Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Rute 1:16-17
Esse versículo é frequentemente lido nas juras de amor eterno durante as cerimônias de casamentos. Ao assumir compromisso de fidelidade conjugal os noivos fazem uso dessas palavras. E quão profundas são essas palavras. Eu e meu esposo, perante Deus, também firmamos um compromisso de fidelidade. Amar na alegria ou na tristeza; na fartura ou na pobreza...
Pensando sobre esse versículo, fiz uma nova leitura do livro de Rute. E que ensinamento sobre fidelidade, nas mais diversas áreas, podemos aprender com Rute.
1) Rute não tinha nenhuma razão, pela ótica e imediatismo humano, de permanecer com sua sogra Noemi. A própria Noemi tentando convencer suas noras fala:
“Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.” Rute 1:8-15
2) O que Rute tinha a ganhar? Noemi não poderia lhe oferecer mais nada: “Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?”
Que exemplo de fidelidade! Como anda nossa fidelidade para com Deus? Nossa família, nossa Igreja, nossos Pastores...
2.1) Servimos a Deus pelo que Ele é, ou pelo o que está em suas mãos. Deus é digno de adoração, exaltação. Não há dúvida de que nos sentimos realizados quando somos alcançados pelas bençãos de Deus. Mas precisamos ter esse sentimento:
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.”
Habacuque 3:17-18
2.2) Jó foi duramente posto a prova. O inimigo pensava que a fidelidade, retidão, integridade de Jó para com Deus era decorrente das bençãos que Deus havia derramado sobre Jó. Jó permaneceu fiel a Deus. “E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro
Jó 42:12”
Mesmo que Deus não faça aquilo que desejo, ELE continua o mesmo, ELE continua fiel.
2.3) Rute permaneceu leal e fiel a Noemi pelo que ela já representou em sua vida. Isso era suficiente para que ela desejasse permanecer com Noemi. Ela não foi imediatista. Tantas decisões são tomadas pensando apenas no momento, no hoje; fazemos pensando na troca, no que vou receber em troca. As vezes a recompensa pode estar um pouco mais longe, que nem dá para vermos com nossos olhos naturais...apenas quem tem esse sentimento de amor, de gratidão, de fidelidade, é capaz de apostar em uma alternativa que parecer ser tão desfavorável para nós mesmos.
Imagino que o comportamento de Noemi em meio as lutas, a maneira que ela reagiu às diversas adversidades que vieram sobre ela (fome, perca do esposo e filhos), impressionou Rute. Não há dúvida que o Espírito Santo pode tocar em nossos corações e nos mostrar quando devemos mudar de direção. Mas o que pode fazer alguém desejar seguir o Deus (que é o único e verdadeiro) de uma outra pessoa, mesmo estando esta pessoa enfrentando tantos catástrofes em sua vida particular? Creio que o comportamento de Noemi falou muito. Com certeza ela não ficou praguejando, murmurando com as adversidades. Somos seres humanos e sofremos sim. Mas Noemi com certeza no íntimo dela, conhecia o Deus que ela servia.
Rute foi muito abençoado por Deus, constituiu nova família e
faz parte da genealogia de Jesus!!!