terça-feira, 31 de outubro de 2017

Então nem uma hora pudeste velar comigo?

Mateus 26.40

Os discípulos conheciam Jesus de andar com ele.
Tinham vivenciado ao lado do Mestre tantos milagres, tantos sermões e parecem não entender o pedido que Jesus faz, especificamente a 3 deles: “ficai aqui, e velai comigo”

Tem pessoas que conhecemos por conviver com elas. As vezes conseguimos até imaginar o que vão dizer ou fazer em certas ocasiões.

Os discípulos não conseguiram identificar que Jesus estava em estado de tristeza profunda? O que os levou a dormir sendo que o Mestre estava prestes a passar por um dos momentos mais difíceis da vida de um ser humano? Refiro-me ao sentimento da morte, entender que o dia está chegando; o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41).

Sabe aquele apoio moral tão importante? A pessoa não precisa dizer nada, só o fato dela estar presente, repito, presente, já é o suficiente. Penso que Jesus, em sua condição humana, necessitava dessa companhia e isso me ensina algumas coisas: 

1 – Eu sei o que você está passando!

Já passou pela mesma situação? Não? Então não sabe! As experiências que vivemos poderão nos ajudar a entender a dor do outro e a encorajá-los quando estiverem passando pela mesma situação.

2 – Alguns desertos são sob medida pra nós!

Não é fácil aceitar isso, mas é fato.
Algumas pessoas não nos ajudam por impossibilidade mesmo, não tem como ajudar! Mas as vezes Deus quer tratar diretamente conosco. Já passei por desertos que eu, por mim mesma, tive que aumentar meu nível de oração para alcançar a vitória! E oração, quero dizer, descer a casa do oleiro, ser aperfeiçoada por Ele. Os desertos são prenúncios de conquistas ainda maiores!

3 – Deus é tão bom, Deus é Pai! Que as vezes não nos isenta de sermos afligidos!

Jesus pediu por 3 vezes: Pai, se possível passa de mim este cálice. Deus não poupou nem o seu único filho amado, de passar por tão grande sofrimento!

Quando o povo israelita foi liberto do Egito, Deus não os conduziu pelo caminho mais curto, pela terra dos filisteus, para que não se arrependessem vendo a guerra e assim desejarem voltar ao Egito; mas Deus os conduziu pelo caminho do deserto do mar Vermelho. (Ex 13.17-18)

O sofrimento de Jesus na cruz foram terríveis e os benefícios para a humanidade são imensuráveis, humanamente falando: nos garantiu a vida eterna!

Hoje podemos até não entender o porquê de algumas situações, mas Deus nos permitindo entenderemos mais tarde. (Jo 13.7)