de reconstrução de relacionamentos na família, restauração do lar, esta obra pode ser você mesmo, muitas vezes nós mesmo precisamos passar por uma grande reforma; e não estou falando de uma repaginada no visual, estou falando do nosso interior.


Toda construção exige manutenção; com o tempo ela tende a se deteriorar, e se não for bem manutenida ela começa a apresentar sinais de desgastes. Somos assim também, precisamos tirar do nosso interior tudo aquilo que não nos traz fortalecimento e crescimento.


Neemias consternado com a situação de Jerusalém, cidade do sepulcro de seus pais, se dispôs a reconstruir seus muros.


Toda obra, por simples que seja, demanda tempo, recursos materiais e humanos. Neemias lidou com tudo isso com muita maestria, pois ele primeiramente buscou ao Senhor.


Neemias enfrentou grandes desafios; além da reconstrução física dos muros de Jerusalém ele ainda teve que lidar com a situação de desigualdade social que assolava o país. O povo estava sendo explorado, a ponto de perderem seus próprios filhos, suas terras estavam sendo empenhadas em troca do que comer; tinham que tomar emprestado para pagarem até o tributo do rei, entre outros. Neemias promoveu a justiça social.


Não subestime seu papel de “mestre de obras”, “engenheiro responsável”; talvez você mesmo não acredite mais que esta obra será concluída. Mas, somos responsáveis pelo bom andamento dela; continue acreditando em você mesmo, continue lutando pela harmonia no seu lar...continue se dedicando a obra do Senhor. De alguma forma influenciamos alguém e até mesmo pessoas se espelham em nós; você pode se sentir fraco mas cada passada sua pode ser a motivação para alguém continuar.


Em oração, perseverança e confiança no Senhor construímos os pilares desta obra; sejamos persistentes, esta obra não pode ficar inacabada. Os inimigos não podem nos vencer, nos fazer parar.


“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer”.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Um encontro capaz de promover o descanso para a alma!

E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, 2 Samuel 7.1

Procuramos descanso para o nosso físico após um dia de trabalho, atividades intensas; descanso também para a nossa mente principalmente quando estamos preocupados, buscando solução para alguma questão, mas eis que o rei Davi tem descanso de todos seus inimigos em redor. Parece utópico não? Ninguém te afligindo, ninguém te perseguindo, pois o Senhor tem o poder de apaziguar guerras e tempestades.

Mas e quando a alma está cansada? Como colocar a alma para descansar? Qual o tratamento para almas cansadas?

Jesus em Mateus 11, diz:

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


Para a alma cansada não existe remédios e tratamentos humanos! O homem, aparentemente, pode ter tudo sob seu controle mas pode estar lutando contra si mesmo. Em certo momento, esse mesmo Davi a quem Deus deu descanso de todos os seus inimigos, está em um questionamento com sua própria alma: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” Salmos 42 e 43.


É necessário um encontro com Jesus; um encontro capaz de promover o descanso para a alma; não um descanso momentâneo, um descanso paliativo, mas o Senhor quer que descansemos nEle; e descansar é saber que em meio as tribulações da vida o Senhor está no controle de todas as coisas, que o jugo do Senhor é suave e o fardo é leve. Não é como o mundo oferece, é negar o que o mundo oferece e aprender de Jesus. Jesus ofereceu o amor quando o perdão parecia impossível; Jesus ultrapassou barreiras culturais, sociais e preconceitos porque uma vida, uma alma, vale mais que tudo; Ele tem o poder, mas despiu de sua glória e não há exemplo mais perfeito de servo. O Senhor prometeu estar conosco todos os dias, todos os dias! Não somente nos dias bons, mas inclusive nos dias maus. Ele está conosco, descanso verdadeiro só em Jesus!




terça-feira, 11 de setembro de 2018

Um cesto, uma corda, um buraco no telhado...foram suficientes para promover o bem!

Eu comecei a meditar sobre esse assunto ao escrever o texto anterior, quando li Atos 9.25: “Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.” Meu Deus, tanta disposição em ajudar!

Saulo de perseguidor dos que proclamavam as boas novas do Evangelho, passa a ser perseguido também pelos judeus, que agora tentam tirar-lhe a vida.

Saulo toma conhecimento dessa cilada e como eles guardavam as portas da cidade de dia e de noite.

E eis que os discípulos têm uma idéia estratégica: vamos descê-lo pelo muro.

Quantas vidas já foram salvas porque alguém fez um enorme esforço não para si mesmo, mas pelo outro!

Deus sempre tem alguém: alguém que está disposto a orar pela causa do irmão, alguém que está disposto a acalmar os ânimos e não a colocar mais lenha na fogueira; alguém que se reúne não para traçar planos de maldade mas para fazer o bem;

Resta saber se o Senhor pode encontrar esse alguém em nós!

Peço ao Senhor graça para estar entre esse seleto grupo de pessoas; é um grupo com poucos colaboradores, que estão dispostos a promover o bem, a paz...um grupo bem diferente daquela multidão que foi persuadida a soltar Barrabás e a matar Jesus.

Um grupo pequeno, de quatro pessoas, que não mediram esforços para descer um homem paralítico pelo telhado de uma casa, para que ele estivesse perto de Jesus; Jesus viu a fé deles e o homem foi curado. Não é tarefa fácil descobrir um telhado, fazer um buraco e passar a cama em que estava o paralítico. O homem era paralítico, todo o cuidado deveria ser tomado. Mas os quatro tomaram a decisão de ajudar.

Raabe, Js 2, escondeu os espias em sua casa, quando eles foram reconhecer a terra de Jericó; e a fim de os proteger, os fez descer por uma corda pela janela, pois sua casa estava sobre o muro da cidade. Ela ainda os aconselhou a irem para o monte e ficarem escondidos lá por três dias para que os perseguidores não os alcançassem. Conselho bom, não?

Pois precisamos ter essa predisposição em contribuir para o bem, em compartilhar conhecimentos.

Decisões inteligentes com poucos recursos que tinham; porque não é a farta disponibilidade de recursos com tecnologia avançada que vai nos predispor a praticar o bem. Hoje, um simples “enter” pode mudar a situação de uma pessoa, para melhor; mas teclar esse “enter” tem sido a questão; podendo gerar debates intermináveis.

Que possamos nos apartar do mal e fazer o bem, buscar e seguir a paz! (1 Pe 3.11)





terça-feira, 21 de agosto de 2018

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;" Mt 5.14

Fomos chamados para a maravilhosa luz de Jesus Cristo! Não é qualquer luminosidade; a luz que há em nós não pode ser trevas! Mas andamos na luz, que a nossa luz resplandeça diante dos homens! Deus é luz!

A conversão de Paulo é um testemunho maravilhoso de como essa luz opera em nós. (Atos 9.1-31)

Homem judeu, culto, tinha autorização do sumo sacerdote para encarcerar os cristãos; ele era um perseguidor dos cristãos.

Mas um dia ele tem um encontro com essa maravilhosa luz que é Jesus Cristo; Atos 9.3 a descreve como “resplendor de luz do céu”.

Paulo era um vaso escolhido para levar o evangelho de Jesus Cristo. E, não há um homem sequer que após um encontro com Jesus não tenha a sua vida transformada. A transformação de Paulo é surpreendente; de perseguidor ele passa a perseguido por proclamar as boas novas de Jesus Cristo.

E é essa luz que opera em nós que devemos refletir diante dos homens! Não podemos ofuscar, esconder, somos a luz do mundo.

Tente andar no escuro, mesmo em nossa casa onde conhecemos o ambiente, não é algo tão fácil; a luz facilita a nossa vida. E o nosso papel como cristãos é ser essa luz para o mundo; o mundo anda perdido em seus próprios caminhos e conceitos, mas através de nós eles verão que há uma esperança, há um novo caminhar, há uma forma segura de se caminhar.

Somos a luz do mundo, e é essa a nossa missão: iluminar o mundo!




quinta-feira, 19 de julho de 2018

Como anda sua visão de longo alcance? Você vai precisar dela!

Certo dia fui renovar minha CNH, procedimento rápido sem maiores surpresas; mas aquele dia foi bem diferente: fui reprovada no exame de vista! Eu não enxergava bem de longe e sinceramente, nunca tinha me dado conta disso; que a minha visão de longe poderia ser bem melhor do que já estava habituada.
Eu ainda tentei passar as mãos nas vistas, tentando melhorá-las, disse para o médico: olha, espere só um pouquinho...ele brincou dizendo: nem adianta, você vai precisar retornar aqui! Eu dei risada, eu não acreditava que teria minha CNH de volta somente após novo exame e com os óculos.
Como minha visão melhorou, graças a Deus; estou vendo bem melhor! Estou vendo tudo!
Visão de longo alcance! Até onde você tem conseguido enxergar? A águia é tido como um animal com uma visão muito apurada, consegue enxergar sua presa de muito longe!


O Senhor disse a Abrão em Gn 13.14-17
14E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15 Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.


Veja que o Senhor diz “Porque toda esta terra que vês”. 

Já pensou se Abrão recebesse somente o que de fato ele conseguisse ver? E no meu caso como seria, já que eu não estava enxergando bem de longe?

Mas a visão que eu falo aqui é sobre a visão espiritual, e esta quanto mais nos aproximamos do Senhor em oração, em intimidade com o Senhor, mais ela se torna apurada.
Aquilo que os olhos naturais não alcançam a fé alcança!

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hb 11.1

O rei da Síria fazia guerra contra Israel, 2 Reis 6.8-23; mas o Senhor sempre revelava a Eliseu toda a estratégia do rei da Síria e então Eliseu passava para o rei de Israel. É dada então uma ordem de buscar Eliseu; e cercam a cidade onde ele estava com carros e cavalos. O servo do homem de Deus diz: 

“Ai, meu senhor! Que faremos?” pois ele via a situação somente com os olhos naturais, e toda vez que vemos um problema somente pela ótica humana, poderemos ser dominados pelo medo, ou o problema se parecerá muito maior do que realmente é, não saberemos qual estratégia usar. 

Mas o homem de Deus via além do que seu servo via; ele sabia que havia mais por eles do que contra eles e então pede para o Senhor abrir os olhos do seu servo para que ele visse também. Isso é interessante: o servo enxergava, mas somente com os olhos da fé ele poderia contemplar o livramento que o Senhor já havia preparado.
“E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”

Quando estivermos com dificuldades de enxergar os feitos do Senhor, o tanto que o Senhor já fez por nós, de esperar as promessas que o Senhor tem para nossa vida, pois nossos olhos naturais contemplam somente o que está diante dos nossos olhos, e as vezes a realidade pode querer sufocar nossa esperança, precisamos de um toque do Senhor em nossa visão.

Nesses momentos, somente com a fé, somente com Deus abrindo nossos olhos para que possamos ver, é que contemplaremos o que o Senhor já tem reservado para nós e isso nos dará força para continuarmos a caminhada e então aguardamos o tempo do Senhor!

Deus abençoe!


quarta-feira, 27 de junho de 2018

É para conservação da vida!

A Palavra do Senhor é maravilhosa, impactante e transformadora.

Essa passagem, Gn 45.3-8, me veio a mente esses dias e quando isso acontece, sinto que Deus quer me ensinar mais sobre determinada coisa, está me chamando atenção para algo específico; que passagem emocionante, linda e que nos ensina tanto!

3 E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
6 Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
7 Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.

A história de José é amada por muitos, uma trajetória incrível até a exaltação vinda do Senhor; ele era o filho da velhice de Israel, por isso era tão amado e preferido por seu pai. Só que isso instigou o ódio e a inveja por parte de seus irmãos.

José tinha sonhos e quem não tem sonhos? Mas convenhamos, não eram sonhos comuns, eram sonhos provenientes do Senhor.

O ambiente familiar, a família, é o primeiro contato que temos; via de regra deveria ser um ambiente acolhedor, protetor e não foi assim com José.

Louvo à Deus pela família que tenho; como é prazeroso, agradável poder compartilhar com nossos entes queridos nossas conquistas e objetivos.

José contou seu sonho a seus irmãos e foi odiado ainda mais, a ponto de planejarem sua morte, queriam se livrar dele, foi rotulado de sonhador-mor.

Seu irmão Rúben, penso que tocado pelo Senhor diz “Não lhe tiremos a vida.” Gn 37.21

Judá, também tocado pelo Senhor, disse aos seus irmãos: “Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.” Gn 37.26-27

Sim, os planos do Senhor jamais serão frustrados!

Ser vendido por sua própria família, que dor!

Jesus foi traído por um que andava com ele, comia com ele...mas não era com ele, nem por ele!

Penso que alguns laços, alguns vínculos jamais deveriam ser quebrados; e quando o são, somente por obra do Espírito Santo, que opera em nós, eles podem ser restabelecidos ao seu estado original. E precisamos fazer a nossa parte também, e por incrível que pareça José fez. Ele perdoou, ele soube entender o propósito maior, o propósito de Deus!

Propósito esse de conservação da vida, um grande livramento!

O que me fez refletir foi esse propósito maior de Deus nas aflições que passamos. Propósito esse que supera toda dor, explica todo caminho!

A maturidade de José para lidar com uma situação tão sensível é impressionante.

O apóstolo Paulo em 1 Co 13, falando sobre o amor diz:

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” v11.

Maturidade! José não agiu como menino; agiu como um homem de caráter ilibado e que lição de humildade ele nos dá! Em José havia o espírito de Deus!

Recebemos promessas de vitórias do Senhor e idealizamos até uma forma de como tudo acontecerá. Mas a forma que o Senhor trabalha, os planos, os pensamentos do Senhor são mais altos que os nossos.

Não temos conhecimento do caminho a ser percorrido; até porque, penso que desistiríamos antes mesmo de começarmos; mas é o Senhor que tem o controle de tudo “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8.28

Deus abençoe!


quarta-feira, 20 de junho de 2018

Sê forte e corajoso!

Muitas das bênçãos que pedimos ao Senhor creio que estão prontas para serem entregues, mas precisamos ser perseverantes na fé e na oração!

E se "não estão prontas", o Senhor pode chamar a existência na hora que Ele quiser; e se porventura Ele não quiser, é que como Pai, Ele sabe o que é melhor para seus filhos!

A terra estava pronta para ser entregue aos israelitas, ninguém resistiria Josué; mas havia uma condição: sê forte e corajoso!

Força e coragem nos levam a vitórias; por outro lado se formos frouxos, não teremos força suficiente para lutar, muito menos conquistar!

Sejamos corajosos, não confiando em nós mesmos mas confiando no Senhor; Ele não permitirá um ataque que não possamos suportar, quando somos afligidos o Senhor já tem o bálsamo, o livramento e a vitória preparados!

Confie no Senhor, que você não será abalado!

Senhor, eu confio em ti!!!

Não serei abalada!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Ofereça o seu melhor; é o suficiente para mudar a vida de alguém!

Pedro, João e um homem coxo. 

Atos 3.1-16

Um homem que era coxo de nascença e que sua rotina era ser colocado todos os dias à porta do templo para pedir esmolas.

Penso que aquele homem não conseguia idealizar um futuro diferente daquele cenário, que ele já estava habituado.

Recebia um pouquinho desse, um pouquinho daquele, talvez o suficiente para sua alimentação ou outras necessidades imediatas.

Mas, eis que de repente até esse ganha-pão está ameaçado: “Não tenho prata nem ouro”.

A pessoa que pede sempre espera receber ao menos uns trocados; e a pessoa que não pode ajudar, não quer, ou por outras convicções acha melhor não o fazer, simplesmente passa pelo pedinte, sem olhar pra ele, ou mesmo olha e até deseja o bem mas passa logo, sem o confrontar. Sim aquele homem coxo teve sua situação confrontada. E as vezes precisamos de um “abrir de olho” para mudarmos de direção.

Pedro disse: “Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro;”

Nessas primeiras palavras imagino os pensamentos daquele senhor: Mas se não pode ajudar, deixe-me em paz!

“mas o que tenho isso te dou.”

Pois o Senhor não queria apenas mais um dia de tratamentos paliativos para a situação daquele homem; o Senhor lhe deu uma solução. O Senhor lhe deu cura, o Senhor lhe deu saúde!

Ele estava limitado aquele espaço, “à porta do templo”, precisava da ajuda das pessoas para chegar até ali, pedia esmolas diariamente até que o Senhor lhe deu uma solução:

“Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”

Veja a mudança que o Senhor Jesus fez na vida desse homem.

Antes ele precisava da ajuda das pessoas para chegar “à porta do templo” e ali era o seu limite. Penso que ele passava horas ali até que viessem buscá-lo.

Agora ele estava de pé, podia andar, já não estava limitado à espaços.

O Senhor lhe deu condições de entrar no templo. Tantas pessoas ele via entrando e saindo do templo...agora ele mesmo podia entrar.

Esse homem tinha uma deficiência física; mas existem muitas outras deficiências: pode ser um relacionamento que só está machucando, um sonho que não é realizado, uma vida espiritual sem crescimento, uma cura que pedimos ao Senhor.

Creio que o Senhor pode ordenar na nossa vida esse “levanta e anda”!

Sentimentos restaurados, famílias reconstruídas, projetos concretizados, que possamos receber o fortalecimento espiritual, a cura em nosso corpo físico e na nossa vida espiritual.

O Senhor não é limitado a espaços. E quando uma palavra é liberada a nosso favor, nós também aumentamos nossa visão, o nosso alcance é outro.

Não sei se aquele homem já havia pedido ao Senhor a cura; ele pedia esmolas e isso nunca iria transformar seu presente, muito menos lhe garantir o futuro.

Aquele homem agora podia ficar em pé, andar e louvava ao Senhor. Todos podiam contemplar as maravilhas que o Senhor operou na vida dele.

O Senhor Jesus sabe interpretar nossa real necessidade, Glórias à Deus.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25

Jó em dado momento diz "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Jó 3.25

Jó já havia perdido seus filhos, bens, estava com dor, coberto de úlceras; penso que Jó já andava meio preocupado com a hipótese de um dia perder sua família; dele mesmo ficar impossibilitado, ele era o pai, o esposo, o gestor de suas riquezas.

Mas tudo era na permissão do Senhor Jesus! Não temos como controlar as adversidades, de repente o caos está instalado; mas sabemos que o Senhor as permite até para sabermos quem realmente somos. E Jó era um adorador!

O Rei Jeosafa ao saber que um grande exército vinha contra eles, ele teve medo; Imagina um chefe de estado com medo e sem saber o que fazer? Mas ele se pôs a buscar o Senhor e diz: "porém os nossos olhos estão postos em ti."

É isso que o Senhor deseja de nós, não tire os olhos DEle!

No dia da adversidade Ele nos esconderá, nos protegerá!

O Senhor sabe o que podemos suportar, lembre que Ele tem o controle também da dosagem, da intensidade das nossas provas! Ele não permitiu o inimigo tocar na vida de Jó!

O Senhor tem cuidado de nós, entregue seus anseios, sua ansiedade nas mãos DEle.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Não vá para o seu próprio lugar, Na Casa de meu Pai há muitas moradas!

Sabe aquela oportunidade única, que alguém perde, simplesmente joga fora? E a gente fica sem entender o por quê?

Penso que Judas teve essa oportunidade! Sim, sabemos que tudo ocorre segundo o plano de Deus!

Mas o quero dizer é que precisamos ter zelo, sermos cuidadosos com as oportunidades que Deus tem nos dado; em João 13.27 diz que satanás entrou em Judas. Tal como Neemias, precisamos tapar as brechas da nossa vida; são pequeninas coisas, aparentemente inofensivas que podem colocar tudo a perder.

Judas era discípulo do Mestre, andava com o Mestre, tinha um cargo de confiança.

Em Atos 1:25 diz que "Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar."

Eu fico imaginando como alguém que tem tudo, da dimensão do nosso Deus, que é ilimitado, abre mão para viver o seu próprio tudo, um tudo limitado.

A vida é feita de decisões, algumas mais difíceis de serem tomadas, outras aparentemente fáceis, mas que podem trazer um impacto muito grande.

Podem ser as dificuldades, podem ser as propostas aparentemente vantajosas que estão tentando fazer você repensar o seu percurso!

Não corra o risco de deixar o que Deus já tem preparado pra você, para seguir seu próprio caminho, viver suas próprias vontades!

Mude a trajetória e entre no Caminho, O Caminho! Que Deus nos dê sabedoria para sempre identificarmos o querer dEle!

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." João 14:2,3



terça-feira, 10 de abril de 2018

Sempre tem um!

Que não se dobra, que não se curva; sempre tem um que não faz o que todo mundo faz! 1 Reis 19

Quando estava na faculdade, vez ou outra acontecia daqueles dias: gente, todo mundo vai embora! Como assim todo mundo? Ah sim, eu não sou todo mundo!

E não ia embora mesmo, ficava uma minoria pra participar das aulas até o fim! Enquanto a maioria ia embora para “curtir a noite”, “aproveitar a noite”.

Na vida precisamos ter objetivos e propósitos claros e bem definidos.

Elias em sua fuga para o deserto, após as ameaças de Jezabel, em conversa com o Senhor ele responde:

Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.”

Veja que ele diz: “e só eu fiquei”.

Sabe aquela sensação de que você está sozinho, exatamente por estar fazendo a vontade do Senhor, por estar fazendo o que é certo; por estar fazendo o que todos deveriam fazer, mas não fazem porque o que todo mundo faz sempre parece ser mais prazeroso e vantajoso?

Pois bem, continue nesta tua força; o Senhor é o nosso sustento. Você não está sozinho!

Depois da morte de Moisés, o Senhor fala a Josué:

Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1.9)

Você é bem-aventurado e alcançado pelas bênçãos, como em Salmos 1.

Penso que Elias ficou surpreso ao ouvir que Deus havia deixado ficar em Israel sete mil:

Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (1 Reis 19.18)

O Senhor guarda os seus, em Salmos 145.20 diz “O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.”

Quando Daniel é levado cativo para a Babilônia, ele “propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;” (Daniel 1.8)

E o Senhor foi com Daniel naquele propósito (Daniel 1.15,16).

Quando nos propomos a fazer a vontade do Senhor, nunca estaremos só! O Senhor cuida dos seus!


quarta-feira, 21 de março de 2018

Não é tempo de parar, volta pelo teu caminho!

(1 Reis 19)

Elias fugiu para o deserto fugindo das ameaças de Jezabel.

Disse na postagem anterior que Deus cuidou de Elias com paciência e amor, mas com firmeza!

Elias estava abatido, triste! Mas os planos do Senhor na nossa vida é superior a tudo; Deus o alimenta, pois o caminho de Elias ainda seria longo.

Elias quando questionado pelo Senhor “Que fazes aqui, Elias?” responde:
Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.” (1 Reis 19.14)

Uma explanação convincente e bem fundamentada, humanamente falando; mas não o suficiente para mudar os propósitos do Senhor para a vida de Elias.

E a resposta do Senhor foi “Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco”

Não é tempo de parar; apesar das nossas inúmeras justificativas, o Senhor tem ordenado continuar avante.
Acredito que todo trabalhador da obra do Senhor já passou por isso! Mesmo os que estão ali trabalhando fielmente, são firmes e constantes na obra, são zelosos...chega um período que desejamos o tal período sabático, prática adotada na vida secular, na vida corporativa! Um período para descanso, um período “para tratar de interesses particulares”. Mas na obra do Senhor não tem período sabático; há momentos que podemos até não exercer qualquer atividade na Igreja onde congregamos, mas você é chamado para uma grande obra, não tem como deixar de ser obreiro dessa grande obra por uns instantes, não tem como deixar de falar do amor de Jesus as almas que estão perecendo simplesmente por estar de descanso ou de férias!

A obra do Senhor não pode parar!

Deus manda Elias voltar pelo caminho; voltar pra onde ele nunca deveria ter saído. Voltar a profetizar contra o pecado e a idolatria de Israel.

O que você tem deixado de fazer? Qual o talento que o Senhor tem entregado em suas mãos?

O Senhor não aceita improdutivos em sua obra.

Em Lucas 13.6-9, na parábola da figueira estéril, acredito que aquela figueira teve mais aquele ano como oportunidade para apresentar frutos, por pura bondade, graça e misericórdia do dono. Aproveitemos as oportunidades!

"Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Lucas 9.62
Não podemos parar, não podemos olhar para trás, as misericórdias do Senhor são grandes, mas sendo necessário Ele corta.

Outro ponto que me chama a atenção é que a obra do Senhor não sofre por descontinuidade.
Deus manda Elias ungir Eliseu: “e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” 1 Reis 19.16.

A obra do Senhor não vai parar por falta de pessoas habilitadas, talentosas...Deus prepara sucessores!



























quarta-feira, 14 de março de 2018

Afrontados, mas confortados pelo Senhor!

1 Reis 19

Vemos nesse capítulo um profeta Elias irreconhecível, muito diferente do profeta que acabara de vivenciar um grande duelo e vencer os profetas de Baal.

Elias, fugindo das ameaças de Jezabel, vai para o deserto desejando a morte! (1 Reis 19.4)

Mas quem nunca teve um dia assim? Senhor o que eu fiz para merecer isso? Estou fazendo a sua obra! Pois bem, Elias sofreu a afronta; mas ela estava direcionada ao Senhor! O dono da obra! E, o Senhor dos Exércitos não permite seus soldados serem afrontados sem serem confortados!

Vejo o Senhor com paciência e amor cuidando do profeta Elias! Mas vejo o Senhor também com firmeza cuidando da situação. O Senhor vai nos amparar no dia da angústia, mas não vai mudar seus propósitos devido nossos “mimimi”!!!

1 – Elias deita-se e dorme debaixo de um zimbro.

O Senhor nos dará o livramento (Salmos 50.15), mas não podemos nos mostrar frouxos no dia da angústia; a nossa força será pequena! (Pv 24.10).

2 – A nossa força está no Senhor!

Elias dorme e um anjo lhe toca e diz: “Levanta-te, come.”

Elias recebe pão quentinho, imagino eu, pois a Bíblia detalha que foi cozido sobre as brasas; e uma botija de água.

Mas ele volta a deitar-se. Sabe quando a situação do deserto parece que fica confortável?
Sombra, comida a disposição...tantas vantagens que não tínhamos antes!

Mas o Senhor não nos quer nessa situação; o anjo do Senhor o chama pela segunda vez e o ordena comer: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.” (1 Reis 19.7)

Com a força dessa comida, Elias caminhou 40 dias e 40 noites até Horebe, o monte de Deus!

3 – Elias é questionado pelo Senhor!

Elias entra em uma caverna e passa a noite ali. E o Senhor então lhe pergunta: “Que fazes aqui Elias”

Se eu tomo uma decisão, sempre muito após pensar e analisar as possíveis consequências, o que menos gostaria de ouvir depois é as pessoas me perguntando: por que você fez isso? Pra quê isso? Não poderia ser de outra forma?

Deus sabia o porquê de Elias estar ali. Mas penso que essa pergunta tem o objetivo de fazê-lo pensar e mudar de direção; não tinha o objetivo de criticá-lo.


E Elias faz sua explanação:

“Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.” (1 Reis 19.10).


4 – O Senhor fala com Elias: (1 Reis 19.10-14)

Deus manda Elias sair da caverna; ele então tem uma experiência com o Senhor e que aprendo muito com ela também.

E veio um vento fortíssimo...
um terremoto...
um fogo...

Mas o Senhor não estava neles...

E depois o murmúrio de uma brisa suave...

e o Senhor conversou com Elias!

O Senhor pode nos surpreender da forma que nem imaginamos; exatamente da maneira que menos valorizamos!

Para identificarmos a voz do Senhor precisamos nos acalmar!

Deus sabe como trabalhar e não precisa da ajuda de universitários! Keep Calm!

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46.10)

























sábado, 17 de fevereiro de 2018

“O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.” João 13.7

“Jesus replied, "You do not realize now what I am doing, but later you will understand."
John 13.7

Estava chegando a hora de Jesus voltar ao Pai; o momento em que Jesus haveria de ser traído, por um que comia pão com ele, se assentava à mesa com ele.

            E Jesus em um ato de grandeza, de humildade, que exemplo, decide lavar os pés dos discípulos; Jesus, o Senhor e Mestre, serve os discípulos.

            Pedro fica constrangido com esse ato e Jesus lhe responde: “O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.”

            Esse versículo me veio à mente esses dias; muitas vezes passamos por situação em que queremos entender o motivo, a razão daquilo. A questão é que nem pra tudo Deus nos dá a explicação que gostaríamos.

            Em João 9, há o relato de um cego de nascença; e os discípulos perguntam à Jesus: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” ao que Jesus responde: “Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

            E Jesus age de uma forma inesperada, penso assim, para os discípulos: Ele cospe na terra, faz lodo com a saliva e passou nos olhos do cego. Ordenou que o cego fosse se lavar no tanque de Siloé: ele foi, lavou-se, e voltou vendo; e o nome do Senhor foi glorificado.

            Veja, os discípulos não receberam a resposta que eles esperavam! Se é cego, é porque pecou! Se está sofrendo desse jeito, é porque errou! Jesus responde: Ninguém pecou.
           
            Eu entendo que:

            1 – Enquanto procurarmos soluções e interpretações humanas para nossas questões, não veremos a Glória de Deus se manifestar através da nossa vida.

Eu não me refiro a questões cotidianas, do nosso dia a dia; aquelas coisas que devemos resolver na nossa lida diária, sempre buscando em Deus sabedoria para agirmos corretamente.

Eu me refiro a questões que não cabe a nós resolvermos; a questões que sabemos que Deus está em silêncio em relação a elas, o que não significa que Ele não esteja trabalhando nelas.

            Quem nunca se viu perguntando: O que está acontecendo? Não estou entendendo nada!

Tantas vezes eu imaginei e idealizei soluções. E pensava: Nossa, é tão simples Deus pegar isso e colocar aqui ou abrir uma porta aqui ou e ou...soluções humanas! Sendo que Deus estava preparando algo para que o poder dEle fosse manifesto.

            2 – O agir do Senhor não depende do nosso entendimento; mas se quisermos ser vitoriosos precisamos aceitar o agir de Deus mesmo sem entender!

            Pedro se sente constrangido em ter seus pés lavados pelo Mestre; e Jesus lhe responde: “Se eu te não lavar, não tens parte comigo.”João 13.8

            O homem era cego de nascença e isso era para que as obras de Deus fossem manifestas na vida dele. Você entendeu?

            Aquela situação que eu e você passamos, que não entendemos o motivo, e que sabemos que não contribuímos pra ela (porque tem coisas que se não vigiarmos arrumamos com as próprias mãos), é Deus contribuindo para o nosso crescimento, é para a Glória do Senhor!

            3 – Podemos não entender a situação e a forma que Deus está agindo; mas Deus sempre tão zeloso, sempre nos previne e nos orienta sobre o que devemos fazer! (Amós 3.7)

            Certa vez, Deus me disse: “Ora, que a batalha vai ser grande; mas eu vou dar vitória!”

        A minha arma naquela batalha era a oração! Não era pra eu reclamar, questionar, ficar chorando; As vezes não entendemos como certas coisas podem acontecer “justamente conosco”, “comigo?” Sim! Deus permite acontecer longas batalhas justamente conosco! E depois eu entendi que não era pra minha derrota, pra minha vergonha! É Deus nos dando crescimento, nos dando experiência de vida!

           Não está entendendo? Você vai entender! E o nome do Senhor será glorificado!    

         “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28

sábado, 20 de janeiro de 2018

Feliz 2018...transbordante da presença do Senhor!

Happy 2018...overflowing with the presence of the Lord!

            Geralmente fazemos um balanço da nossa vida nos períodos de festas de fim de ano. É um tempo de reflexão. Obtive êxito em tudo que planejei? É preciso alguma mudança? Mas mudar exige coragem, determinação pra sair da zona de conforto, daquilo que conhecemos bem. O que desejamos para o novo ano?

            Muitas coisas passam na nossa mente, mas há algo que tem me despertado, chamado minha atenção: Eu quero o Senhor, mais do Senhor!

            Deus, no livro de Êxodo 3.8, prometeu que faria subir o seu povo da terra do Egito, para uma “terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel;” Moisés, grande líder que o Senhor levantou para libertar o povo israelita, o povo de Deus, do domínio egípcio, em dado momento ele diz: “Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.” (Êxodo 33.15)

            Moisés sabia que todos aqueles sinais e maravilhas operados no Egito foram realizados pelo Senhor; é Deus, por sua infinita misericórdia, quem executa tudo através da nossa vida.

            Davi quando assume o reinado em Israel, em comum acordo com seus liderados, oficiais e comandantes, decidem buscar a arca de Deus, que fora esquecida durante o reinado de Saul. A arca  representava a presença de Deus; devido um fato ocorrido, 1 Crônicas 13.10, a arca ficou na casa de Obede-Edom. A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía. 1 Crônicas 13:14.

            Grandes homens de Deus! Moisés um homem a quem Deus escolheu para libertar o seu povo, não abriu mão da presença de Deus; Davi, um homem segundo o coração de Deus, foi em busca da arca de Deus.

            É necessário buscar ao Senhor, de forma que a presença de Deus seja transbordante em nossa vida; e transbordando, outras vidas sejam transformadas.

           Não abra mão da presença do Senhor, não temas o mal, fique “firme, como vendo o invisível.” (Hebreus 11:27). É a presença do Senhor na nossa vida que nos fará ir além.