quinta-feira, 30 de junho de 2016

Deus tem uma nova história pra você!

Deus tem um novo começo pra você! (Marcos 5 1-20)
God has a new beginning for you! (Mark 5 1-20)


               Frequentemente vemos nas ruas pessoas maltrapilhas, sem asseio pessoal, famintas.
            Muito além desse fato ser um problema social, muitas vezes está envolvido também o lado espiritual. E nesse caso não adianta dar somente roupa nova, comida...o que a pessoa precisa é libertação espiritual.

            Por trás de cada rosto há uma história; uns estão ali porque perderam o emprego; outros por problemas de vícios, a família não agüentava mais e acabou sendo expulso do próprio lar.
             Histórias tristes; pessoas que não encontram uma saída! Outras estão tão habituadas a viver assim, que já não enxergam uma possibilidade de mudar de vida.

            Certo dia, há alguns anos já, participei da Escola Bíblica Dominical e naquele dia os jovens almoçaram na Igreja, teríamos um grande ensaio na parte da tarde, estávamos nos preparando para o nosso congresso.
            No pátio da Igreja, me deparei com um senhor, novo ainda, sentado no chão, maltrapilho, barbudo, pronunciando algumas palavras: “Tá vendo, ninguém fala comigo!” e ele olhando para mim disse: “Moça, posso falar com você?”.
            Nossa, como é duro, como dói, ser “ninguém”, ser “nada” para as pessoas; quantas vezes aquele senhor precisou apenas de atenção e isto lhe foi negado? Eu não poderia ser “ninguém” para aquela vida, era meu semelhante!
            Conversando com ele, falei que Jesus o amava, que Jesus tinha um plano na vida dele; para minha surpresa ele tinha uma família, que morava em uma cidade próxima e estava desviado dos caminhos do Senhor!
            Mas Deus é especialista em nos surpreender! Eu dei àquela vida alguns minutos da minha atenção, do meu tempo; e Deus através daquela vida me fez uma promessa.
            Aquele homem do “nada” começou a dizer: “Você já está pregando? Você vai pregar!” Como ele viu que eu não estava dando muito crédito, ele repetiu aquelas palavras até que eu disse: “Tá bom moço, eu vou pregar”. Então ele ficou satisfeito, arrumei um prato de comida pra ele e segui com os meus compromissos.

            Eu não esperava que Deus usaria aquele homem, no estado em que se encontrava, para me fazer uma promessa; “E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;” 1 Co 1:28. Nosso Deus é assim, se preciso for Ele usa até uma jumenta; não usaria o meu semelhante? 

            E como Deus nos surpreende; logo em seguida a esse dia, após um culto muito abençoado na Igreja, em uma segunda-feira, o Pastor que veio ministrar naquela noite, muito usado por Deus, de uma de nossas Igrejas, mas em outra cidade, saindo da Igreja em direção ao pátio ao passar por mim ele disse: “E aí, quando você vai pregar lá?” Se referindo a cidade de onde ele era. Eu fiquei surpresa: “Nossa, quem sou eu!” “Vai se preparando!”, ele disse.

            Deus nos faz uma promessa,  e até que ela aconteça, muitas vezes passam os dias, anos, mas a promessa permanece firme. Deus já me deu a rica oportunidade, de ministrar a Palavra algumas vezes; mas Deus quer mais de nós. Ele quer nos aperfeiçoar, nos lapidar. Um dos motivos de criar um blog foi, entre outros recursos, me dedicar mais ao aprendizado da Palavra.

            Deus tem uma nova história para nós, mas o que temos feito, de novo, de concreto, em direção a essa nova história? Temos mudado os hábitos que nos deixam na velha história? Temos esquecido, de fato, as coisas que para trás ficam e seguido em direção ao alvo?
           
            Em Marcos 5.1-20 relata a história de um homem que teve sua vida totalmente transformada por Jesus; ele vivia na província dos gadarenos.     
            Ele estava em profundo estado de miséria humana, morto espiritualmente e deteriorando seu corpo físico.
            A Bíblia o descreve como um homem com espírito imundo e que tinha sua morada nos sepulcros.

            1 – Querem matar seus sonhos? Deus tem uma nova história pra você!

            Nos sepulcros jazem os corpos das pessoas, ali é o fim de uma trajetória terrena; porque do pó viemos e ao pó retornaremos. Só teremos uma eternidade feliz se tivermos aceitado Jesus como nosso único e suficiente Salvador.
            Se o sepulcro é o fim, o que levou aquele homem à este estado deplorável? Ele tinha legião de demônios, eram muitos, o inimigo de nossas almas queria arruinar sua vida; ninguém o podia amansar, e se queriam o amansar, é porque o seu comportamento era feroz.
            Nem cadeias, nem grilhões conseguiam conter aquele homem; “tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.”   
            O inimigo tentou acabar com a vida desse homem, mas Jesus chegou!
            Muitas vezes são as próprias pessoas que querem acabar conosco; nos julgam em tudo mas não são sábias o suficiente para nos dar uma palavra de ânimo: “Olha você consegue!”
            Você está vivo, reaja! Não permita que as pessoas sepultem os seus sonhos!
            Deus tem o poder de mudar essa página triste da história que você está vivendo e te dar um novo começo; que você possa viver segundo o que Ele sonhou pra você. 

            2 – O inimigo quer te ver desnorteado, errando o alvo: mas Jesus que é o Caminho, chegou!

“E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.”       

             É isso o que o inimigo quer: que você tenha um caminho errante; batendo de porta em porta sem achar uma solução;
            - que você viva com os mortos, porque já não acreditam no seu potencial, na sua capacidade de realização;
             - e que você viva ferido! Não basta os seus sentimentos estarem feridos, a sua auto-estima ferida, tem que sentir na carne também!

             E,  quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
           
            Sim, Jesus pode mudar a sua história! Mas você precisa dar um passo em direção a Ele; corra em direção a Ele e o adore!
            Quando Jesus chegar para mudar sua história, não haverá mal que poderá resistir aquele que  pode transformar tudo. Aquele homem foi por muitas vezes preso em cadeias, grilhões, tudo isso tentando o conter; mas mesmo de longe o poder das trevas já sente o poderio de Jesus. Aquele homem corre em direção a Jesus e o adora! Adorar aquele que pode mudar trajetórias, mudar vida!

            4 – Maior que os teus problemas, é Aquele que te formou,  que te deu a vida!

            “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?”

            Aquele espírito imundo reconhece que Jesus é o Filho do Deus Altíssimo! E quem poderá resistir ao poder que há em Jesus?
            “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade,  nos lugares celestiais.” Ef 6.12

            5 – Aquele homem foi liberto, Jesus quer te dar a verdadeira liberdade!
           
            E, saindo aqueles  espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.

            Jesus quer que você seja livre para o adorar,  livre para viver, para sonhar, para conquistar e realizar.
                        
            6 – Você ficará bem!

            O homem que antes estava dominado pelas forças malignas, que precisava ser preso devido sua ferocidade, agora estava  “assentado, vestido e em perfeito juízo”.

            Há mudança em nossas atitudes, em nosso comportamento; porque Deus trabalha em nosso caráter para o  moldar, devemos ser imitadores de Cristo. Essa mudança em nosso interior reflete também em nosso exterior. Temos uma nova roupagem, temos a marca de Cristo.

            Não tem como continuar o mesmo após ter um encontro real com Cristo. Todos irão perceber a diferença em você.
           
            Jesus disse que teríamos aflições nesse mundo; Jesus não nos isentou de passar por elas; mas  nos motivou a ter bom ânimo, Jesus venceu o mundo.

            Com Jesus ao nosso lado, temos a convicção de que em meio as tribulações da vida, Jesus estará conosco, nos guiando, nos dando a direção.
  
            7 – Uma alma, uma vida restaurada, vale mais do que bens materiais!

              Jesus permitiu que os espíritos imundos que atormentavam aquele homem entrassem em uma manada de porcos,

“E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles  espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.”

            Os que apascentavam os porcos, com essa perda, têm uma atitude inacreditável: expulsam Jesus da cidade.

            Aqueles homens, que apascentavam os porcos, tinham visto o sofrimento daquele homem, que agora estava são, liberto. Mas isso não foi o suficiente, expulsam Jesus; quem na concepção deles estaria causando o prejuízo.

            Em Marcos 8.36 diz “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”  

            Devemos tomar cuidado com o que temos valorizado na vida!

            Nesse mundo consumista e materialista que vivemos, não adianta ter tudo e perder a salvação, perder a comunhão com a família.

            8 – Testemunhe o seu milagre!

“E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.
E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.”

            Aqueles que apascentavam os porcos não foram sensíveis ao grande milagre que Jesus operou naquela vida, mesmo vendo a grande transformação; resolvem expulsar Jesus.

            Aquele homem, com um sentimento de gratidão aquele que lhe devolveu a vida, porque ele morava nos sepulcros, quer seguir Jesus!

            Mas Jesus o manda ir para casa, para os seus familiares, e que ele testemunhasse o que Deus tinha feito por ele.

            O seu testemunho, o que Jesus fez na sua vida, servirá para aumentar a fé das pessoas, não guarde para você; embora todos que estão ao seu redor verão a transformação na sua vida, mas não perca a oportunidade de propagar as maravilhas que Deus tem operado em sua vida!

            Que aquele senhor que eu mencionei, tenha se reencontrado com Jesus e voltado para o meio do convívio familiar!

            Saudações em Cristo Jesus!

            

quarta-feira, 22 de junho de 2016

“Acaso pode Deus preparar nos uma mesa no deserto?” (Salmos 78.19) Sim, Ele pode!

“Can, God prepare a table in the wilderness?” Psalms 78:19
Yes, God can!


A palavra deserto é assim definida pelo dicionário: ermo, despovoado, solitário, pouco freqüentado, lugar estéril e desabitado.

Em nossa vida espiritual, nos referimos ao deserto quando estamos passando por situações de extrema dificuldade, por grandes necessidades.

O ser humano por natureza é um ser sociável; Deus quando criou o homem, logo viu que ele estava só e disse: Não é bom que o homem esteja só.
Acredito que nós, em sã consciência, não gostaríamos de ficar em um lugar como no deserto; muitas vezes ouvimos que o deserto é um lugar de passagem, que não devemos fixar moradia lá, mas o tempo de permanência lá muitas vezes está diretamente ligado as nossas atitudes como cristão, a nossa fé em acreditar que mesmo estando no deserto, Deus pode operar um grande milagre e nos tirar de lá.

Muitas vezes é o próprio Deus quem nos conduz ao deserto; Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto. E há um propósito quando somos levados para o deserto!
Deus nos conhece, conhece nossos limites e não nos deixará ser tentados acima do que podemos suportar; antes com a tentação virá também o escape.

Quando o povo de Deus, os israelitas, saíram do Egito em direção à terra prometida, terra que manava leite e mel, Deus não os conduziu pelo caminho mais perto, pelo caminho da terra dos filisteus; mas pelo caminho mais longo; Deus conhece o seu povo; Deus sabia que diante de alguma guerra no caminho aquele povo daria marcha a ré e voltaria para o jugo da escravidão; como Deus conhece a nossa estrutura!!!Deus permitiu que eles tivessem experiências incríveis; experiências assim só podemos ter no deserto. Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho.

Deus pode nos preparar uma mesa no deserto; mesa não só no sentido de alimento, mas de provisão em meio as dificuldades, de escape. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos.

Deus guiou o seu povo em segurança, como um rebanho em pleno deserto.

- E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. (Ex 13.20-22)

- E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. (Ex 14.22)
Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte; os israelitas já tinham visto provas, sinais e grandes maravilhas de que Deus era com eles, e começaram a murmurar quando os egípcios estavam perseguindo eles.

E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? (Ex 14.11)
Por que pedimos tanto e agradecemos menos? Por que nossa tendência é focar naquilo que ainda não temos e esquecer os benefícios que o Senhor já nos proporcionou?

Tanta coisa que Deus já tinha feito em favor de seu povo, tantas maravilhas que eles já tinham visto com “seus próprios olhos”, eles ainda tinham dúvida de que Deus os livraria dos egípcios?

- e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. (Ex 14.30)

- Chegando em Mara, sentindo sede: “Que havemos de beber?” Deus transforma as águas amargas em doce.

- Murmuraram, sentindo saudade das panelas de carne do Egito e Deus tão misericordioso, faz chover pão e carne dos céus.

E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.(Ex 16.31)

- E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé. (Dt 29.5)

Em pleno deserto: sendo guiado por Deus, vencendo os inimigos; Deus provendo o milagre diário. Quer ver sinais e maravilhas? Elas acontecem em situações improváveis e impossíveis. 

Como Deus nos ama, como Ele cuida! 

Deus já me abriu o seu bom tesouro em pleno deserto! Já passei por ele!

terça-feira, 7 de junho de 2016

“Deixa ir o meu povo, para que me sirva.”

“Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.”
“Deixa ir o meu povo, para que me sirva.”
“Let my people go, that they may serve me.”
  Êxodos 5.1, 8.1


            O povo de Israel, povo de Deus, estava sendo subjugado no Egito.

            Essa aflição chegou até Deus e Ele escolhe Moisés para liderar a libertação do seu povo.

            Moisés se sentiu incapaz de realizar essa missão, mas ele foi o escolhido.

            Eles, Moisés e Arão, pois Arão foi como um porta-voz para Moisés, se apresentaram diante de Faraó em nome de Deus e disseram o que Deus havia mandado: “Deixa ir o meu povo, para que me sirva.”

            Muitas são as situações que tentam nos impedir de adorar, de servir ao Senhor!

            Para os israelitas, a situação de servidão fez com que eles clamassem ao Senhor, e Ele os ouviu!

            Hoje, o que estaria impedindo você de avançar em um relacionamento mais profundo com Deus? Para os israelitas era o Egito, espaço geográfico, com um governo que os oprimia; hoje é tudo aquilo que se não vigiarmos vai sutilmente consumindo o nosso valioso tempo, tempo que poderia e deveria ser empregado para orar mais, vigiar mais, cultuar mais à Deus.

            Jesus disse: nesse mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo, Eu venci o mundo.
            O que poderá nos separar do amor de Cristo? NADA!

      Não podemos deixar que as adversidades desse mundo, não podemos permitir que as “facilidades” que o mundo nos apresenta, tirem de nosso ser o coração adorador!

            Deus tirou o seu povo do Egito, a promessa era de um lugar que manava leite e mel; mas tinha um propósito: “para que me celebre uma festa no deserto”, “para que me sirva”!

           Deus tem o poder de tirar você dessa situação que tanto te oprime, mas é para que você o sirva melhor; para que quando você estiver em uma situação tão confortável, você não se esqueça dos feitos do Senhor, que a nossa alma não se esqueça de nenhum dos benefícios do Senhor!


            “Porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”